Gota |
|
Gota é uma doença que envolve depósitos de ácido úrico nas articulações. Esta desordem causa dores, especialmente nas articulações dos pés e pernas.
A gota é causa por uma produção elevada de ácido úrico ou uma capacidade reduzida dos rins de eliminar ácido úrico. A causa exata é desconhecida. A gota é mais comum em homens, mulheres após a menopausa e pessoas com pressão sanguínea alta. Consumo elevado de álcool, diabetes, obesidade, anemia falciforme e doenças renais também aumentam o risco.
Um exame de urina é feito para verificar a quantidade de ácido úrico na urina. A urina é coletada durante um período de 24 horas e é enviada para testes em laboratório. As razões mais comuns para se verificar os níveis de ácido úrico na urina são confirmar o diagnóstico ou avaliar a resposta ao tratamento da gota. |
A condição também poderá se desenvolver em pessoas que tomam medicamentos que interferem na excreção de ácido úrico.
Sintomas
Os sintomas aparecem repentinamente, geralmente envolvendo apenas uma ou poucas juntas. A dor frequentemente começa durante a noite e é muitas vezes descrita como latejante, esmagadora ou excruciante. As articulações afetadas demonstram sinais de aquecimento, vermelhidão e dor. A dor tende a ser aliviada em alguns dias.
Caso ataques graves de gota ocorram todos os anos, isto poderá causar deformidades nas articulações e movimentação limitada nas articulações afetadas. Depósitos de ácido úrico chamados tofos se desenvolvem em tecidos de cartilagem, tendões e tecidos moles. Estes tofos geralmente se desenvolvem apenas após o paciente já ter sofrido com a doença por muitos anos. Depósitos também podem ocorrer nos rins, causando falência crônica do rim.
Tratamento
Artrite gotosa crônica é tratada com medicamentos que reduzem os níveis de ácido úrico, como probenecida, que aumentam a sua remoção na urina ou que bloqueiam a enzima que produz ácido úrico, como o alopurinol. Pacientes deverão beber bastante água ou outros fluidos para diminuir o risco de complicações no rim.
A colchicina pode ser adicionada para evitar ataques futuros mais agudos. Este medicamento poderá ser suspenso quando os níveis de ácido úrico estiverem estáveis (geralmente após 3 meses), porém seu uso também poderá ser estendido, em doses baixas, para evitar ataques futuros.
![]() |