Conjuntivite |
|
Conjuntivite é uma inflamação da membrana mucosa (revestimento) do olho ou pálpebra. Conjuntivite infecciosa, ou "olho vermelho", é uma infecção altamente contagiosa que é geralmente causada por um vírus ou bactéria. É mais comum em crianças do que em adultos. Quando a conjuntivite é ativada por alergias, é chamada de conjuntivite alérgica e pode afetar qualquer pessoa com alergias.
Qual a diferença entre conjuntivite infecciosa e conjuntivite alérgica?
Conjuntivite infecciosa é causada por bactéria ou vírus e espalha-se muito facilmente de uma pessoa para outra. Se alguém tocar ou limpar o rosto infectado de uma pessoa e então tocar seus próprios olhos, a infecção poderá ser transmitida. Além disso, a infecção pode espalhar-se por meio de objetos tais como toalhas, lenços de papel ou lentes de contato infectadas.
A conjuntivite alérgica é a reação do olho a um alérgeno. A exposição a um alérgeno ativa lacrimejamento e coceira do olho. Diferente da conjuntivite infecciosa, a conjuntivite alérgica não é contagiosa. Embora qualquer alergia possa desencadear conjuntivite, ela é mais frequentemente causada por gatos ou alergias sazonais, tais como pólen de árvores na primavera.
A conjuntivite infecciosa geralmente começa em um dos olhos e pode passar para o outro. Conjuntivite alérgica geralmente afeta ambos os olhos.
Quais são os sintomas de conjuntivite?
Como a conjuntivite é tratada?
O tratamento da conjuntivite depende de sua causa:
Como prevenir a conjuntivite?
As conjuntivites viral e bacteriana são altamente contagiosas. Em creches, as infecções podem se espalhar rapidamente de uma criança para a outra. Para prevenir a transmissão da infecção, cuidadores e crianças devem lavar as mãos com frequência, especialmente se uma criança desenvolver a infecção. As crianças não devem compartilhar toalhas ou qualquer outro objeto que toque o rosto (tal como travesseiros e bichos de pelúcia). Crianças com conjuntivite não devem frequentar a escola ou a creche até que a infecção tenha desaparecido completamente.
Pessoas que sofrem de conjuntivite alérgica devem tentar minimizar sua exposição ao alérgeno, se possível. Utilize óculos ao sair e evite tocar os olhos. Seu médico pode recomendar medicamentos antialérgicos que reduzirão suas chances de desenvolver a inflamação.
![]() |