Etapa 10: Controle de peso e exercícios
Next Page

O controle de peso é importante para um controle bem-sucedido da artrite. Pesquisas sugerem que:

  • Estar acima do peso é um fator de risco para a osteoartrite
  • Adultos jovens acima do peso têm chance maior de desenvolver osteoartrite do joelho conforme envelhecem

Controlar o seu peso poderá:

  • Diminuir as dores ao reduzir a tensão nas articulações que suportam peso (quadril, joelho, costas, pés)
  • Aumentar a autoestima e evitar o risco de sofrimento psicológico e depressão que podem afetar indivíduos acima do peso

A perda de peso deverá ser aliada a um regime de mais atividades físicas. Um objetivo produtivo é um total de 30 minutos de exercícios todos os dias. Pessoas com osteoartrite poderão precisar alterar seus hábitos de exercícios, porém a maior parte das que têm osteoartrite podem se exercitar. Siga as orientações do seu médico ou fisioterapeuta.

Exercícios regulares são muito importantes para o controle da osteoartrite. Exercícios de fortalecimento e alongamento podem ajudar ao:

  • Aliviar dores e melhorar a movimentação das articulações
  • Construir músculo em volta da articulação, tornando-a mais estável e resistente a lesões futuras

Exercícios específicos poderão ser indicados para melhorar a força e alcance de movimentos em articulações e músculos em particular. Três tipos de exercícios são utilizados para tratar a osteoartrite:

  • Exercícios de alongamento
  • Exercícios isométricos
  • Exercícios aeróbicos

Exercício de alongamento


Também chamados de exercício de alcance de movimentação, os alongamentos ajudam a manter a flexibilidade e o alcance das articulações. Inclui qualquer coisa que coloque a articulação em seu maior alcance de movimentação (por exemplo, alongar a articulação do ombro segurando os braços para fora nas laterais e girando-os como uma hélice). Exercícios de alongamento geralmente são feitos com mais facilidade se a pessoa tomar um analgésico ou aplicar calor às articulações antes de iniciar os exercícios.

Exercícios isométricos


Este é um exercício no qual os músculos são tensionados por um período sem que sejam movidos. Pode ser feito sem a necessidade de se dobrar uma articulação dolorida. Conforme os músculos são exercitados contra resistência, o tamanho e a potência dos mesmos irão aumentar.

Exercícios aeróbicos


Este é um tipo de exercício que constrói resistência e melhora a saúde cardiopulmonar (do coração e do pulmão). Para a maior parte dos indivíduos com osteoartrite, os melhores exercícios aeróbicos são:

  • Natação (especialmente em uma piscina aquecida)
  • Caminhada em pisos nivelados

Tais exercícios suaves tensionam menos as articulações. Exercícios na água são especialmente recomendados para pessoas que têm osteoartrite nas articulações maiores (quadril, joelhos). A flutuação da água torna possível que a pessoa se exercite enquanto o peso de seu corpo é suportado.

Pessoas com osteoartrite nas articulações que suportam peso deverão evitar atividades como corrida e tênis. Estes esportes podem causar muitas tensões sobre as pernas e exigir movimentos com curvatura rápidos e de torsão.

Além disso, exercícios na bicicleta deverão ser utilizados com cautela por pessoas que sofrem de artrite no joelho.

Como a dor poderá piorar com aumento das atividades, pessoas com osteoartrite avançada poderão precisar fazer alguns períodos de descanso durante o dia. Por outro lado, muita inatividade poderá piorar a osteoartrite, causando um enrijecimento progressivo. Um plano de tratamento otimizado deverá atingir o equilíbrio entre exercícios diários e descanso adequado.

 

Next Page

Data da revisão: 12/24/2012
Revisão feita por: Ariel D. Teitel, MD, MBA, Clinical Associate Professor of Medicine, Division of Rheumatology, NYU Langone Medical Center. Review provided by VeriMed Healthcare Network.
As informações aqui fornecidas não deverão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico e tratamento de todas as doenças. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. Nenhuma garantia de qualquer natureza, seja expressa ou implícita, é feita quanto à precisão, confiabilidade, conveniência ou correção de quaisquer traduções das informações fornecidas aqui para quaisquer outros idiomas, feitas por um serviço de terceiros. © 1997- A.D.A.M., unidade de negócios da Ebix, Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é terminantemente proibida.
© 1997- adam.comTodos os direitos reservados