Tratamento por medicamentos - inibidores da COX-2

Existem ao menos duas enzimas cicloxigenase ("COX") no corpo:

  • COX-1 libera prostaglandinas (moléculas de ácido graxo) que ajudam a formar uma camada protetora no trato digestivo
  • COX-2 libera prostaglandinas responsáveis pela dor e inflamação

AINEs tradicionais inibem ambas as enzimas. Eles fornecem alívio para a dor e benefícios anti-inflamatórios. Entretanto, devido à inibição da COX-1 deixar a camada interna do estômago vulnerável a lesões, tais AINEs poderão provocar efeitos colaterais como úlceras estomacais e sangramento. Se você tomar um destes medicamentos, seu médico também poderá pedir que você tome um bloqueador de ácidos estomacais, como um inibidor da bomba de prótons, para reduzir tal risco. Em contraste, a inibição apenas de COX-2 fornece alívio para a dor, porém é menos propensa a causar úlceras estomacais ou sangramento.

Inibidores da COX-2 pertencem a uma classe relativamente nova de medicamentos que foram desenvolvidos para controlar a dor e a inflamação da artrite, sem os efeitos colaterais negativos dos AINEs. Estes medicamentos têm sido muito controversos desde 2004, quando rofecoxibe, tido como seguro, foi retirado do mercado devido a um risco acentuado de ataque cardíaco e derrame. Preocupações similares foram levantadas sobre o valdecoxibe, celocoxibe e agora até o ibuprofeno e outros AINEs tradicionais (exceto a aspirina). Valdecoxibe também foi removido do mercado. Apenas um dos inibidores de COX-2, celecoxibe, foi aprovado pelo FDA norte-americano (U.S. Food and Drug Administration) e está disponível sob prescrição. Inibidores da COX-2 também poderão afetar o funcionamento dos rins, particularmente nos mais idosos. Eles também poderão aumentar a pressão sanguínea. Por estes motivos, qualquer pessoa com um histórico de doenças cardíacas, pressão alta, derrame ou ataque isquêmico transitório (AIT) não deverá tomar inibidores da COX-2 sem instruções específicas de seu médico. Você também não deverá tomar inibidores da COX-2 se estiver grávida ou tentando engravidar.

Um crescente corpo de evidências sugere que riscos cardíacos são reais e importantes para serem levados em consideração, sendo prudente medir os riscos em função dos benefícios ao se tomar AINEs, especialmente se você tem riscos de doenças cardíacas. Inibidores da COX-2 poderão elevar riscos cardíacos e de derrame quando tomados em qualquer dose. Os AINEs não seletivos (com exceção da aspirina) aparentam aumentar o risco, porém apenas em doses maiores. Se alguém que sofre riscos de doenças cardiovasculares utilizar estes AINEs tradicionais, os medicamentos deverão ser utilizados na menor dose efetiva possível, pelo menor tempo necessário, e talvez juntamente com uma pequena dose de aspirina e um inibidor da bomba de prótons para reduzir os efeitos colaterais. Converse com o seu médico sobre o uso desses medicamentos.

 


Data da revisão: 12/24/2012
Revisão feita por: Ariel D. Teitel, MD, MBA, Clinical Associate Professor of Medicine, Division of Rheumatology, NYU Langone Medical Center. Review provided by VeriMed Healthcare Network.
As informações aqui fornecidas não devem ser utilizadas durante nenhuma emergência médica ou para o diagnóstico ou tratamento de qualquer doença médica. Um profissional médico habilitado deve ser consultado para o diagnóstico e tratamento de todas e quaisquer doenças médicas. Os links para outros sites são fornecidos apenas para fins informativos -- eles não constituem endosso desses sites. Nenhuma garantia de qualquer tipo, seja expressa ou implícita, é feita quanto à precisão, confiabilidade, pontualidade ou exatidão de quaisquer traduções feitas por um serviço de terceiros das informações aqui fornecidas para qualquer outro idioma.

© 1997- A.D.A.M., uma unidade de negócios da Ebix, Inc. Qualquer duplicação ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.

Todo o conteúdo deste site, incluindo texto, imagens, gráficos, áudio, vídeo, dados, metadados e compilações, é protegido por direitos autorais e outras leis de propriedade intelectual. É permitida a visualização o conteúdo para uso pessoal e não comercial. Qualquer outro uso requer consentimento prévio por escrito da Ebix. É proibido copiar, reproduzir, distribuir, transmitir, exibir, publicar, fazer engenharia reversa, adaptar, modificar, armazenar além do cache normal do navegador, indexar, minerar, extrair ou criar obras derivadas deste conteúdo. É proibido usar ferramentas automatizadas para acessar ou extrair conteúdo, incluindo a criação de embeddings, vetores, conjuntos de dados ou índices para sistemas de recuperação. O uso de qualquer conteúdo para treinamento, ajuste fino, calibração, teste, avaliação ou aprimoramento de sistemas de inteligência artificial (IA) de qualquer tipo é proibido sem consentimento expresso por escrito. Isso inclui modelos de linguagem de grande escala, modelos de aprendizado de máquina, redes neurais, sistemas geradores, sistemas aumentados por recuperação e qualquer software que ingira conteúdo para produzir resultados. Qualquer uso não autorizado do conteúdo, incluindo uso relacionado à IA, constitui violação dos nossos direitos e pode resultar em ação legal, indenizações e penalidades legais na extensão máxima permitida por lei. A Ebix reserva-se o direito de fazer valer seus direitos por meio de medidas legais, tecnológicas e contratuais.
© 1997- adam.comTodos os direitos reservados