Dermatite de contato |
|
Dermatite de contato refere-se a uma série de reações que resultam do contato da pele com uma substância estranha. Ela pode aparecer como uma erupção cutânea com coceira, avermelhada, inchada ou com bolhas após o contato com um alérgeno ou substância irritante. A dermatite de contato é comumente vista em ambientes ocupacionais.
A maioria dos casos de dermatite de contato ocorre nas mãos. Após pegar a substância agressora em suas mãos, é fácil causar ainda mais irritação em outras partes do corpo que você toca.
Dermatite de contato refere-se a uma série de reações que resultam do contato da pele com uma substância estranha. A reação na pele como vista acima é uma das diversas aparências possíveis da dermatite de contato. |
Dermatite de contato alérgica vs. irritante
Cerca de 20% dos casos de dermatite de contato resultam de reações alérgicas - o resto é causado por substâncias irritantes, como produtos químicos em um ambiente de trabalho industrial (embora alguns produtos químicos possam ser alérgenos também).
A dermatite de contato alérgica e irritante podem ser difíceis de distinguir, porque as erupções cutâneas resultantes são muito semelhantes. O padrão e a localização da erupção cutânea na pele ajudam a distinguir se ela foi causada por um alérgeno ou por uma substância irritante. A dermatite de contato irritante geralmente aparece nas mãos dentro de minutos após tocar a substância irritante agressora e geralmente há mais dor do que a coceira. Com dermatite de contato alérgica, uma erupção cutânea com coceira geralmente aparece dentro de 24 a 48 horas na parte exata do corpo que entrou em contato com o alérgeno, como com hera venenosa. Algumas pessoas podem desenvolver dermatite alérgica de contato que não causa problemas até muitas exposições repetidas.
Causas
Dermatite de contato irritante é geralmente causada por sabonetes, detergentes e outros produtos de limpeza (como água sanitária), bem como formalina, látex e certas pomadas antimicrobianas para a pele.
Causas da dermatite de contato alérgica incluem urushiol (um produto químico na hera venenosa, carvalho venenoso e manga), níquel em grampos, brincos, fechos e maçanetas, e ingredientes de tinturas de cabelo, inseticidas, fungicidas e produtos de borracha. A maioria dessas substâncias não são rotineiramente inclusas no teste de alergia. Elas precisam ser testadas usando um teste cutâneo com patch.
Sintomas
A reação varia dependendo de qual parte do corpo é afetada. As partes mais sensíveis do corpo são as pálpebras, a genitália e o pescoço. As partes menos sensíveis são as palmas das mãos, as plantas dos pés e o couro cabeludo.
Irritantes podem causar coceira, dor, ardor, queimação, vermelhidão, calor, inchaço e sensibilidade. Alguns irritantes potentes podem causar reações que se assemelham a queimaduras.
Com reações alérgicas, o sintoma mais comum é a coceira intensa. Bolhas e vermelhidão também podem ocorrer.
Diagnóstico da dermatite de contato
Para ajudar a determinar o que causou sua erupção, seu médico vai perguntar o que você estava fazendo antes de notá-la. Ele vai fazer perguntas sobre sua idade e ocupação, seus hobbies recentes e atividades esportivas, o uso de produtos químicos em casa ou no trabalho e seu uso de cosméticos. O médico também irá perguntar sobre sua história familiar de alergias, reações alérgicas anteriores, história de doenças da pele e os medicamentos que toma. O médico também pode perguntar se houve alguma mudança recente em sua casa, tais como novos produtos de limpeza ou detergentes.
Se você suspeitar que sua erupção é devida a uma alergia, o médico pode confirmar por meio de testes em sua pele com uma pequena quantidade do alérgeno suspeito.
Tratamento
Normalmente, a dermatite de contato desaparece dentro de 3 a 4 semanas após o contato com o alérgeno. A inflamação da pele pode ser tratada com compressas frias, óleos ou loções sem cheiro, banhos de aveia ou com óleos de banho, e loção de calamina para aliviar a coceira e o ardor que acompanham a dermatite. Para os casos graves, o médico pode recomendar corticosteroides para reduzir a inflamação. O melhor tratamento é evitar o contato com a substância que provoca a reação.
![]() |