Respostas do Dr. Greene

PERGUNTA:


Alergias são comuns na minha família. Estou grávida esperando meu primeiro bebê (que será um garoto!). Há algo que possa fazer para evitar suas alergias se desenvolvam?

DR. ALAN GREENE:


Prevenir asma e alergias é possível, de acordo com um estudo publicado na edição de junho de 2003 de Thorax. Crianças com um alto risco de asma e alergias foram recrutadas em 1990 para fazer parte deste estudo. Metade delas tinha uma vida normal, enquanto a outra metade tinha dieta baixa em alergia enquanto bebês, começando com leite materno (com as mães em uma dieta baixa em alergia) ou fórmula (não sendo à base de leite ou soja). Este grupo de famílias também tomou atitudes significativas para evitar a exposição da casa à poeira durante a infância. Ambos os grupos foram seguidos por anos e aqueles no grupo normal tiveram de 4 a 5 vezes mais probabilidade de desenvolver asma, alergias ou eczema. Os autores concluíram que evitar alérgenos durante a infância é o que fez a diferença. Apesar disso tudo, eu fico pensando...

As alergias acontecem quando o corpo é enganado, levado a crer que partículas são invasores nocivos. O sistema imunológico tenta se livrar destes alérgenos espirrando, os expelindo com lágrimas ou muco, ou os deslocando com reflexos de esfregar o nariz. O corpo tenta evitar que cheguem aos pulmões ao comprimir as vias nasais. Estas são todas respostas normais às toxinas e aos vírus. Elas são alergias se o ativador é, a princípio, inofensivo.

Para mim faz sentido evitar que os bebês comam alimentos que com frequência desencadeiam alergias, resultando em menos alergias. O intestino imaturo permite que proteínas intactas penetrem no corpo e desencadeiem uma resposta imunológica. Bebês são feitos para começar a vida com apenas um alimento e então ter apenas uma variedade limitada por um número de meses. Eu acredito que a dieta hipoalergênica ajudou as crianças no estudo.

Evitar alérgenos inalados, porém, pode ter o efeito oposto. Outros estudos têm demonstrado que bebês que são expostos a cachorros e gatos antes do primeiro ano de vida, por exemplo, têm uma probabilidade bem menor de desenvolverem alergias mais tarde. Parece-me que o nariz é feito para detectar alterações; é por isso que frequentemente não percebemos até mesmo odores muito fortes, quando estamos há muito tempo perto dele. O nariz de um bebê aprende o que é normal a ter próximo dele, no ar, durante o primeiro ano de vida ou um pouco mais. Então pode ser que comece a considerar algumas substâncias como invasores perigosos: o corpo desenvolve uma resposta alérgica a elas. Talvez a prevenção de alergia tivesse sido ainda mais forte sem as capas no colchão (se os colchões que foram utilizados já não tenham recebido aplicação de produtos químicos irritantes)!

Uma vez que as alergias estão presentes, evitar os alérgenos, sejam eles polens, animais, poeira, alimentos ou qualquer outra coisa, é uma maneira poderosa de reduzir as alergias. Evitar um item ao qual você é alérgico pode até mesmo reduzir suas alergias a alguma outra coisa (algumas pessoas são alérgicas a apenas alguns alimentos durante a temporada de pólen, por exemplo). Mas para bebês que ainda não desenvolveram alergias, muita limpeza pode deixar as coisas ainda piores.

Pode ser também que houve outras diferenças entre os dois grupos no estudo. Uma parte certamente trabalhou com mais afinco e prestou mais atenção às questões de alergia. Ainda tempos muito a aprender. O que é interessante sobre este inovador estudo é que ele pôde demonstrar que a prevenção de alergias, asma e eczema é realmente possível. Porém, ainda precisamos aprender quais as melhores maneiras de fazer isso.

Alan Greene, M.D., obteve o Bacharelado na Universidade de Princeton e se graduou na escola médica da Universidade da Califórnia, em São Francisco. Após o término de seu programa de residência pediátrica no Centro Médico do Hospital Infantil da Califórnia do Norte em 1993, ele serviu como Residente Chefe. Durante seu ano como Chefe, Dr. Greene foi aprovado nos comitês pediátricos junto aos melhores 5% do país.

Dr. Greene ingressou na pediatria de cuidados primários em janeiro de 1993. Ele está na Faculdade Clínica da Escola de Medicina da Faculdade de Stanford, onde atende pacientes e ensina aos residentes. Ele também é o fundador e CEO de DrGreene.com. Dr. Greene também foi nomeado como Herói da Saúde na Internet pela Intel, na área de saúde infantil. Ele é autor de livros, especialista médico e uma personalidade.

Dr. Greene é o autor de Raising Baby Green (Wiley Books, 2007), From First Kicks to First Steps (McGraw-Hill, 2004), e The Parent's Complete Guide to Ear Infections (Avon Books, 1997). Ele também é o co-autor do livro A.D.A.M. Illustrated Family Health Guide (A.D.A.M., Inc., 2004). Dr. Greene também já apareceu e inúmeras publicações incluindo o Wall Street Journal, Parenting, Parent, Child, American Baby, Baby Talk, Working Mother, Better Home's & Gardens, e Reader's Digest. Ele também aparece frequentemente em programas de televisão e rádio como especialista médico.

 


Data da revisão: 6/29/2011
Revisão feita por: Paula J. Busse, MD, Assistant Professor of Medicine, Division of Clinical Immunology, Mount Sinai School of Medicine, New York, NY, Review provided by VeriMed Healthcare Network. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Medical Director, A.D.A.M., Inc.
As informações aqui fornecidas não deverão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico e tratamento de todas as doenças. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. Nenhuma garantia de qualquer natureza, seja expressa ou implícita, é feita quanto à precisão, confiabilidade, conveniência ou correção de quaisquer traduções das informações fornecidas aqui para quaisquer outros idiomas, feitas por um serviço de terceiros. © 1997- A.D.A.M., unidade de negócios da Ebix, Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é terminantemente proibida.
© 1997- adam.comTodos os direitos reservados