Pessoas mais velhas frequentemente não percebem que têm osteoartrite quando não sentem dores ou outros sintomas. Entretanto, exames de raio-X revelam com frequência um pouco de osteoartrite na coluna vertebral ou em dedos nos idosos.
Seu médico poderá diagnosticar a osteoartrite através de:
- Um exame físico e uma discussão de seus sintomas
- Raio-X e possivelmente outros exames de imagem
- Aspiração de fluido e exame de sangue
Exame físico
Se tiver dores nas articulações ou outros sintomas, você poderá conversar com seu médico, que deverá estar familiarizado com o diagnóstico da artrite. Você também poderá consultar um reumatologista (um especialista em problemas nas articulações) ou um ortopedista. O médico irá lhe perguntar sobre quaisquer doenças, lesões ou operações que você teve no passado. Você deverá contar ao médico sobre quaisquer alergias ou outras condições que você tenha hoje.
O médico irá examinar suas articulações, procurando inchaços, deformidades, vermelhidão, calor, sensibilidade e manchas na pele. O médico identificará quais articulações estão afetadas, e como, para distinguir a osteoartrite de outras formas de artrite.
Os músculos que cercam articulações dolorosas e desgastadas poderão estar fracos. Os sintomas em suas mãos poderão ser especialmente importantes para a realização do diagnóstico. A osteoartrite costuma afetar a base do polegar e as articulações do meio e das pontas dos dedos.
| Osteoartrite é associada ao processo de envelhecimento e poderá afetar qualquer articulação. A cartilagem da articulação afetada é gradualmente desgastada, eventualmente fazendo com que ossos friccionem entre si. Esporões ósseos se desenvolvem em ossos desprotegidos, causando dores e inflamação. |
Raios-X e outros exames de imagem
Raios-X podem confirmar que você tem artrite, porém não indicam necessariamente o tipo de artrite. Seu médico irá procurar por alterações estruturais específicas nas articulações, que sugerem a presença de osteoartrite, tais como:
- Estreitamento do espaço da articulação. Isto ocorre devido à perda de cartilagem (por exemplo, estreitamento do espaço da articulação da parte interna do joelho).
- Esporões ósseos. Estes são crescimentos anormais do novo osso que se desenvolve à margem da articulação, sendo a maneira encontrada pela natureza de proteger a articulação.
- Distribuição em um único lado (por exemplo, um joelho, um lado do quadril) de irregularidades nas articulações.
- Cistos. Estes podem ser vistos no osso logo abaixo das superfícies da articulação.
Por outro lado, exames de imagem em pessoas com artrite reumatoide mostram com maior frequência:
- Perda de cálcio do osso (chamado de descalcificação óssea)
- Defeitos causadores de erosão ou buracos nos ossos em uma articulação
- Mudanças em muitas articulações em ambos os lados do corpo
Testes em laboratório
Caso exista dúvida sobre a natureza exata do inchaço nas articulações, o médico poderá executar uma aspiração na articulação. Durante este procedimento:
- Uma agulha é cuidadosamente inserida na articulação para retirar uma pequena quantidade de fluido sinovial da articulação.
- O fluido é então examinado em suas características químicas, viscosidade (espessura), número de células sanguíneas, aparência geral e microrganismos (no caso de suspeita de infecção).
- O fluido de uma articulação com osteoartrite é geralmente claro, enquanto no caso de artrite reumatoide é um pouco turvo, devido à presença de muitos leucócitos.
- O fluido é então examinado à procura de cristais para excluir outros diagnósticos, como o de gota.
- Às vezes o fluido de uma articulação com osteoartrite contém cristais como o pirofosfato de cálcio, que poderá causar irritações leves e aumentar o inchaço.
Exames de sangue poderão ser solicitados para identificar infecção, medir a quantidade de células sanguíneas e indicar fatores decisivos de diagnóstico, como o fator reumatoide (FR), que são mais comuns em pessoas com tipos inflamatórios de artrite, como a artrite reumatoide.
Testes de sangue e urina poderão ser solicitados para descartar condições como gota. O sangue de pessoas com gota contém um alto nível de ácido úrico, que está associado com o acúmulo de cristais causadores de artrite no fluido da articulação.
Você sabia...?
- A osteoartrite é um dos problemas de saúde já descobertos mais antigos, tendo sido encontrada em articulações de dinossauros e em múmias egípcias.
- A osteoartrite ocorre em homens e mulheres e geralmente se desenvolve após os 45 anos de idade.
- Mais de 50% das pessoas acima de 65 anos possuem algum grau de osteoartrite.
|
Data da revisão:
12/24/2012
Revisão feita por:
Ariel D. Teitel, MD, MBA, Clinical Associate Professor of Medicine, Division of Rheumatology, NYU Langone Medical Center. Review provided by VeriMed Healthcare Network.
As informações aqui fornecidas não devem ser utilizadas durante nenhuma emergência médica ou para o diagnóstico ou tratamento de qualquer doença médica. Um profissional médico habilitado deve ser consultado para o diagnóstico e tratamento de todas e quaisquer doenças médicas. Os links para outros sites são fornecidos apenas para fins informativos -- eles não constituem endosso desses sites. Nenhuma garantia de qualquer tipo, seja expressa ou implícita, é feita quanto à precisão, confiabilidade, pontualidade ou exatidão de quaisquer traduções feitas por um serviço de terceiros das informações aqui fornecidas para qualquer outro idioma.
© 1997-
A.D.A.M., uma unidade de negócios da Ebix, Inc. Qualquer duplicação ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.
Todo o conteúdo deste site, incluindo texto, imagens, gráficos, áudio, vídeo, dados, metadados e compilações, é protegido por direitos autorais e outras leis de propriedade intelectual. É permitida a visualização o conteúdo para uso pessoal e não comercial. Qualquer outro uso requer consentimento prévio por escrito da Ebix. É proibido copiar, reproduzir, distribuir, transmitir, exibir, publicar, fazer engenharia reversa, adaptar, modificar, armazenar além do cache normal do navegador, indexar, minerar, extrair ou criar obras derivadas deste conteúdo. É proibido usar ferramentas automatizadas para acessar ou extrair conteúdo, incluindo a criação de embeddings, vetores, conjuntos de dados ou índices para sistemas de recuperação. O uso de qualquer conteúdo para treinamento, ajuste fino, calibração, teste, avaliação ou aprimoramento de sistemas de inteligência artificial (IA) de qualquer tipo é proibido sem consentimento expresso por escrito. Isso inclui modelos de linguagem de grande escala, modelos de aprendizado de máquina, redes neurais, sistemas geradores, sistemas aumentados por recuperação e qualquer software que ingira conteúdo para produzir resultados. Qualquer uso não autorizado do conteúdo, incluindo uso relacionado à IA, constitui violação dos nossos direitos e pode resultar em ação legal, indenizações e penalidades legais na extensão máxima permitida por lei. A Ebix reserva-se o direito de fazer valer seus direitos por meio de medidas legais, tecnológicas e contratuais.
© 1997-

Todos os direitos reservados