*Fechar menu*
*Fechar menu*
Conjuntivite

Conjuntivite é uma inflamação da membrana mucosa (revestimento) do olho ou pálpebra. Conjuntivite infecciosa, ou "olho vermelho", é uma infecção altamente contagiosa que é geralmente causada por um vírus ou bactéria. É mais comum em crianças do que em adultos. Quando a conjuntivite é ativada por alergias, é chamada de conjuntivite alérgica e pode afetar qualquer pessoa com alergias.

Qual a diferença entre conjuntivite infecciosa e conjuntivite alérgica?


Conjuntivite infecciosa é causada por bactéria ou vírus e espalha-se muito facilmente de uma pessoa para outra. Se alguém tocar ou limpar o rosto infectado de uma pessoa e então tocar seus próprios olhos, a infecção poderá ser transmitida. Além disso, a infecção pode espalhar-se por meio de objetos tais como toalhas, lenços de papel ou lentes de contato infectadas.

A conjuntivite alérgica é a reação do olho a um alérgeno. A exposição a um alérgeno ativa lacrimejamento e coceira do olho. Diferente da conjuntivite infecciosa, a conjuntivite alérgica não é contagiosa. Embora qualquer alergia possa desencadear conjuntivite, ela é mais frequentemente causada por gatos ou alergias sazonais, tais como pólen de árvores na primavera.

A conjuntivite infecciosa geralmente começa em um dos olhos e pode passar para o outro. Conjuntivite alérgica geralmente afeta ambos os olhos.

Quais são os sintomas de conjuntivite?


  • Coceira nos olhos é o principal sintoma de conjuntivite alérgica.
  • Geralmente ambos os olhos são afetados pela conjuntivite alérgica.
  • Olhos ardendo ou com sensação de areia sugerem uma infecção.
  • Olhos vermelhos e lacrimejando podem ocorrer na conjuntivite alérgica ou infecciosa.
  • Formação de crostas nos cílios sugere uma causa infecciosa.

Como a conjuntivite é tratada?


O tratamento da conjuntivite depende de sua causa:

  • Conjuntivite viral não pode ser tratada com antibióticos, mas em geral desaparece com o tempo.
  • Para conjuntivite bacteriana, colírios ou pomadas com antibióticos no olho afetado são usados.
  • Para conjuntivite alérgica, a maneira mais fácil de gerenciar a reação é evitar o alérgeno (o objeto que está causando a reação alérgica). Uma compressa fria nos olhos pode aliviar alguns dos sintomas e ajuda a prevenir que se coce o olho. Em outras circunstâncias, colírios tópicos anti-inflamatórios ou um anti-histamínico tópico vão ajudar a aliviar a coceira.

Como prevenir a conjuntivite?


As conjuntivites viral e bacteriana são altamente contagiosas. Em creches, as infecções podem se espalhar rapidamente de uma criança para a outra. Para prevenir a transmissão da infecção, cuidadores e crianças devem lavar as mãos com frequência, especialmente se uma criança desenvolver a infecção. As crianças não devem compartilhar toalhas ou qualquer outro objeto que toque o rosto (tal como travesseiros e bichos de pelúcia). Crianças com conjuntivite não devem frequentar a escola ou a creche até que a infecção tenha desaparecido completamente.

Pessoas que sofrem de conjuntivite alérgica devem tentar minimizar sua exposição ao alérgeno, se possível. Utilize óculos ao sair e evite tocar os olhos. Seu médico pode recomendar medicamentos antialérgicos que reduzirão suas chances de desenvolver a inflamação.

 


Data da revisão: 6/29/2011
Revisão feita por: Paula J. Busse, MD, Assistant Professor of Medicine, Division of Clinical Immunology, Mount Sinai School of Medicine, New York, NY, Review provided by VeriMed Healthcare Network. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Medical Director, A.D.A.M., Inc.
As informações aqui fornecidas não devem ser utilizadas durante nenhuma emergência médica ou para o diagnóstico ou tratamento de qualquer doença médica. Um profissional médico habilitado deve ser consultado para o diagnóstico e tratamento de todas e quaisquer doenças médicas. Os links para outros sites são fornecidos apenas para fins informativos -- eles não constituem endosso desses sites. Nenhuma garantia de qualquer tipo, seja expressa ou implícita, é feita quanto à precisão, confiabilidade, pontualidade ou exatidão de quaisquer traduções feitas por um serviço de terceiros das informações aqui fornecidas para qualquer outro idioma.

© 1997- A.D.A.M., uma unidade de negócios da Ebix, Inc. Qualquer duplicação ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.

Todo o conteúdo deste site, incluindo texto, imagens, gráficos, áudio, vídeo, dados, metadados e compilações, é protegido por direitos autorais e outras leis de propriedade intelectual. É permitida a visualização o conteúdo para uso pessoal e não comercial. Qualquer outro uso requer consentimento prévio por escrito da Ebix. É proibido copiar, reproduzir, distribuir, transmitir, exibir, publicar, fazer engenharia reversa, adaptar, modificar, armazenar além do cache normal do navegador, indexar, minerar, extrair ou criar obras derivadas deste conteúdo. É proibido usar ferramentas automatizadas para acessar ou extrair conteúdo, incluindo a criação de embeddings, vetores, conjuntos de dados ou índices para sistemas de recuperação. O uso de qualquer conteúdo para treinamento, ajuste fino, calibração, teste, avaliação ou aprimoramento de sistemas de inteligência artificial (IA) de qualquer tipo é proibido sem consentimento expresso por escrito. Isso inclui modelos de linguagem de grande escala, modelos de aprendizado de máquina, redes neurais, sistemas geradores, sistemas aumentados por recuperação e qualquer software que ingira conteúdo para produzir resultados. Qualquer uso não autorizado do conteúdo, incluindo uso relacionado à IA, constitui violação dos nossos direitos e pode resultar em ação legal, indenizações e penalidades legais na extensão máxima permitida por lei. A Ebix reserva-se o direito de fazer valer seus direitos por meio de medidas legais, tecnológicas e contratuais.
© 1997- adam.comTodos os direitos reservados