*Fechar menu*
*Fechar menu*
Anafilaxia

Anafilaxia é o tipo mais grave de reação alérgica e requer atenção médica imediata. Se não tratada imediatamente, a anafilaxia pode causar choque ou morte.

O que acontece durante a anafilaxia?


Pessoas que têm alergias possuem níveis mais altos do tipo de anticorpo a uma substância específica (um alérgeno) conhecido como imunoglobulina E (IgE). A reação anafilática depende da exposição prévia ou "sensibilização" a um alérgeno em particular. Durante a primeira exposição, o corpo acumula anticorpos IgE específicos para o alérgeno.

Na reexposição ao alérgeno, os anticorpos IgE lançam uma resposta imune no corpo todo (sistêmica). Isto pode resultar em queda rápida da pressão sanguínea. O coração pode entrar em estresse e o cérebro pode parar de receber o fluxo de oxigênio. As cordas vocais e outros tecidos podem inchar. Os pulmões podem encher-se de líquido e as vias aéreas podem se tornar extremamente contraídas.

O que causa a anafilaxia?


Substâncias que podem causar anafilaxia incluem:

  • Veneno da picada de insetos
  • Alimentos, especialmente ostras, amendoins, outras nozes, ovos e leite
  • Medicamentos, especialmente antibióticos e meios de contraste utilizados em tomografia computadorizada (TC)
  • Vacinas que contêm proteína de ovo
  • Látex
  • Soluções de imunoterapia

Pessoas com tendência a anafilaxia podem ter um histórico de alergia alimentar, asma, reações anafiláticas anteriores ou outras reações alérgicas.

Sintomas


A anafilaxia em geral ocorre rapidamente, inesperadamente e afeta muitas partes do corpo. Observe os seguintes sintomas:

  • Calor, rubores ou urticária
  • Formigamento e inchaço nos lábios, nos pés, nas mãos ou em outras partes do corpo
  • Chiados, som de apito ou assovio ao respirar, ou falta de ar
  • Dificuldade para engolir em decorrência de inchaço na garganta
  • Confusão mental ou tontura
  • Palpitações ou batimentos cardíacos irregulares
  • Perda de consciência ou convulsões em decorrência da baixa pressão sanguínea

Outros sintomas podem incluir rouquidão, tosse, aperto no peito, espirros e sintomas gastrointestinais como gases, cólicas, náusea, vômitos ou diarreia.

Tratamento de emergência


Busque tratamento para a anafilaxia imediatamente para reabrir as vias aéreas e recuperar a pressão sanguínea normal. Se você ou alguém que está com você estiver com sintomas de anafilaxia, ligue 192 para tratamento médico de emergência ou vá diretamente para o pronto-socorro mais próximo.

No hospital ou serviço de atendimento, uma amostra de sangue será coletada para um "teste de triptase sérica", que vai distinguir anafilaxia de outros tipos de reação. Você vai receber uma injeção de epinefrina, ou outros medicamentos anti-inflamatórios, como corticosteroides ou anti-histamínicos. Seus sinais vitais serão monitorados por diversas horas após a reação; sintomas anafiláticos podem persistir após o tratamento ou voltar horas mais tarde.

Esteja preparado!


Fique longe dos alérgenos aos quais você sabe que é alérgico. Realizar um teste de alergia pode ajudá-lo a determinar os alérgenos específicos a evitar. Se tiver alergias alimentares, sempre leia os rótulos dos alimentos e mantenha um diário alimentar. Quando for a um restaurante, fale com o garçom sobre os ingredientes nos alimentos antes de pedir. Evite picadas de insetos, se puder.

Se souber que tem tendência a anafilaxia, utilize uma pulseira ou colar de identificação médica para alertar o hospital e o pessoal de emergência. Além disso, informe aos seus amigos, familiares e colegas de trabalho e escreva um plano de ação, para que eles saibam como agir em caso de emergência.

Referência


The diagnosis and management of anaphylaxis: an updated practice parameter 2010. J Allergy Clin Immunol. Sept 2010;126(3):477-80.

 


Data da revisão: 6/29/2011
Revisão feita por: Paula J. Busse, MD, Assistant Professor of Medicine, Division of Clinical Immunology, Mount Sinai School of Medicine, New York, NY, Review provided by VeriMed Healthcare Network. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Medical Director, A.D.A.M., Inc.
URAC Seal
Health Content Provider
06/01/2025
A.D.A.M., Inc. é reconhecida pela URAC, também chamada de American AccreditationHealthCare Commission (Comissão de Reconhecimento de Cuidados de Saúde). O programade reconhecimento da URAC é uma auditoria independente com o objetivo de verificarse a A.D.A.M. segue padrões rigorosos de qualidade e responsabilidade. A A.D.A.M.está entre as primeiras empresas a conquistar essa importante distinção para informaçõese serviços de saúde on-line. Saiba mais sobre a políticaeditorial, o processo editorial e a política de privacidade da A.D.A.M. A empresa é também um membro fundadorda Hi-Ethics e segue os princípios da Health on the Net Foundation (Fundação daSaúde na Internet) – www.hon.ch.
As informações aqui fornecidas não deverão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico e tratamento de todas as doenças. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. Nenhuma garantia de qualquer natureza, seja expressa ou implícita, é feita quanto à precisão, confiabilidade, conveniência ou correção de quaisquer traduções das informações fornecidas aqui para quaisquer outros idiomas, feitas por um serviço de terceiros. © 1997- 2025 A.D.A.M., unidade de negócios da Ebix, Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é terminantemente proibida.
© 1997- 2025adam.comTodos os direitos reservados