Rinite alérgica

Febre do feno (rinite alérgica) envolve uma reação alérgica ao pólen. Uma reação virtualmente idêntica ocorre com alergia ao bolor, pelos de animais, poeira e alérgenos similares aspirados. Os polens que causam sintomas da rinite alérgica variam de pessoa para pessoa e de região para região. Polens que são carregados por abelhas de planta para planta são raramente responsáveis pela rinite alérgica pois os grãos são grandes e possuem um revestimento encerado. Polens minúsculos, mais difíceis de serem vistos a olho nu, são com mais frequência causadores de rinite alérgica.



      Normal      Rinite alérgica

Exemplos de plantas geralmente responsáveis pela rinite alérgica incluem:

  • Árvores (decíduas e perenes)
  • Gramíneas
  • Ervas (como a tasneira)

Além das diferenças de sensibilidade individual e diferenças geográficas nas populações de plantas locais, a quantidade de pólen no ar pode ser um fator devido ao qual os sintomas da rinite alérgica podem se desenvolver. Dias quentes, secos e com vento são mais propensos a terem maiores quantidades de pólen no ar em relação a dias frescos, úmidos e chuvosos, quando o pólen é lavado e levado ao chão.

Quando um alérgeno como o pólen ou poeira é inalado por uma pessoa com um sistema imune sensibilizado, uma produção de anticorpos é ativada; estes anticorpos se ligam a células que contêm histamina. A histamina e outras substâncias químicas são liberadas por estas células quando os anticorpos são estimulados por alérgenos. Isso causa coceira, inchaço de tecidos afetados, produção de muco, espasmos musculares, urticária, irritações e outros sintomas. Os sintomas variam em gravidade de pessoa para pessoa.

Sintomas


  • Tosse
  • Dor de cabeça
  • Coceira no nariz, boca, olhos e garganta
  • Nariz escorrendo (rinorreia)
  • Olfato reduzido
  • Espirros
  • Dor de garganta
  • Nariz entupido (congestão nasal)
  • Olhos lacrimejantes
  • Respiração com chiado

O histórico do paciente é importante para o diagnóstico de rinite alérgica, incluindo se os sintomas variam de acordo com a hora do dia, estação, exposição a animais de estimação, alterações na dieta ou outras fontes de alérgenos em potencial.

Um teste cutâneo (de pele) é o método mais comum entre os testes de alergia. Isto poderá incluir testes de arranhão, picada ou testes intradérmicos. Ocasionalmente, o alérgeno suspeito é dissolvido e pingado na pálpebra inferior (conjuntiva) do olho, como um método de teste de alérgenos.

Existem testes sanguíneos específicos que podem ser utilizados para diagnosticar a rinite alérgica, porém são menos eficientes que testes cutâneos.

Tratamento


O melhor "tratamento" é evitar aquilo que causa as alergias em primeiro lugar. Em alguns casos, pode ser impossível evitar completamente tudo aquilo a que você é alérgico, porém é possível tomar algumas ações para reduzir sua exposição.

Faça o tratamento conforme orientação médica. As opções de medicamentos incluem:

  • Anti-histamínicos de curta duração, que geralmente não precisam de receita médica, e podem aliviar sintomas leves a moderados; porém, medicamentos mais antigos podem causar sonolência e dificuldade de aprendizado em crianças (até mesmo na ausência de sonolência). Um exemplo é difenidramina.
  • Anti-histamínicos de longa duração causam menos sonolência, podem ser igualmente eficientes e geralmente não interferem no aprendizado. Estes medicamentos incluem fexofenadina, cetirizina, levocetirizina, desloratadina e loratadina.
  • Para pessoas que apresentam sintomas não aliviados apenas com o uso de anti-histamínicos sprays de corticosteroide nasais são muito eficientes e seguros. Estes medicamentos com receita incluem fluticasona, mometasona e triancinolona.
  • Descongestionantes também poderão ser úteis para a redução de sintomas como congestão nasal, mas não deverão ser utilizados por longos períodos.
  • Cromoglicato dissódico está disponível na forma de um spray nasal para o tratamento da rinite alérgica. Versões de colírios de cromoglicato dissódico e de anti-histamínicos estão disponíveis para olhos avermelhados e com coceira.

