Etapa 6: Testes de alergias e diagnóstico
Next Page

Testes de alergias podem lhe dizer a quê você é alérgico. Esses testes poderão revelar alérgenos que você nem mesmo sabia que estavam lhe causando problemas. Além disso, os testes são necessários se você deseja iniciar imunoterapia (injeções para alergia).

O alergista irá lhe fazer perguntas sobre seu histórico médico para determinar se as alergias são ocorrentes em sua família. O alergista poderá fazer perguntas detalhadas sobre seus sintomas, o que você fez para tratar esses sintomas, e se essas atitudes funcionaram. Uma vez que condições não alérgicas são avaliadas e a alergia é suspeitada, seu alergista irá fazer um teste para diagnóstico de alergias.

Teste de perfuração cutânea ou teste de arranhão


Quando a maior parte das pessoas vai ao alergista pela primeira vez, elas querem descobrir logo: "Eu sou alérgico a quê?" Felizmente, testes na pele geralmente podem ser feitos em sua primeira visita, e você poderá ter respostas imediatas a suas perguntas. Entretanto, alguns medicamentos poderão afetar a precisão do teste, tais como anti-histamínicos e antidepressivos. Se você estiver tomando algum medicamento, pergunte ao seu clínico geral e alergista como se preparar para os testes de alergia.

O teste de perfuração cutânea (prick test) é o tipo de teste mais comum e confiável para a maior parte das alergias. O procedimento é praticamente indolor. Uma pequena agulha ou dispositivo de plástico é utilizado para perfurar ou arranhar levemente suas costas ou antebraço com uma pequena quantidade de alérgeno. Após 15 a 20 minutos, seu alergista será capaz de interpretar os resultados examinando cada ponto onde alérgenos foram arranhados ou perfurados em sua pele. Os locais onde você é alérgico se tornarão vermelhos e inchados, e os outros permanecerão normais.

Teste intradérmico


O teste intradérmico é tipicamente feito quando os resultados de perfuração cutânea ou arranhão são negativos. É similar ao teste de perfuração ou arranhão, porém envolve a injeção de uma pequena quantidade do alérgeno sob a pele através de uma agulha. Esse teste também é mais sensível, expondo a pele a uma quantidade maior de alérgeno do que nos testes de perfuração ou arranhão. Esse teste é geralmente feito apenas para ver se você é alérgico a medicamentos. Nunca deverá ser feito para testar alergias alimentares, pois poderá causar uma reação alérgica.

As reações a esse teste deverão desaparecer rapidamente. Uma vez que este teste envolve a injeção de alérgenos sob a pele, há um pequeno risco de anafilaxia. Por este motivo, esse teste deverá ser feito apenas em instalações médicas com acesso a tratamento de emergência.

Exames de sangue


O exame de sangue ou RAST (radioalegosorvente) mede os níveis do anticorpo alérgico lgE a um alérgeno específico em seu sangue. Se você é alérgico a uma substância, os níveis de lgE contra essa substância geralmente são altos. O exame de sangue poderá ser utilizado se você tem problemas de pele como eczema, se você utiliza medicamentos que são de ação prolongada ou que você não pode parar de tomar, se você tem um histórico de anafilaxia, ou se você prefere não fazer um teste de pele. Uma desvantagem do exame de sangue é o fato de precisar de alguns dias para obter os resultados. Além disso, outras condições são associadas com níveis elevados de lgE (tais como HIV, doenças de pele e doenças parasíticas), de forma que os resultados nem sempre são exatos, e precisam ser comparados a seus sintomas de alergia e histórico médico.

Teste de desencadeamento


Para descobrir se você tem uma alergia, caso seu alergista não tiver certeza após testar sua pele ou examinar seu sangue, você poderá precisar de um teste de desencadeamento. Esses testes são geralmente feitos apenas para alergias alimentares e alergias a medicamentos. Existem dois tipos de teste de desencadeamento: aberto e cego. Em um teste aberto, você gradualmente engole quantidades cada vez maiores de um alérgeno suspeito enquanto os sintomas de alergia são monitorados. Em um teste cego, você engole uma quantidade muito pequena do alérgeno suspeito (ex.: leite ou antibiótico), geralmente em uma cápsula. Cápsulas reais poderão ser alternadas com cápsulas placebo. Desta forma seu médico e você não conseguirão saber o que você está tomando. Isso ajuda a eliminar incertezas.

Devido ao risco de reações alérgicas graves como anafilaxia, testes de desencadeamento são feitos em um ambiente hospitalar e executados apenas quando absolutamente necessário.

Captura de um filme

A maioria das pessoas pensam sobre alergias específicas em termos muito simples -- algo que você tem ou não tem. Porém, ser alérgico é algo contínuo -- e essa continuidade se altera ao longo do tempo. A maioria das alergias alimentares (porém não todas!)melhoram ao longo do tempo. A maior parte das alergias a partículas dispersas no ar se tornam mais comuns conforme as crianças crescem. Algumas alergias têm seu pico antes da puberdade e então desaparecem. Outras nem mesmo começam até que a puberdade tenha terminado.

Além disso, resultados de testes devem ser interpretados de modos diferentes em idades diferentes. Antes de 1 ano de idade, um teste positivo é geralmente uma alergia verdadeira, porém um teste negativo não é um resultado conclusivo. Em crianças com mais de 3 ou 4 anos de idade, o inverso tende a ser verdadeiro: um teste negativo significa que a criança provavelmente não é alérgica àquela substância, enquanto um teste positivo não significa necessariamente que a substância causa sintomas na criança.

A maior parte das pessoas que têm testes de pele positivos passa por apenas um único teste de pele. Isto poderá fornecer uma valiosa captura das alergias em um determinado momento.

Alan Greene, M.D., F.A.A.P.

 

Next Page

Data da revisão: 6/29/2011
Revisão feita por: Paula J. Busse, MD, Assistant Professor of Medicine, Division of Clinical Immunology, Mount Sinai School of Medicine, New York, NY, Review provided by VeriMed Healthcare Network. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Medical Director, A.D.A.M., Inc.
As informações aqui fornecidas não deverão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico e tratamento de todas as doenças. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. Nenhuma garantia de qualquer natureza, seja expressa ou implícita, é feita quanto à precisão, confiabilidade, conveniência ou correção de quaisquer traduções das informações fornecidas aqui para quaisquer outros idiomas, feitas por um serviço de terceiros. © 1997- A.D.A.M., unidade de negócios da Ebix, Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é terminantemente proibida.
© 1997- adam.comTodos os direitos reservados