Anafilaxia |
|
Anafilaxia é o tipo mais grave de reação alérgica e requer atenção médica imediata. Se não tratada imediatamente, a anafilaxia pode causar choque ou morte.
O que acontece durante a anafilaxia?
Pessoas que têm alergias possuem níveis mais altos do tipo de anticorpo a uma substância específica (um alérgeno) conhecido como imunoglobulina E (IgE). A reação anafilática depende da exposição prévia ou "sensibilização" a um alérgeno em particular. Durante a primeira exposição, o corpo acumula anticorpos IgE específicos para o alérgeno.
Na reexposição ao alérgeno, os anticorpos IgE lançam uma resposta imune no corpo todo (sistêmica). Isto pode resultar em queda rápida da pressão sanguínea. O coração pode entrar em estresse e o cérebro pode parar de receber o fluxo de oxigênio. As cordas vocais e outros tecidos podem inchar. Os pulmões podem encher-se de líquido e as vias aéreas podem se tornar extremamente contraídas.
O que causa a anafilaxia?
Substâncias que podem causar anafilaxia incluem:
Pessoas com tendência a anafilaxia podem ter um histórico de alergia alimentar, asma, reações anafiláticas anteriores ou outras reações alérgicas.
Sintomas
A anafilaxia em geral ocorre rapidamente, inesperadamente e afeta muitas partes do corpo. Observe os seguintes sintomas:
Outros sintomas podem incluir rouquidão, tosse, aperto no peito, espirros e sintomas gastrointestinais como gases, cólicas, náusea, vômitos ou diarreia.
Tratamento de emergência
Busque tratamento para a anafilaxia imediatamente para reabrir as vias aéreas e recuperar a pressão sanguínea normal. Se você ou alguém que está com você estiver com sintomas de anafilaxia, ligue 192 para tratamento médico de emergência ou vá diretamente para o pronto-socorro mais próximo.
No hospital ou serviço de atendimento, uma amostra de sangue será coletada para um "teste de triptase sérica", que vai distinguir anafilaxia de outros tipos de reação. Você vai receber uma injeção de epinefrina, ou outros medicamentos anti-inflamatórios, como corticosteroides ou anti-histamínicos. Seus sinais vitais serão monitorados por diversas horas após a reação; sintomas anafiláticos podem persistir após o tratamento ou voltar horas mais tarde.
Esteja preparado!
Fique longe dos alérgenos aos quais você sabe que é alérgico. Realizar um teste de alergia pode ajudá-lo a determinar os alérgenos específicos a evitar. Se tiver alergias alimentares, sempre leia os rótulos dos alimentos e mantenha um diário alimentar. Quando for a um restaurante, fale com o garçom sobre os ingredientes nos alimentos antes de pedir. Evite picadas de insetos, se puder.
![]() |
|
Referência
The diagnosis and management of anaphylaxis: an updated practice parameter 2010. J Allergy Clin Immunol. Sept 2010;126(3):477-80.
![]() |