Injeções contra alergia (imunoterapia) são ocasionalmente recomendadas se o alérgeno não pode ser evitado e os sintomas são difíceis de se controlar através de medicação. Isso inclui injeções do alérgeno uma ou duas vezes por semana, dadas em doses crescentes (cada dose é levemente maior que a anterior), o que poderá ajudar o corpo a se ajustar ao antígeno. Injeções contra alergia exigem um compromisso longo. Podem ser necessários 6 a 8 meses para se atingir a "dose de manutenção" (mensal) mais eficiente, dependendo de como o acúmulo a esta dose é tolerado pelo paciente ao longo do tempo.

Os sintomas às vezes poderão ser prevenidos evitando-se alérgenos conhecidos. A maior parte das árvores produz pólen na primavera, gramíneas geralmente produzem pólen durante o verão, e tasneiras e outras plantas de florescência tardia produzem pólen ao final do verão e início do outono. Durante os períodos de produção de pólen (temporada do pólen), pessoas com rinite alérgica podem preferir permanecer em ambientes fechados, em uma atmosfera com ar condicionado, sempre que possível. Para as pessoas que são sensíveis a certos alérgenos comuns de ambientes fechados, capas antiácaros para os colchões e travesseiros são recomendadas, assim como o afastamento de animais de estimação e de outros fatores que causam sintomas.

Referência


Golden DB, Moffitt J, Nicklas RA, et al. Stinging insect hypersensitivity: A practice parameter - Atualização 2011. J Allergy Clinical Immunology. Abril 2011;127(4):852-854.e23.

 


Data da revisão: 6/29/2011
Revisão feita por: Paula J. Busse, MD, Assistant Professor of Medicine, Division of Clinical Immunology, Mount Sinai School of Medicine, New York, NY, Review provided by VeriMed Healthcare Network. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Medical Director, A.D.A.M., Inc.
As informações aqui fornecidas não devem ser utilizadas durante nenhuma emergência médica ou para o diagnóstico ou tratamento de qualquer doença médica. Um profissional médico habilitado deve ser consultado para o diagnóstico e tratamento de todas e quaisquer doenças médicas. Os links para outros sites são fornecidos apenas para fins informativos -- eles não constituem endosso desses sites. Nenhuma garantia de qualquer tipo, seja expressa ou implícita, é feita quanto à precisão, confiabilidade, pontualidade ou exatidão de quaisquer traduções feitas por um serviço de terceiros das informações aqui fornecidas para qualquer outro idioma.

© 1997- A.D.A.M., uma unidade de negócios da Ebix, Inc. Qualquer duplicação ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.

Todo o conteúdo deste site, incluindo texto, imagens, gráficos, áudio, vídeo, dados, metadados e compilações, é protegido por direitos autorais e outras leis de propriedade intelectual. É permitida a visualização o conteúdo para uso pessoal e não comercial. Qualquer outro uso requer consentimento prévio por escrito da Ebix. É proibido copiar, reproduzir, distribuir, transmitir, exibir, publicar, fazer engenharia reversa, adaptar, modificar, armazenar além do cache normal do navegador, indexar, minerar, extrair ou criar obras derivadas deste conteúdo. É proibido usar ferramentas automatizadas para acessar ou extrair conteúdo, incluindo a criação de embeddings, vetores, conjuntos de dados ou índices para sistemas de recuperação. O uso de qualquer conteúdo para treinamento, ajuste fino, calibração, teste, avaliação ou aprimoramento de sistemas de inteligência artificial (IA) de qualquer tipo é proibido sem consentimento expresso por escrito. Isso inclui modelos de linguagem de grande escala, modelos de aprendizado de máquina, redes neurais, sistemas geradores, sistemas aumentados por recuperação e qualquer software que ingira conteúdo para produzir resultados. Qualquer uso não autorizado do conteúdo, incluindo uso relacionado à IA, constitui violação dos nossos direitos e pode resultar em ação legal, indenizações e penalidades legais na extensão máxima permitida por lei. A Ebix reserva-se o direito de fazer valer seus direitos por meio de medidas legais, tecnológicas e contratuais.
© 1997- adam.comTodos os direitos reservados