Medicamentos para o controle da dor causada pela osteoartrite deverão ser específicos para o tipo de dor, pois a osteoartrite pode causar dores agudas ou crônicas.
- Se uma pessoa sobre dores intensas e inesperadas em uma articulação lesionada, ela poderá se beneficiar com analgésicos fortes e relaxantes musculares.
- Por outro lado, tais medicamentos geralmente não são úteis ou apropriados para dores crônicas, que são tratadas com maior eficácia por técnicas autoadministradas como utilização correta das articulações, proteção das articulações, exercícios, medicação de horário e controle de peso.
Muitos medicamentos são utilizados para tratar a artrite. Alguns deverão ser receitados por um médico, enquanto outros medicamentos liberados poderão ser comprados sem uma receita. Apesar disso, sempre consulte um médico antes de tomar qualquer medicamento novo, incluindo medicamentos liberados. Alguns destes medicamentos têm os mesmos ingredientes que os medicamentos vendidos sob receita médica; sendo assim, existe um risco de superdosagem, a menos que todos os medicamentos sejam utilizados com orientação médica.
Analgésicos vendidos sem receita
Analgésicos como o acetaminofeno (paracetamol) e a aspirina são escolhas comuns para o tratamento da osteoartrite.
- O acetaminofeno geralmente é considerado seguro, embora possa representar riscos para alguns indivíduos com doença no fígado ou quando tomado em doses altas.
- A aspirina é um medicamento popular para muitas desordens artríticas devido à sua capacidade de aliviar a dor assim como a inflamação (inchaço e vermelhidão). Porém, a aspirina não é adequada para pessoas que já tenham apresentado úlceras estomacais ou alergia à aspirina.
Medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs)
AINEs aliviam a dor assim como inflamação. Existe uma grande variedade de AINEs para se escolher, por exemplo:
- Diclofenaco
- Diflunisal
- Etodolaco
- Flurbiprofeno
- Ibuprofeno
- Indometacina
- Cetoprofeno
- Tolmetina
- Meclofenamato
- Nabumetona
- Naproxeno
- Oxaprozin
- Piroxicam
- Salsalato
- Sulindaco
Infelizmente, os AINEs podem ser uma "faca de dois gumes", já que as queixas gastrointestinais - que vão desde dor no estômago até úlcera e sangramento - são efeitos colaterais comuns destes medicamentos.
- Essas queixas às vezes podem ser controladas tomando o AINE com alimentos ou utilizando antiácidos entre as refeições.
- No entanto, se os problemas gastrointestinais são moderados ou intensos, ou se são de longa duração, o médico pode prescrever um AINE que provoque menos efeitos secundários gastrointestinais (por exemplo, salsalato).
- Note que os AINEs também podem causar danos nos rins, piorar a pressão arterial (com a retenção de líquidos e sal) e contribuir para a hemorragia, afetando as plaquetas (elementos de coagulação no sangue).
Parceiros dos AINEs
Os seguintes medicamentos poderão ser prescritos por um médico para reduzir os efeitos colaterais dos AINEs:
- Inibidores da bomba de prótons - tais como esomeprazol, lansoprazol, omeprazol, pantoprazol e rabeprazol - são utilizados para aliviar os sintomas gastrointestinais e têm alguma capacidade para reduzir o risco de úlceras causadas pelos AINEs.
- Antiácidos ajudam a aliviar dores de estômago e outros sintomas gastrointestinais leves (tais como náusea, azia, indigestão).
- Bloqueadores de H2, tais como ranitidina, famotidina ou cimetidina, são utilizados para aliviar os sintomas gastrointestinais, podendo ter alguma capacidade para reduzir o risco de úlceras causadas pelos AINEs.
Inibidores da COX-2
Estes medicamentos reduzem a dor da artrite sem causar úlcera, e pelo menos parcialmente evitam os sintomas gastrointestinais associadas ao uso de AINEs. Apenas um destes medicamentos, disponível apenas por prescrição, está disponível no mercado:
Dois outros inibidores COX-2, valdecoxibe e rofecoxibe, não estão mais disponíveis, devido ao aumento e os riscos ao coração e de derrame. O celecoxibe também não está isento de efeitos colaterais e de riscos: ele poderá elevar a pressão sanguínea e o uso no longo prazo poderá aumentar o risco de um ataque cardíaco ou derrame.
