Artrite reumatoide

Artrite reumatoide é uma doença inflamatória crônica (a longo prazo) que afeta principalmente as juntas e tecidos ao redor, mas que também pode afetar outros sistemas de órgãos.

A causa da artrite reumatoide (AR) é desconhecida. Entretanto, a AR se trata de um ataque do corpo por suas próprias células imunitárias. Casos diferentes podem ter causas diferentes. Fatores infeciosos, genéticos e hormonais podem influenciar.

A doença pode ocorrer a qualquer idade, mas costuma começar entre 25 a 55 anos de idade. A doença é mais comum em pessoas idosas. As mulheres são mais afetadas que homens. Cerca de 1 a 2% da população total é afetada. O curso e a gravidade da doença podem variar consideravelmente.

A doença geralmente começa gradualmente, com fadiga, enrijecimento durante a manhã, dores musculares difusas, perda de apetite e fraqueza. Eventualmente, dores nas articulações aparecem, com aquecimento, sensibilidade e enrijecimento da articulação após inatividade.

A artrite reumatoide afeta articulações em ambos os lados do corpo igualmente. Pulsos, dedos, joelhos, pés e tornozelos são os mais atingidos.

Quando a membrana sinovial (revestimento da articulação) se torna inflamada, ela secreta mais fluido e a articulação incha. A seguir, a cartilagem se torna áspera e corroída. O osso por debaixo eventualmente acaba sendo afetado. A destruição da articulação poderá começar geralmente dentro de 1 a 2 anos após o aparecimento da doença.

Deformidades resultarão da destruição da cartilagem, erosões ósseas, inflamação e ruptura de tendões. Uma complicação que oferece riscos à vida pode ocorrer quando a coluna cervical (pescoço) se torna instável como o resultado de uma artrite reumatoide.

Outras características

Outras características da doença que não envolvem as articulações poderão ocorrer. Os nódulos reumatoides são massas indolores, duras, arredondadas ou ovais que aparecem debaixo da pele, geralmente nos pontos de pressão, como o cotovelo ou o tendão de Aquiles.

Ocasionalmente, nódulos podem aparecer nos olhos, causando inflamação. Se ocorrerem nos pulmões, a inflamação do revestimento do pulmão (pleurite) poderá ocorrer, causando dificuldade para respirar e acúmulo de fluidos no pulmão.

Anemia pode ocorrer devido à incapacidade da medula óssea em produzir novos glóbulos vermelhos em número suficiente para repor os glóbulos perdidos. Suplementos de ferro geralmente não ajudam. Outras anormalidades sanguíneas também poderão ser encontradas, como quantidades muito altas ou muito baixas de plaquetas.

Vasculite reumatoide (inflamação dos vasos sanguíneos) é uma complicação grave da artrite reumatoide e pode ser letal. Poderá causar ulcerações na pele (e infecções subsequentes), úlceras estomacais com sangramento (que podem causar hemorragias sérias) e neuropatias (problemas nervosos que causam dores, dormência ou formigamento).

A vasculite também poderá afetar o cérebro, os nervos e o coração, causando derrames, neuropatias sensoriais (dormência e formigamento), ataques cardíacos ou falência cardíaca.

Complicações cardíacas da artrite reumatoide geralmente afetam o revestimento externo do coração. Quando inflamado, esta condição é chamada de pericardite. Inflamação do músculo do coração, chamada de miocardite, também poderá se desenvolver. Ambas estas condições podem causar falência cardíaca congestiva, caracterizada por dificuldade de respirar e acúmulo de fluidos no pulmão.

Complicações oculares incluem inflamação de várias partes do olho. Estas características deverão ser procuradas em pacientes com artrite reumatoide.

Tratamento

Esta doença requer um tratamento por toda a vida, incluindo vários medicamentos, fisioterapia, educação e possivelmente uma cirurgia para aliviar os sintomas da doença. Tratamentos precoces e agressivos podem atrasar a destruição da articulação.

Além de descanso, exercícios de fortalecimento e medicamentos anti-inflamatórios, o padrão atual de cuidado é começar uma terapia agressiva com medicamentos antirreumáticos modificadores de doença (DMARDs) assim que o diagnóstico é confirmado.

DMARDs, frequentemente utilizados para iniciar a terapia, incluem metotrexato, hidroxicloroquina e sulfassalazina. Minociclina poderá ser tão eficiente ou mais eficiente do que a hidroxicloroquina. Metotrexato é o agente DMARD inicial mais usado.

Cada vez mais, a terapia combinada está sendo usada para uma eficácia maior. Descobriu-se que a "terapia tripla", utilizando metotrexato, hidroxicloroquina e sulfassalazina juntos, é mais eficaz do que qualquer um dos medicamentos sozinhos. A combinação de metotrexato com uma variedade de outros medicamentos individuais também poderá trazer benefícios.

Nos últimos anos, medicamentos novos e promissores têm sido introduzidos. Estes medicamentos promissores que estão rapidamente se tornando a primeira linha de tratamentos, frequentemente em combinação com metotrexato, são inibidores da proteína fator necrose tumoral (TNF). Estes medicamentos incluem etanercepte, infliximabe, adalimumabe, certolizumabe e golimumabe.

Outros medicamentos biológicos injetáveis incluem anakinra, que bloqueia a proteína inflamatória interleucina-1, abatacept, tocilizumabe e rituximabe. Um biológico oral é o tofacitnibe.

