Picadas de insetos e aranhas podem causar uma reação alérgica. Os insetos com ferrão (como abelhas, vespas, marimbondos e formigas-de-fogo) são mais propensos a causar uma reação alérgica do que insetos que mordem (mosquitos, mutucas, moscas de cervos, aranhas, percevejos e moscas pretas).
A maioria das mordidas e picadas não exige cuidados médicos de emergência. Entretanto, um pequeno número de pessoas desenvolve reações alérgicas graves (anafilaxia) a picadas de insetos.
As reações alérgicas a mordidas e picadas de insetos ocorrem com muita rapidez, geralmente dentro de minutos. Reações graves, embora sejam raras, podem ser fatais se não forem tratadas. De acordo com as Estatísticas de Alergia de 2007 da Academia Americana de Asma, Alergia e Imunologia:
- Ao menos 40 mortes ocorrem anualmente nos Estados Unidos devido a reações a picadas de insetos. Uma reação alérgica grave conhecida como anafilaxia ocorre em 0,5 a 5% da população dos EUA, como resultado de picadas de inseto.
- Imunoterapia com venenos previne reações sistêmicas em pacientes sensíveis a picadas de insetos em 97% das vezes.
Sintomas
Os sintomas comuns incluem:
- Vergões vermelhos, inchados ou quentes
- Urticária
- Erupção cutânea
- Coceira, formigamento, dormência, queimação, dor
Reações alérgicas graves (anafilaxia) ocorrem quando os sintomas se espalham. Essas podem incluir dificuldade de respiração, tontura, náusea, diarreia, febre, espasmos musculares ou perda de consciência. Se algum desses sintomas ocorrer, chame ajuda médica de emergência imediatamente.
Primeiros socorros para reações menores
- Se a picada for de uma abelha, remova o ferrão da pele, caso ainda esteja presente. Cuidadosamente raspe a parte cega de uma faca ou um outro objeto fino e reto pelo ferrão, caso a vítima consiga permanecer parada, e se for seguro fazer isso. Caso contrário, você poderá puxar o ferrão com uma pinça ou com os seus dedos, porém evite apertar a bolsa de veneno na extremidade do ferrão, o que irá liberar ainda mais veneno.
- Lave completamente o local com água e sabão.
- Cubra o local com uma compressa limpa e fria, ou um curativo limpo e umedecido para reduzir o inchaço e desconforto.
- Dentre as próximas 24 a 48 horas, observe se há sinais de infecção no local (como aumento na vermelhidão, inchado, dor).
- Machucados causados pela fricção da coceira poderão se infeccionar. Mantenha as mordidas limpas, e para evitar infecções, não coce.
Primeiros socorros para reações sérias
Se a pessoa estiver sofrendo com reações sérias ou tenha sido picada dentro da boca ou garganta, disque 192 imediatamente para solicitar atendimento médico de emergência.
- Verifique as vias respiratórias, respiração e circulação da pessoa. Caso necessário, comece com procedimentos de respiração artificial e RCP (ressuscitação cardiopulmonar).
- Utilize um kit especial de primeiros socorros de alergia, incluindo uma caneta de epinefrina, caso disponível. (Algumas pessoas que têm reações graves a picadas de inseto costumam carregar uma consigo).
- Tranquilize a pessoa. Tente manter a pessoa calma, pois a ansiedade irá piorar a situação.
- Remova anéis e itens que constringem pois a área afetada poderá inchar.
- Caso apropriado, trate os sinais de choque da pessoa. Permaneça com a pessoa até a ajuda médica chegar.
Tratamento
Reações simples e locais geralmente desaparecem dentro de três a sete dias sem tratamento. Para aliviar os sintomas, utilize um pacote de gelo ou compressas molhadas (ou 1 colher de chá de amaciador de carne misturado com 1 colher de chá de água, aplicado à mordida).
As terapias com medicamentos incluem:
- Anti-histamínicos e anti-inflamatórios para coceira e inchaço
- Esteroides tópicos e orais (poderão ser receitados por seu médico)
- Antibióticos (caso ocorra infecção)
Se a reação for grave o suficiente de forma que uma visita ao hospital se faça necessária, anti-histamínicos poderão ser administrados intravenosamente e epinefrina (adrenalina) também poderá ser administrada. Às vezes reações graves acontecem novamente logo após a interrupção das primeiras reações. O seu médico pode querer te manter sob observação por 8 a 12 horas.
Evitando picadas e mordidas de insetos
- Evite provocar insetos sempre que for possível.
- Evite movimentos rápidos ou bruscos próximo a ninhos ou colmeias de insetos.
- Evite perfumes e roupas escuras ou com desenhos de flores.
- Utilize repelentes apropriados contra insetos e/ou roupas de proteção.
- Tenha cuidado ao comer ao ar livre, especialmente com bebidas adocicadas ou em áreas próximas a cestos de lixo que frequentemente atraem abelhas.
Se você já teve alguma reação séria a uma mordida de inseto, mantenha um kit de emergência contra picadas e mordidas e utilize um bracelete de aviso médico.
Referência
Golden DB, Moffitt J, Nicklas RA, et al. Stinging insect hypersensitivity: A practice parameter - Atualização 2011. J Allergy Clinical Immunology. Abril 2011;127(4):852-854.e23.
Data da revisão:
6/29/2011
Revisão feita por:
Paula J. Busse, MD, Assistant Professor of Medicine, Division of Clinical Immunology, Mount Sinai School of Medicine, New York, NY, Review provided by VeriMed Healthcare Network. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Medical Director, A.D.A.M., Inc.
As informações aqui fornecidas não deverão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico e tratamento de todas as doenças. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. Nenhuma garantia de qualquer natureza, seja expressa ou implícita, é feita quanto à precisão, confiabilidade, conveniência ou correção de quaisquer traduções das informações fornecidas aqui para quaisquer outros idiomas, feitas por um serviço de terceiros. © 1997-
A.D.A.M., unidade de negócios da Ebix, Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é terminantemente proibida.
© 1997-

Todos os direitos reservados