Etapa 2: O papel do sistema imunológico
Next Page

Uma reação alérgica ocorre após seu corpo se sensibilizar (desenvolver um anticorpo alérgico lgE) contra uma substância nociva, como pólen, ácaros ou pelos de animais. Todas estas substâncias são chamadas "alérgenos" (ou alergênicos). Nos quatro estágios de uma reação alérgica descrita abaixo, o pólen de tasneira será utilizado como exemplo para mostrar como seu sistema imunológico reage quanto um alérgeno adentra o corpo.

O corpo reconhece um intruso


A primeira vez que você respira pólen de tasneira, seu corpo identifica o pólen como uma substância estranha e invasora. Certos tipos de glóbulos brancos, como as células dendríticas, "comem" o pólen, e então viajam até um linfonodo. No linfonodo, estas células se conectam a outros glóbulos brancos, chamados linfócitos. Com o passar do tempo, seu corpo ativará alguns dos linfócitos, chamados de células B, para fazer um anticorpo alérgico (lgE) contra o pólen de tasneira. Você não terá os sintomas de uma reação alérgica na primeira vez que seu corpo produzir lgE para uma substância.

O corpo se prepara


Os anticorpos lgE contra o pólen de tasneira se prendem em mastócitos (que estão localizados no tecido que reveste o nariz e os brônquios, assim como o trato gastrointestinal e a pele) e basófilos (células que circulam na corrente sanguínea). Os anticorpos ficam presos à superfície dos mastócitos e basófilos, esperando. Seu corpo está "preparado" e pronto para qualquer ocasião no futuro quando o pólen de tasneira adentrar o seu corpo.

O ataque


Na próxima vez que você respirar pólen de tasneira, os anticorpos irão "agarrar" o pólen e enviar um sinal para os mastócitos e basófilos ligados. Substâncias químicas poderosas serão imediatamente liberadas - incluindo histamina, heparina e mais de 30 outras. Elas fazem com que o tecido ao redor se torne inchado e inflamado. A histamina causa muitos dos sintomas familiares de uma reação alérgica, como nariz escorrendo, espirros e coceira.

A resposta atrasada


Algumas pessoas também passarão pelo que é conhecido como "fase tardia" de uma reação alérgica. Isso ocorre porque as substâncias químicas associadas com a reação atraem tipos adicionais de células imunológicas ao local da reação alérgica, tais como eosinófilos, neutrófilos e linfócitos. Essas células, por sua vez, liberam produtos químicos que podem causar danos aos tecidos. A fase tardia pode ocorrer entre 4 a 6 horas após a exposição.

 

Next Page

Data da revisão: 6/29/2011
Revisão feita por: Paula J. Busse, MD, Assistant Professor of Medicine, Division of Clinical Immunology, Mount Sinai School of Medicine, New York, NY, Review provided by VeriMed Healthcare Network. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Medical Director, A.D.A.M., Inc.
As informações aqui fornecidas não deverão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico e tratamento de todas as doenças. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. Nenhuma garantia de qualquer natureza, seja expressa ou implícita, é feita quanto à precisão, confiabilidade, conveniência ou correção de quaisquer traduções das informações fornecidas aqui para quaisquer outros idiomas, feitas por um serviço de terceiros. © 1997- A.D.A.M., unidade de negócios da Ebix, Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é terminantemente proibida.
© 1997- adam.comTodos os direitos reservados