Etapa 2: Sintomas |
|
Pessoas com osteoartrite frequentemente sofrem dos seguintes sintomas em suas articulações:
As pessoas frequentemente percebem que fica mais difícil subir escadas, abrir frascos e executar outras atividades conforme a condição progride.
Dor
Osteoartrite frequentemente envolve uma dor profunda no local ou em torno da articulação afetada. A maior parte das pessoas tem uma piora da dor nas articulações durante o curso do dia. Outras pessoas, entretanto, reclamam que a dor é pior de manhã.
Outras sensações dolorosas, tais como a fricção ou raspagem na articulação, poderão ser sentidas quando uma pessoa executar atividades específicas, como dobrar-se, ajoelhar-se ou subir escadas.
![]() |
|
A dor não é proveniente da cartilagem (que não possui nervos), mas dos tecidos adjacentes esticados ou irritados.
Às vezes a osteoartrite pode causar uma dor "secundária", ou seja, dor que não acontece diretamente na articulação danificada, mas sim em outras regiões. Por exemplo:
Enrijecimento após inatividade
Após períodos de inatividade (por exemplo, dormir ou sentar-se por muito tempo), uma pessoa poderá apresentar um enrijecimento considerável na articulação osteoartrítica. O enrijecimento geralmente dura por 30 minutos ou menos e é amenizado por atividades leves que "aquecem" a articulação.
O enrijecimento durante a manhã que dura por mais de 1 hora deverá ser considerado como uma possibilidade de artrite reumatoide ao invés de osteoartrite.
Crescimento ósseo e inchaço
O desgaste progressivo da cartilagem poderá causar a formação de osteófitos (crescimentos ósseos anormais) ou "esporões ou esporas" nas extremidades ósseas. Tais crescimentos aumentam o aparecimento de inchaço e protuberâncias enquanto continuam o ciclo de irritação e inchaço.
Uma vez que a membrana sinovial (tecido liso que circunda a articulação) se torna irritada devido à erosão da cartilagem, poderá haver produção de uma quantidade excessiva de fluido que poderá se acumular dentro da articulação e causar um inchaço contínuo ou ocasional.
Osteoartrite geralmente não causa qualquer inflamação proeminente (uma resposta protetora na qual o tecido pode tornar-se vermelho, quente e sensível) em resposta a uma lesão. Isto a distingue da artrite reumatoide, que é associada a inflamações consideráveis nas articulações. Eventualmente, pessoas com osteoartrite passam por inflamações leves, embora a causa exata desta reação permaneça desconhecida.
![]() |
|