Respostas do Dr. Greene |
|
PERGUNTA:
Eu ouvi dizer que bebês que nascem de cesárea são mais propensos a desenvolverem alergias. Por que isto aconteceria?
DR. ALAN GREENE:
Um dos benefícios do parto normal é o "presente" da mãe na forma de bactérias benéficas para o bebê. Normalmente, estas rapidamente se alojam no intestino do recém-nascido: cesarianas podem ser intervenções que salvam vidas, porém o ambiente estéril que elas exigem pode alterar ou atrasar estas bactérias benéficas de se alojarem no trato intestinal do bebê.
Talvez esta é a razão pela qual os nascimentos por cesárea aumentam os riscos de alergia alimentar em 106 por cento e o risco de diarreia infantil em 46 por cento em comparação com o parto normal, em um estudo publicado pelo Archives of Diseases in Childhood (Arquivo de Doenças na Infância). O estudo acompanhou 865 bebês saudáveis e amamentados ao peito para pesquisar alterações em alergias e doenças gastrointestinais após partos por cesárea. Apesar das evidências de alergia alimentar e diarreia, houve algumas boas notícias para os nascidos por cesárea: os pesquisadores não encontraram aumento em casos de cólica, choro ou eczema após o parto por cesárea.
Ainda sim, este estudo apoia um crescente corpo de tendências que indicam que as bactérias benéficas têm um papel importante no desenvolvimento do sistema imunológico. Outros estudos sugerem que mães que amamentam podem ajudar seus filhos, não importando como foi o parto, ao comer alimentos que contêm bactérias benéficas, como iogurte, ou ao tomar suplementos probióticos.
Alan Greene, M.D., obteve o Bacharelado na Universidade de Princeton e se graduou na escola médica da Universidade da Califórnia, em São Francisco. Após o término de seu programa de residência pediátrica no Centro Médico do Hospital Infantil da Califórnia do Norte em 1993, ele serviu como Residente Chefe. Durante seu ano como Chefe, Dr. Greene foi aprovado nos comitês pediátricos junto aos melhores 5% do país.
Dr. Greene ingressou na pediatria de cuidados primários em janeiro de 1993. Ele está na Faculdade Clínica da Escola de Medicina da Faculdade de Stanford, onde atende pacientes e ensina aos residentes. Ele também é o fundador e CEO de DrGreene.com. Dr. Greene também foi nomeado como Herói da Saúde na Internet pela Intel, na área de saúde infantil. Ele é autor de livros, especialista médico e uma personalidade.
Dr. Greene é o autor de Raising Baby Green (Wiley Books, 2007), From First Kicks to First Steps (McGraw-Hill, 2004), e The Parent's Complete Guide to Ear Infections (Avon Books, 1997). Ele também é o co-autor do livro A.D.A.M. Illustrated Family Health Guide (A.D.A.M., Inc., 2004). Dr. Greene também já apareceu e inúmeras publicações incluindo o Wall Street Journal, Parenting, Parent, Child, American Baby, Baby Talk, Working Mother, Better Home's & Gardens, e Reader's Digest. Ele também aparece frequentemente em programas de televisão e rádio como especialista médico.
![]() |