Relaxantes musculares
Estes são às vezes receitados para a osteoartrite quando espasmos musculares causam desconforto a uma pessoa. Eles incluem:
- Ciclobenzaprina
- Carisoprodol
- Metocarbamol
Outros medicamentos com receita
Medicamentos para dormir e antidepressivos poderão ser benéficos em certos indivíduos.
Cremes, loções e sprays vendidos sem receita
Estes podem ser aplicados topicamente (à pele) para um alívio temporário da dor em um músculo dolorido ou articulação. Eles funcionam de várias maneiras, dependendo de seus ingredientes. Alguns produtos contêm:
- Salicilatos (compostos relacionados à aspirina que aliviam a dor).
- Irritantes da pele (produtos químicos que causam frio, calor ou outras sensações, reduzindo assim a sensação de dor).
- Capsaicina (uma substância "quente" encontrada na pimenta que bloqueia sinais de dor ao cérebro). A maior parte dos cremes, como aqueles contendo capsaicina, deverá ser reaplicada três a quatro vezes diariamente e pode precisar de 2 a 4 semanas antes que os efeitos sejam perceptíveis.
 | |
Pergunta: Tenho problemas de estômago muito facilmente. Medicamentos contra artrite irão irritar meu estômago ou me dar uma úlcera?
Resposta:
Certifique-se de que seu médico esteja ciente de seus problemas estomacais, para que ele possa lhe receitar um analgésico que não irrite seu estômago ou cause sangramento ou úlceras do estômago, coisas que estes medicamentos podem ocasionalmente causar. Escolhas adequadas poderão ser um analgésico sem aspirina, como o paracetamol, ou um AINE (medicamento anti-inflamatório não esteroide) que cause menos sintomas gastrointestinais. Como alternativa, seu médico poderá lhe receitar outro medicamento para reduzir os efeitos colaterais dos AINEs. Também poderá ser benéfico trocar para o inibidor da COX-2 celecoxibe, que pode reduzir significativamente a chance de problemas de estômago.
|
Injeções em uma articulação
Estes são medicamentos que um médico pode injetar diretamente na articulação quando você vai a uma consulta:
Data da revisão:
12/24/2012
Revisão feita por:
Ariel D. Teitel, MD, MBA, Clinical Associate Professor of Medicine, Division of Rheumatology, NYU Langone Medical Center. Review provided by VeriMed Healthcare Network.
As informações aqui fornecidas não devem ser utilizadas durante nenhuma emergência médica ou para o diagnóstico ou tratamento de qualquer doença médica. Um profissional médico habilitado deve ser consultado para o diagnóstico e tratamento de todas e quaisquer doenças médicas. Os links para outros sites são fornecidos apenas para fins informativos -- eles não constituem endosso desses sites. Nenhuma garantia de qualquer tipo, seja expressa ou implícita, é feita quanto à precisão, confiabilidade, pontualidade ou exatidão de quaisquer traduções feitas por um serviço de terceiros das informações aqui fornecidas para qualquer outro idioma.
© 1997-
A.D.A.M., uma unidade de negócios da Ebix, Inc. Qualquer duplicação ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.
Todo o conteúdo deste site, incluindo texto, imagens, gráficos, áudio, vídeo, dados, metadados e compilações, é protegido por direitos autorais e outras leis de propriedade intelectual. É permitida a visualização o conteúdo para uso pessoal e não comercial. Qualquer outro uso requer consentimento prévio por escrito da Ebix. É proibido copiar, reproduzir, distribuir, transmitir, exibir, publicar, fazer engenharia reversa, adaptar, modificar, armazenar além do cache normal do navegador, indexar, minerar, extrair ou criar obras derivadas deste conteúdo. É proibido usar ferramentas automatizadas para acessar ou extrair conteúdo, incluindo a criação de embeddings, vetores, conjuntos de dados ou índices para sistemas de recuperação. O uso de qualquer conteúdo para treinamento, ajuste fino, calibração, teste, avaliação ou aprimoramento de sistemas de inteligência artificial (IA) de qualquer tipo é proibido sem consentimento expresso por escrito. Isso inclui modelos de linguagem de grande escala, modelos de aprendizado de máquina, redes neurais, sistemas geradores, sistemas aumentados por recuperação e qualquer software que ingira conteúdo para produzir resultados. Qualquer uso não autorizado do conteúdo, incluindo uso relacionado à IA, constitui violação dos nossos direitos e pode resultar em ação legal, indenizações e penalidades legais na extensão máxima permitida por lei. A Ebix reserva-se o direito de fazer valer seus direitos por meio de medidas legais, tecnológicas e contratuais.
© 1997-

Todos os direitos reservados