Etapa 3: Causas
Next Page

Apesar de anos de pesquisas, ninguém possui uma resposta simples para a causa da osteoartrite. Muitos fatores provavelmente causam danos iniciais à cartilagem, desencadeando o processo destrutivo. Permanece um mistério o motivo pelo qual certas articulações são afetadas por osteoartrite quando não sofreram nenhuma lesão ou doenças anteriormente.

Desgaste da articulação


O processo de envelhecimento pode claramente contribuir para o desgaste das articulações e causar osteoartrite, porém nem todos os idosos desenvolvem osteoartrite.

Atletas e trabalhadores braçais frequentemente submetem suas articulações a desgastes prolongados, o que os coloca diante de uma maior chance de desenvolver artrite nos anos a seguir.

Lesão ou uso excessivo da articulação


Juntamente com desgastes contínuos, a osteoartrite também tem sido relacionada com eventos danosos como:

  • Fraturas e infecções que podem danificar os tecidos internos de uma articulação. Indivíduos que passam por lesões repetidas ao joelho, como jogadores de basquete, futebol americano ou futebol, estão muito mais propensos a desenvolverem osteoartrite conforme envelhecem.
  • Além disso, pessoas que utilizam excessivamente suas articulações, expondo-as a estresses e tensões repetidas, correm riscos maiores. Isto é evidente principalmente em ocupações específicas como operadores de britadeira, que costumam desenvolver artrite nas mãos e cotovelos, e bailarinas, que desenvolvem artrite nos pés.

Inatividade


Não surpreendentemente, a inatividade física pode ser tão perigosa para as articulações do que o uso excessivo. Falta de exercícios ou de movimentos variados poderá enfraquecer os músculos que suportam as articulações e diminuir a flexibilidade das articulações. Eventualmente, uma articulação pouco utilizada poderá se tornar dolorosa, enrijecida, disfuncional e propensa a lesões e osteoartrite.

Peso corporal excessivo


Indivíduos pesados apresentam um risco maior de desenvolver artrite pois suas juntas poderão estar tensionadas por excesso de peso. Isto é especialmente evidente em juntas que suportam peso, como as dos joelhos e quadril, que apresentam com frequência os primeiros sinais de desgastes e lesões relacionados ao excesso de peso.

Pesquisas indicam que pessoas que estão acima do peso durante o início da vida adulta têm chance de desenvolver osteoartrite no joelho no futuro.

Como estar acima do peso pode aumentar as chances de danos às articulações e piorar os sintomas artríticos, a maior parte dos especialistas recomenda programas de perda de peso para pessoas acima do peso, que estão sob o risco da osteoartrite. O ganho de peso também deverá ser evitado para ajudar a prevenir que a artrite apareça com o envelhecimento.

Hereditariedade


Pesquisas atuais sugerem que os genes herdados de um dos pais poderá tornar um indivíduo mais propenso a desenvolver osteoartrite do que alguém que não possui estes genes. Cientistas descobriram uma anormalidade em um gene responsável pela produção de colágeno, uma proteína que compõe a cartilagem. Este defeito poderá causar o desgaste prematuro da cartilagem e predispor tais portadores do gene a desenvolver osteoartrite, porém isto explica apenas uma porcentagem muito pequena dos casos de osteoartrite. Estudos estão em andamento à procura dos outros genes.

A osteoartrite nos dedos é bastante comum em determinadas famílias e ainda mais comum em mulheres.

Além disso, a osteoartrite é mais propensa a se desenvolver em pessoas que nascem com deformidades congênitas que fazem com que suas articulações se encaixem de forma incorreta, tais como:

  • Pernas arqueadas 
  • Deslocamento do quadril
  • Frouxidão ligamentar (articulações duplas)

 

Next Page

Data da revisão: 12/24/2012
Revisão feita por: Ariel D. Teitel, MD, MBA, Clinical Associate Professor of Medicine, Division of Rheumatology, NYU Langone Medical Center. Review provided by VeriMed Healthcare Network.
As informações aqui fornecidas não deverão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico e tratamento de todas as doenças. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. Nenhuma garantia de qualquer natureza, seja expressa ou implícita, é feita quanto à precisão, confiabilidade, conveniência ou correção de quaisquer traduções das informações fornecidas aqui para quaisquer outros idiomas, feitas por um serviço de terceiros. © 1997- A.D.A.M., unidade de negócios da Ebix, Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é terminantemente proibida.
© 1997- adam.comTodos os direitos reservados