*Fechar menu*
*Fechar menu*
Dermatite de contato

Dermatite de contato refere-se a uma série de reações que resultam do contato da pele com uma substância estranha. Ela pode aparecer como uma erupção cutânea com coceira, avermelhada, inchada ou com bolhas após o contato com um alérgeno ou substância irritante. A dermatite de contato é comumente vista em ambientes ocupacionais.

A maioria dos casos de dermatite de contato ocorre nas mãos. Após pegar a substância agressora em suas mãos, é fácil causar ainda mais irritação em outras partes do corpo que você toca.

Dermatite de contato refere-se a uma série de reações que resultam do contato da pele com uma substância estranha. A reação na pele como vista acima é uma das diversas aparências possíveis da dermatite de contato.

Dermatite de contato alérgica vs. irritante


Cerca de 20% dos casos de dermatite de contato resultam de reações alérgicas - o resto é causado por substâncias irritantes, como produtos químicos em um ambiente de trabalho industrial (embora alguns produtos químicos possam ser alérgenos também).

A dermatite de contato alérgica e irritante podem ser difíceis de distinguir, porque as erupções cutâneas resultantes são muito semelhantes. O padrão e a localização da erupção cutânea na pele ajudam a distinguir se ela foi causada por um alérgeno ou por uma substância irritante. A dermatite de contato irritante geralmente aparece nas mãos dentro de minutos após tocar a substância irritante agressora e geralmente há mais dor do que a coceira. Com dermatite de contato alérgica, uma erupção cutânea com coceira geralmente aparece dentro de 24 a 48 horas na parte exata do corpo que entrou em contato com o alérgeno, como com hera venenosa. Algumas pessoas podem desenvolver dermatite alérgica de contato que não causa problemas até muitas exposições repetidas.

Causas


Dermatite de contato irritante é geralmente causada por sabonetes, detergentes e outros produtos de limpeza (como água sanitária), bem como formalina, látex e certas pomadas antimicrobianas para a pele.

Causas da dermatite de contato alérgica incluem urushiol (um produto químico na hera venenosa, carvalho venenoso e manga), níquel em grampos, brincos, fechos e maçanetas, e ingredientes de tinturas de cabelo, inseticidas, fungicidas e produtos de borracha. A maioria dessas substâncias não são rotineiramente inclusas no teste de alergia. Elas precisam ser testadas usando um teste cutâneo com patch.

Sintomas


A reação varia dependendo de qual parte do corpo é afetada. As partes mais sensíveis do corpo são as pálpebras, a genitália e o pescoço. As partes menos sensíveis são as palmas das mãos, as plantas dos pés e o couro cabeludo.

Irritantes podem causar coceira, dor, ardor, queimação, vermelhidão, calor, inchaço e sensibilidade. Alguns irritantes potentes podem causar reações que se assemelham a queimaduras.

Com reações alérgicas, o sintoma mais comum é a coceira intensa. Bolhas e vermelhidão também podem ocorrer.

Diagnóstico da dermatite de contato


Para ajudar a determinar o que causou sua erupção, seu médico vai perguntar o que você estava fazendo antes de notá-la. Ele vai fazer perguntas sobre sua idade e ocupação, seus hobbies recentes e atividades esportivas, o uso de produtos químicos em casa ou no trabalho e seu uso de cosméticos. O médico também irá perguntar sobre sua história familiar de alergias, reações alérgicas anteriores, história de doenças da pele e os medicamentos que toma. O médico também pode perguntar se houve alguma mudança recente em sua casa, tais como novos produtos de limpeza ou detergentes.

Se você suspeitar que sua erupção é devida a uma alergia, o médico pode confirmar por meio de testes em sua pele com uma pequena quantidade do alérgeno suspeito.

Tratamento


Normalmente, a dermatite de contato desaparece dentro de 3 a 4 semanas após o contato com o alérgeno. A inflamação da pele pode ser tratada com compressas frias, óleos ou loções sem cheiro, banhos de aveia ou com óleos de banho, e loção de calamina para aliviar a coceira e o ardor que acompanham a dermatite. Para os casos graves, o médico pode recomendar corticosteroides para reduzir a inflamação. O melhor tratamento é evitar o contato com a substância que provoca a reação.

 


Data da revisão: 6/29/2011
Revisão feita por: Paula J. Busse, MD, Assistant Professor of Medicine, Division of Clinical Immunology, Mount Sinai School of Medicine, New York, NY, Review provided by VeriMed Healthcare Network. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Medical Director, A.D.A.M., Inc.
As informações aqui fornecidas não deverão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico e tratamento de todas as doenças. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. Nenhuma garantia de qualquer natureza, seja expressa ou implícita, é feita quanto à precisão, confiabilidade, conveniência ou correção de quaisquer traduções das informações fornecidas aqui para quaisquer outros idiomas, feitas por um serviço de terceiros. © 1997- A.D.A.M., unidade de negócios da Ebix, Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é terminantemente proibida.
© 1997- adam.comTodos os direitos reservados