Respostas do Dr. Greene

PERGUNTA: Uma alteração na dieta poderá melhorar minha osteoartrite?


DR. ALAN GREENE: A obesidade é conhecida por aumentar as chances de se desenvolver osteoartrite e acelerar a progressão da osteoartrite em alguém que já a tem. Perder o excesso de peso tem sido associado com a redução da dor e da incapacitação causadas pela osteoartrite, especialmente se a pessoa perde gordura corpórea excessiva.

Pesquisadores ainda não provaram que se alimentar com quantidades maiores de certos alimentos irá evitar a osteoartrite ou reverter seus efeitos. Ainda sim, é muito prudente controlar a obesidade ao limitar calorias, escolhendo hábitos alimentares mais saudáveis e reduzindo a ingestão de alimentos gordurosos. Algumas alterações em substâncias químicas do corpo relacionadas a inflamações dolorosas podem ser provocadas pela substituição de carne vermelha por peixe e usando certos óleos vegetais. Algumas pessoas acreditam que ''alimentos ácidos'' causem artrite. Este não é o caso. Além disso, o álcool não afeta a osteoartrite, embora o alcoolismo possa danificar os ossos e ser uma causa secundária da osteoartrite.

PERGUNTA: Eu já quebrei meu joelho duas vezes jogando futebol. Eu irei desenvolver osteoartrite naquela articulação?


DR. ALAN GREENE: É possível. Trauma nas articulações é conhecido por ser um fator que costuma provocar o desenvolvimento da osteoartrite. Além disso, se um osso estiver quebrado próximo a uma articulação, há uma chance maior de se desenvolver osteoartrite na própria articulação.

PERGUNTA: Tenho problemas de estômago muito facilmente. Medicamentos contra artrite irão irritar meu estômago ou me dar uma úlcera?


DR. ALAN GREENE: Certifique-se de que seu médico esteja ciente de seus problemas estomacais, para que possa lhe receitar um analgésico que não irrite seu estômago ou cause sangramento nas úlceras no estômago, pois às vezes esses medicamentos podem causar isso. Escolhas adequadas poderão ser um analgésico sem aspirina, como acetaminofeno (paracetamol), ou um AINE (medicamento anti-inflamatório não-esteroide) que cause menos sintomas gastrointestinais (como salsalato). Como uma alternativa, seu médico poderá lhe receitar outro medicamento para reduzir os efeitos colaterais dos AINEs. Em alguns casos, poderá ser benéfico mudar para um inibidor da COX-2, que reduz significativamente a chance de problemas estomacais, embora este medicamento tenha alguns efeitos colaterais importantes.

PERGUNTA: Me mudar para um clima diferente irá melhorar minha osteoartrite?


DR. ALAN GREENE: Sabe-se que pessoas que sofrem artrite frequentemente sentem mais dores em locais úmidos, antes de chover, ou às vezes durante períodos úmidos. Porém, a osteoartrite ocorre em todos os climas. O efeito do clima sobre os sintomas realmente é temporário e não afeta de fato a doença. Isto significa que o clima não melhora ou agrava a artrite, porém poderá afetar os sintomas.

PERGUNTA: Eu tenho osteoartrite em minha articulação do quadril. Eu vou precisar de uma cirurgia para corrigir isto?


DR. ALAN GREENE: Muito provavelmente não. A maior parte das pessoas com osteoartrite não precisa fazer cirurgias. A cirurgia se torna uma opção apenas se a pessoa sofre de (1) dores intensas que não são aliviadas por métodos de tratamento disponíveis, (2) afetação drástica da capacidade de executar tarefas diárias ou (3) instabilidade notória das articulações. Tratamentos mais simples deverão ser tentados antes que a cirurgia seja considerada.

PERGUNTA: Minha mãe e meu pai tiveram osteoartrite. Eu tenho chances de também ter osteoartrite?


DR. ALAN GREENE: A hereditariedade aparenta influenciar na osteoartrite, embora as causas exatas permaneçam desconhecidas. Cientistas encontraram em algumas pessoas um gene anormal que causa a primeira ruptura de cartilagem das articulações. Isto eventualmente poderá levar ao desenvolvimento a osteoartrite. Entretanto, não é garantido que você irá desenvolver osteoartrite em uma articulação apenas porque um de seus pais tem osteoartrite.

PERGUNTA: Qual a diferença entre osteoartrite e artrite reumatoide?


DR. ALAN GREENE: Os princípios das duas condições não são os mesmos, e seus tratamentos são muito diferentes. Na osteoartrite, a cartilagem na articulação é danificada, e por fim, a articulação se degenera. A articulação não é primeiramente inflamada, embora inflamações possam ocorrem como um resultado posterior.

Por outro lado, na artrite reumatoide, há uma inflamação inicial no revestimento da articulação. Isto causa um inchaço macio e suave, em contraste com a hipertrofia do osso causada pela osteoartrite. Danos na cartilagem ocorrem depois, como um resultado desta inflamação. A dor da osteoartrite é frequentemente menos problemática de manhã, porém poderá piorar gradualmente durante o dia. Com a artrite reumatoide, a dor e enrijecimento geralmente são piores ao acordar, e melhoram gradualmente durante o dia.

A artrite reumatoide não é apenas uma doença nas articulações. Anormalidades ocorrem nos vasos sanguíneos, circulação e proteínas, assim como no tecido conjuntivo. Não surpreendentemente, a artrite reumatoide é associada com distúrbios mais generalizados, como anemia (número baixo de glóbulos vermelhos), proporcionais à atividade da artrite. Geralmente mais de uma articulação está envolvida na artrite reumatoide, com as mãos quase sempre sendo afetadas.

 


Data da revisão: 12/24/2012
Revisão feita por: Ariel D. Teitel, MD, MBA, Clinical Associate Professor of Medicine, Division of Rheumatology, NYU Langone Medical Center. Review provided by VeriMed Healthcare Network.
As informações aqui fornecidas não deverão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico e tratamento de todas as doenças. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. Nenhuma garantia de qualquer natureza, seja expressa ou implícita, é feita quanto à precisão, confiabilidade, conveniência ou correção de quaisquer traduções das informações fornecidas aqui para quaisquer outros idiomas, feitas por um serviço de terceiros. © 1997- A.D.A.M., unidade de negócios da Ebix, Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é terminantemente proibida.
© 1997- adam.comTodos os direitos reservados