Artrite: Pontos-chaves
  • Osteoartrite é uma condição degenerativa que se desenvolve quando a cartilagem (o tecido de revestimento que envolve as extremidades dos ossos em uma articulação) se deteriora. Isto pode acontecer devido a desgastes prolongados, a uma lesão anterior, a uma fragilidade com predisposição genética da cartilagem ou a uma alteração por outra doença.
  • A osteoartrite tipicamente atinge as mãos e articulações que suportam peso (joelhos, quadril, coluna, pés).
  • As causas da osteoartrite permanecem desconhecidas. Entretanto, alguns fatores estão associados com a osteoartrite, tais como desgaste na articulação, lesão na articulação ou uso excessivo, peso corporal excessivo e hereditariedade.
  • Muitas pessoas não percebem que têm osteoartrite por não apresentarem sintomas. Se sintomas estão presentes, eles poderão incluir dores nas articulações, limitações nos movimentos, enrijecimento após inatividade e hipertrofia óssea (esporas ou esporões).
  • O tratamento da osteoartrite deverá ser feito sobre medida para atender às necessidades do indivíduo. Normalmente é iniciado com um programa abrangente que enfatiza exercícios adequados, dieta e nutrição, técnica de proteção das articulações e técnicas de enfrentamento de dor e estresse, autocontrole e medicação.
  • A cirurgia NÃO é a primeira linha de tratamento para a osteoartrite. Ela é reservada para pessoas que têm dores intensas que não são aliviadas por métodos de tratamento disponíveis, instabilidade notória das juntas ou uma capacidade significativamente afetada de executar tarefas diárias devido à dor e à perda de mobilidade.
  • Tratamentos não comprovados para a artrite são aqueles que não foram avaliados por estudos científicos controlados ou que não se provaram eficientes ou seguros quando avaliados por estudos científicos controlados.
  • Embora a artrite tenha se tornado uma causa líder de invalidez nos Estados Unidos, ela pode ser controlada com sucesso. Profissionais da saúde que estão disponíveis para ajudar a coordenar programas de tratamento da osteoartrite incluem médicos da família, reumatologistas (especialistas em doenças do tecido conjuntivo), fisioterapeutas e fisiatras, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas, psiquiatras, psicólogos e assistentes sociais.

 


Data da revisão: 12/24/2012
Revisão feita por: Ariel D. Teitel, MD, MBA, Clinical Associate Professor of Medicine, Division of Rheumatology, NYU Langone Medical Center. Review provided by VeriMed Healthcare Network.
As informações aqui fornecidas não deverão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico e tratamento de todas as doenças. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. Nenhuma garantia de qualquer natureza, seja expressa ou implícita, é feita quanto à precisão, confiabilidade, conveniência ou correção de quaisquer traduções das informações fornecidas aqui para quaisquer outros idiomas, feitas por um serviço de terceiros. © 1997- A.D.A.M., unidade de negócios da Ebix, Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é terminantemente proibida.
© 1997- adam.comTodos os direitos reservados