Asma |
|
Asma é um transtorno inflamatório das vias aéreas, caracterizado por crises periódicas de chiados, falta de ar, aperto no peito e tosse.
Três coisas tornam a respiração difícil durante uma crise de asma: a inflamação (inchaço) do revestimento das vias aéreas, a contração dos músculos ao redor das vias aéreas e o acúmulo de fluidos e muco nas vias aéreas. Estes fatores reduzem o fluxo de ar e produzem o som de chiado característico.
A maioria das pessoas com asma tem crises periódicas de chiado separadas por períodos sem sintomas. Algumas pessoas têm falta de ar crônica com episódios onde esta piora. Em outros casos, a tosse é o sintoma predominante. Crises de asma podem durar de minutos a dias, e podem se tornar perigosas se o fluxo de ar se tornar gravemente restrito.
Em pessoas sensíveis, os sintomas de asma podem ser desencadeados pela inalação de alérgenos (gatilhos de alergia) tais como escamação de animais de estimação, ácaros, alérgenos de baratas, mofo ou pólen. Sintomas de asma também podem ser desencadeados por infecções respiratórias, exercício, ar frio, fumaça de tabaco e outros poluentes, estresse, alimentos ou alergias a medicamentos. Aspirina e outros medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) provocam asma em alguns pacientes.
Os sintomas de asma podem diminuir com o tempo, especialmente nas crianças.
Muitas pessoas com asma possuem um histórico individual e/ou familiar de alergias, tais como febre do feno (rinite alérgica) ou eczema. Outras não possuem histórico de alergia ou evidência de problemas alérgicos.
Diagnóstico
O médico vai realizar um exame físico que foca no trato respiratório superior, tórax e pele. O médico vai auscultar em busca de chiado e pode verificar a presença de secreções nasais, eczema e sintomas similares relacionados a alergia.
O teste mais importante para o diagnóstico de asma é chamado espirometria. Um espirômetro é um instrumento que mede a taxa de fluxo máxima que você pode expirar após inspirar tanto quanto possível. Um medicamento denominado broncodilatador é administrado ao paciente para verificar se a obstrução respiratória é "reversível". Caso positivo, este teste será uma forte indicação de asma.
Nenhum exame único, ou conjunto de exames, é apropriado para todos os pacientes. Seu médico pode utilizar outros exames para descartar a possibilidade de outras causas para seus sintomas.
Tratamento
O tratamento tem como objetivo evitar alérgenos e irritantes respiratórios conhecidos e controlar sintomas e inflamação das vias aéreas por meio de medicação. Alérgenos podem algumas vezes ser identificados ao observar que substâncias causam uma reação alérgica.
Testes de alergia também podem ser úteis para identificar alérgenos em pacientes com asma persistente. Os alérgenos comuns incluem: escamação de animais de estimação, ácaros, alérgenos de baratas, mofo e pólen. Irritantes respiratórios comuns incluem: fumaça de tabaco, poluição e vapores da queima de madeira ou gás.
Diversos medicamentos para o tratamento da asma estão disponíveis. Estes incluem:
Um medidor de fluxo de pico, um dispositivo simples para medir o volume do pulmão, pode ser utilizado em casa diariamente para verificar a função pulmonar. Isto com frequência ajuda a determinar quando o medicamento é necessário ou se pode ser reduzido em caso de agravamento dos sintomas. Valores de fluxo de pico de 50 a 80% de um indivíduo indica um agravamento moderado da asma, enquanto valores abaixo de 50% indicam um sério agravamento.
Prevenção
Os sintomas da asma podem ser substancialmente reduzidos ao evitar alérgenos e irritantes respiratórios conhecidos. Se alguém com asma for sensível a ácaros, a exposição pode ser reduzida mediante o uso de capas de colchões e fronhas impermeáveis a alérgenos, removendo tapetes dos quartos e uso regular do aspirador de pó. Exposição aos ácaros e mofo pode ser reduzida mediante redução da umidade interna.
Se uma pessoa for alérgica a um animal que não pode ser removido da casa, o animal deve ser mantido fora do quarto do paciente. Material de filtragem pode ser colocado nas saídas do aquecedor para apanhar escamação de animais. Exposição à fumaça de cigarros, poluição do ar, poeira industrial e vapores irritantes também deve ser evitada.
Dessensibilização alérgica (vacinas contra alergia) pode ser útil para reduzir os sintomas de asma e uso de medicamentos, mas o alcance do benefício em comparação com outros tratamentos é desconhecido.
![]() |