É um resfriado, gripe, rinite alérgica ou sinusite? |
|
A cada ano, milhões de norte-americanos sofrem de um ou mais episódios de resfriado comum, gripe (influenza), rinite alérgica e sinusite. Todas estas condições têm uma coisa em comum: todas causam problemas respiratórios. Já que os sintomas destas condições são todos muito similares, elas são frequentemente confundidas entre si. (Veja tabela de comparação.)
Sintomas do resfriado
Sintomas de um resfriado comum geralmente começam de 2 a 3 dias após a infecção e frequentemente incluem descarga nasal, obstrução da respiração nasal, inchaço das membranas dos seios nasais, dor de garganta, tosse e dor de cabeça. A febre é geralmente leve, mas pode chegar a 38,8°C em bebês e crianças menores.
Sintomas de resfriados (que são causados por vírus) podem durar de 2 a 14 dias, mas dois terços das pessoas se recuperam em uma semana. Se os sintomas ocorrerem com frequência ou durarem mais de 2 semanas, poderão ser o resultado de uma alergia, ao invés de um resfriado.
Resfriados geralmente podem causar infecções bacterianas secundárias do ouvido médio ou seios nasais, exigindo tratamento com antibióticos. Febre alta, glândulas significativamente inchadas, dor facial intensa na região dos seios nasais e tosse que produz muco poderão ser indicativos de uma complicação ou de uma doença mais séria que exigirá a atenção de um médico.
Sintomas de alergia
É comum que as pessoas confundam frequentemente uma alergia com um resfriado ou gripe. Lembre-se que resfriados são curtos e passados de pessoa para pessoa, enquanto as alergias são reações do sistema imunológico a substâncias normalmente inofensivas. Sintomas de alergia incluem:
Sintomas da gripe
A gripe geralmente começa com uma febre acima de 38,8°C, um rosto corado, dores no corpo e falta de energia. Algumas pessoas têm outros sintomas tais como tontura e vômito. A febre geralmente dura de um a dois dias, mas pode se estender até 5 dias.
Entre o segundo e quarto dia da doença, os sintomas de "corpo inteiro" começam a ceder, e os sintomas respiratórios começam a aumentar. O vírus pode se estabelecer em qualquer parte do trato respiratório, causando sintomas de resfriado, difteria, bronquite, infecção de ouvido e pneumonia.
O sintoma respiratório mais proeminente geralmente é uma tosse seca e cortante. A maior parte das pessoas também desenvolve dor de garganta e dor de cabeça. Descarga nasal e espirros não são incomuns. Esses sintomas (exceto a tosse) geralmente desaparecem dentro de 4 a 7 dias. Às vezes ocorre uma segunda onda de febre neste momento. A tosse e o cansaço geralmente duram semanas após o restante da doença ter terminado.
Geralmente, médicos fazem o diagnóstico de gripe se a gripe for epidêmica na comunidade e se as reclamações do paciente se encaixarem com o padrão de sintomas. Os médicos raramente utilizam testes de laboratório para identificar o vírus.
Sintomas da sinusite
Os sintomas clássicos de sinusite aguda são congestão nasal, descarga nasal esverdeada, dores no rosto ou dentes, dores nos olhos, dor de cabeça e tosse noturna. Alguns pacientes também reclamam de febre, mal-estar, mau hálito e dor de garganta. É geralmente precedida por um resfriado, que não melhora ou piora após 5 a 7 dias de sintomas.
A sinusite crônica é um pouco mais sutil, e pode ser de difícil diagnóstico. Ela manifesta os sintomas listados acima de forma mais suave, porém geralmente persiste por mais de 8 semanas. É mais comum em pacientes com alergias.
Descrições de resfriado e alergia criadas pelos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos. Direitos da ilustração e texto adicional A.D.A.M., Inc.
![]() |