Agentes anti-inflamatórios usados para tratar a artrite reumatoide incluem tradicionalmente a aspirina e anti-inflamatórios não-esteroides (AINEs), como o ibuprofeno, fenoprofeno, indometacina, naproxeno e outros.

Estes são medicamentos amplamente utilizados, eficazes no alívio da dor e inflamação associadas com a artrite reumatoide. Entretanto, os efeitos colaterais associados com o uso frequente de muitos destes medicamentos incluem sangramentos gastrointestinais com risco de vida e danos aos rins.

Uma classe similar de medicamentos, chamados de inibidores da COX-2, reduz a dor da artrite sem causar úlceras, evitando parcialmente os efeitos colaterais gastrointestinais associados aos AINEs. Apenas um destes medicamentos, o celecoxibe, disponível apenas por prescrição, está disponível no mercado.

Dois outros inibidores da COX-2, valdecoxibe e rofecoxibe, não estão mais disponíveis, devido ao aumento de riscos ao coração e de derrame cerebral. O celecoxibe também não está isento de efeitos colaterais e de riscos: ele poderá elevar a pressão sanguínea e seu uso a longo prazo poderá aumentar o risco de ataque cardíaco ou de derrame.

Medicamentos antimaláricos, como hidroxicloroquina e sulfassalazina, também são benéficos, geralmente em combinação com metotrexato.

Os benefícios desses medicamentos podem levar semanas ou meses para aparecerem. Por estarem associados a efeitos colaterais tóxicos, o monitoramento frequente com testes sanguíneos enquanto se utilizar estes medicamentos é obrigatório.

Outros medicamentos que suprimem o sistema imunológico, como a azatioprina e ciclofosfamida, às vezes são utilizados com pessoas que falharam com outras terapias. Estes medicamentos, que são associados a efeitos colaterais tóxicos, são geralmente reservados para casos graves de artrite reumatoide.

Corticosteroides têm sido utilizados para reduzir a inflamação causada por artrite reumatoide por mais de 40 anos. Entretanto, devido ao potencial de efeitos colaterais a longo prazo, o uso de corticosteroides é geralmente limitado a períodos curtos e doses baixas, quando possível. Efeitos colaterais poderão incluir hematomas, psicose, fragilidade dos ossos (osteoporose), cataratas, ganho de peso, suscetibilidade a infecções, diabetes e pressão sanguínea alta (hipertensão). Alguns medicamentos podem ser administrados com esteroides para minimizar a osteoporose.

Consulte seu médico antes do uso no longo prazo de qualquer medicamento, incluindo medicamentos vendidos sem receita.

Cirurgia

Ocasionalmente, cirurgia é feita em articulações gravemente afetadas. As cirurgias mais bem-sucedidas são aquelas feitas nos joelhos e no quadril. Geralmente, o primeiro tratamento cirúrgico é a remoção da membrana sinovial (sinovectomia).

Uma alternativa posterior é a substituição total da articulação por uma prótese articular. As cirurgias podem aliviar as dores na articulação, corrigir deformidades e melhorar modestamente o funcionamento da articulação. Em casos extremos, a substituição total do joelho ou do quadril pode significar a diferença entre ser completamente dependente dos outros ou conseguir ter uma vida independente em casa.

Mudanças no estilo de vida

Adicionar gordura com ômega-3 à sua dieta poderá ser útil. Adicionar ácido gama-linolênico à dieta também poderá ser benéfico às pessoas com artrite reumatoide.

Exercícios de amplitude de movimento e programas de exercícios individualizados prescritos por uma fisioterapeuta poderão atrasar a perda de funcionamento da articulação.

Técnicas de proteção da articulação, tratamentos a quente e a frio e o uso de talas ou de dispositivos ortopédicos para apoiar e alinhar as articulações podem ser muito úteis.

Frequentes períodos de descanso entre as atividades, bem como de 8 a 10 horas de sono por noite, também são recomendados.

Outras terapias

Em certos casos os terapeutas usarão máquinas especiais para aplicar calor ou estímulos elétricos para reduzir as dores e melhorar a mobilidade das juntas.

Terapeutas ocupacionais poderão construir talas para sua mão e punho, e lhe ensinar a melhor maneira de proteger e usar suas articulações que são afetadas pela artrite. Eles também demonstram às pessoas como lidar melhor com as tarefas diárias no trabalho e em casa, apesar das limitações causada pela artrite reumatoide.

Monitoramento

Dependendo dos medicamentos que são tomados, exames regulares de sangue e de urina deverão ser feitos para monitorar a evolução e efeitos colaterais. Sempre consulte seu médico antes de tomar qualquer medicamento.

 


Data da revisão: 12/24/2012
Revisão feita por: Ariel D. Teitel, MD, MBA, Clinical Associate Professor of Medicine, Division of Rheumatology, NYU Langone Medical Center. Review provided by VeriMed Healthcare Network.
As informações aqui fornecidas não deverão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico e tratamento de todas as doenças. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. Nenhuma garantia de qualquer natureza, seja expressa ou implícita, é feita quanto à precisão, confiabilidade, conveniência ou correção de quaisquer traduções das informações fornecidas aqui para quaisquer outros idiomas, feitas por um serviço de terceiros. © 1997- A.D.A.M., unidade de negócios da Ebix, Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é terminantemente proibida.
© 1997- adam.comTodos os direitos reservados