Etapa 3: Quais substâncias causam alergias? |
|
Alérgenos estão em todos os lugares - no ar que respiramos, na comida que comemos, nos medicamentos e cosméticos que usamos e em plantas de nossos jardins. Aqui estão alguns dos mais comuns.
Alérgenos aéreos
Alérgenos aéreos são os mais difícies de se evitar, particularmente o pólen. Inalar um alérgeno é o modo mais comum pelo qual as pessoas são expostas. Isso explica o motivo pelo qual a alergia ao pólen (também conhecida como "febre do feno") afeta cerca de 40 milhões de norte-americanos, de acordo com a Academia Americana de Alergia, Asma e Imunologia. Leia informações detalhadas sobre os alérgenos inalados mais comuns:
Comida
Qualquer alimento pode causar uma reação alérgica em pessoas de todas as idades. Entretanto, os alimentos que causam com mais frequência alergias alimentares incluem amedoins, nozes de árvores, peixes, mariscos, leite e soja. Sintomas de alergia alimentar podem incluir erupções cutâneas, dores de estômago, náuseas, vômitos, diarreia ou sangue nas fezes (raramente em crianças muito jovens). Muitos alérgenos alimentares podem causar anafilaxia, uma condição potencialmente letal que exige atenção médica imediata. Alergia alimentar é frequentemente confundida com intolerância alimentar e outras condições, que não são reações do sistema imunológico, mas que podem ter sintomas gastrointestinais similares. Leia mais sobre alergias alimentares.
Picadas de inseto
Picadas de inseto geralmente causam dores e inchaço localizado na maior parte das pessoas. Em pessoas alérgicas a picadas de insetos, entretanto, elas também podem causar reações alérgicas, incluindo anafilaxia. Uma reação alérgica a um veneno injetado por uma picada de inseto às vezes acontece com uma rapidez impressionante, devido ao alérgeno ser injetado diretamente na corrente sanguínea. Leia mais sobre reações alérgicas a picadas de inseto.
Medicamentos
Alergias a medicamentos podem causar sintomas por todo o corpo. As reações poderão ser graves, incluindo anafilaxia. Frequentemente, entretanto, estas alergias causam sintomas que são bastante suaves. Quando os medicamentos são injetados, as reações alérgicas têm chance maior de aparecer mais rapidamente. Leia mais sobre alergias a medicamentos.
Látex
Látex pode causar uma reação alérgica. Isso tem se tornado um problema crescente, particularmente na comunidade médica e hospitalar, devido ao crescente uso de látex para a proteção contra doenças contagiosas. Para as pessoas alérgicas ao látex, a exposição repetida poderá causar anafilaxia. Leia mais sobre alergia ao látex.
Hera, carvalho e sumagre venenosos
Hera, carvalho e sumagre venenosos são encontradas ao longo dos Estados Unidos. Essas plantas possuem uma espécie de óleo em sua superfície, chamado de urushiol. Quantidades muito pequenas deste óleo poderão causar dermatite alérgica, uma erupção cutânea com bolhas e que coça. Este é um exemplo clássico de uma alergia que não precisa de anticorpos lgE para causar uma reação. Leia mais sobre plantas venenosas.
![]() |
|