Etapa 3: Causas |
|
Apesar de anos de pesquisas, ninguém possui uma resposta simples para a causa da osteoartrite. Muitos fatores provavelmente causam danos iniciais à cartilagem, desencadeando o processo destrutivo. Permanece um mistério o motivo pelo qual certas articulações são afetadas por osteoartrite quando não sofreram nenhuma lesão ou doenças anteriormente.
Desgaste da articulação
O processo de envelhecimento pode claramente contribuir para o desgaste das articulações e causar osteoartrite, porém nem todos os idosos desenvolvem osteoartrite.
Atletas e trabalhadores braçais frequentemente submetem suas articulações a desgastes prolongados, o que os coloca diante de uma maior chance de desenvolver artrite nos anos a seguir.
Lesão ou uso excessivo da articulação
Juntamente com desgastes contínuos, a osteoartrite também tem sido relacionada com eventos danosos como:
Inatividade
Não surpreendentemente, a inatividade física pode ser tão perigosa para as articulações do que o uso excessivo. Falta de exercícios ou de movimentos variados poderá enfraquecer os músculos que suportam as articulações e diminuir a flexibilidade das articulações. Eventualmente, uma articulação pouco utilizada poderá se tornar dolorosa, enrijecida, disfuncional e propensa a lesões e osteoartrite.
Peso corporal excessivo
Indivíduos pesados apresentam um risco maior de desenvolver artrite pois suas juntas poderão estar tensionadas por excesso de peso. Isto é especialmente evidente em juntas que suportam peso, como as dos joelhos e quadril, que apresentam com frequência os primeiros sinais de desgastes e lesões relacionados ao excesso de peso.
![]() |
|
Como estar acima do peso pode aumentar as chances de danos às articulações e piorar os sintomas artríticos, a maior parte dos especialistas recomenda programas de perda de peso para pessoas acima do peso, que estão sob o risco da osteoartrite. O ganho de peso também deverá ser evitado para ajudar a prevenir que a artrite apareça com o envelhecimento.
Hereditariedade
Pesquisas atuais sugerem que os genes herdados de um dos pais poderá tornar um indivíduo mais propenso a desenvolver osteoartrite do que alguém que não possui estes genes. Cientistas descobriram uma anormalidade em um gene responsável pela produção de colágeno, uma proteína que compõe a cartilagem. Este defeito poderá causar o desgaste prematuro da cartilagem e predispor tais portadores do gene a desenvolver osteoartrite, porém isto explica apenas uma porcentagem muito pequena dos casos de osteoartrite. Estudos estão em andamento à procura dos outros genes.
A osteoartrite nos dedos é bastante comum em determinadas famílias e ainda mais comum em mulheres.
Além disso, a osteoartrite é mais propensa a se desenvolver em pessoas que nascem com deformidades congênitas que fazem com que suas articulações se encaixem de forma incorreta, tais como:
![]() |
|