Câncer metastático no pulmão
Metástases pulmonares; Câncer metastático pulmonar; Metástases no pulmãoO câncer metastático no pulmão é o câncer que inicia em outro lugar no corpo e se espalha para os pulmões.
Causas
Tumores metastáticos nos pulmões são cânceres que se desenvolvem em outros lugares no corpo (ou outras partes dos pulmões) e se disseminam pela circulação sanguínea ou pelo sistema linfático para os pulmões. É diferente do câncer de pulmão que começa nos pulmões.
Quase todo tipo de câncer pode se espalhar para os pulmões. Os mais comuns incluem:
-
Câncer de bexiga
Câncer de bexiga
O câncer de bexiga é um câncer que começa na bexiga. A bexiga é a parte do corpo que retém e libera a urina. Ela fica no centro do baixo abdome....
ImagenLer artigo agora Adicionar a favoritos -
Câncer de mama
Câncer de mama
O câncer de mama é um câncer que começa no tecido mamário. Existem dois tipos principais de câncer de mama:O carcinoma ductal começa nos canais (duc...
ImagenLer artigo agora Adicionar a favoritos -
Câncer de cólon
Câncer de cólon
Câncer de cólon, ou colorretal, é um câncer que começa no intestino grosso (cólon) ou no reto (fim do cólon). Outros tipos raros de câncer podem afet...
ImagenLer artigo agora Adicionar a favoritos - Câncer de rim
- Melanoma
- Câncer de ovário
- Sarcoma
- Câncer de tireoide
Sintomas
Os sintomas podem incluir qualquer um dos seguintes:
-
Escarro com sangue
Escarro com sangue
Tossir sangue é expectorar sangue ou muco sangrento dos pulmões e da garganta (trato respiratório). Hemoptise é o termo médico para tosse com sangue ...
Ler artigo agora Adicionar a favoritos -
Dor torácica
Dor torácica
A dor no peito é o desconforto ou dor que você sente em qualquer parte da frente do corpo entre o pescoço e o abdome superior.
ImagenLer artigo agora Adicionar a favoritos -
Tosse
Tosse
Tossir é uma forma importante de manter a garganta e as vias aéreas livres. Entretanto, tossir em excesso pode indicar que você tem uma doença ou um...
ImagenLer artigo agora Adicionar a favoritos -
Falta de ar
Falta de ar
Dificuldade para respirar pode envolver:Dificuldade respiratóriaRespiração desconfortávelSensação de não receber ar em quantidade suficiente
ImagenLer artigo agora Adicionar a favoritos - Fraqueza
- Perda de peso
Na maioria dos casos, não há sintomas pulmonares quando os tumores são encontrados.
Sinais e testes
Um médico irá examiná-lo e perguntar sobre seu histórico médico e sobre seus sintomas. Os testes que podem ser feitos incluem:
- Broncoscopia para a visualização das vias aéreas
- Tomografia computadorizada do tórax
-
Radiografia do tórax
Radiografia do tórax
Um raio-X do tórax é um raio-X do peito, pulmões, coração, grandes artérias, costelas e diafragma.
ImagenLer artigo agora Adicionar a favoritos - Estudos citológicos do fluido pleural ou do escarro
- Biópsia pulmonar com agulha
- Cirurgia para retirada de uma amostra do tecido pulmonar (biópsia pulmonar cirúrgica)
Tratamento
Quimioterapia é usada no tratamento do câncer metastático no pulmão. Cirurgia para a remoção de tumores pode ser realizada quando:
- O tumor primário (inicial) tiver sido removido
- O câncer tiver se disseminado somente a áreas limitadas do pulmão
- Os tumores puderem ser removidos completamente através da cirurgia
No entanto, o tumor principal deve ser curável e o paciente deve estar forte o suficiente para passar pela cirurgia e recuperação.
Tratamentos menos comuns incluem:
- Radioterapia
- Colocação de stents dentro das vias respiratórias
- Laserterapia
Tratamentos experimentais podem ser recomendados, por exemplo:
- Uso de sondas de calor local para destruir a área.
- Colocação de medicamentos de quimioterapia diretamente na artéria que fornece sangue à parte do pulmão que contém o tumor.
Grupos de apoio
Você pode reduzir a tensão da doença participando de um grupo de apoio em que os membros compartilham experiências e problemas comuns.
Expectativas (prognóstico)
Cura é improvável na maioria dos casos de câncer que se espalharam para os pulmões. No entanto, o prognóstico depende do tipo específico de câncer primário. Alguns cânceres, como linfoma, podem ser muitas vezes tratados, e às vezes curados. Em casos raros, uma pessoa pode viver mais de 5 anos com câncer metastático nos pulmões.
Você e sua família podem querer começar a pensar sobre o planejamento de fim de vida, como:
- Cuidados paliativos domiciliares ou em instituição médica
- Diretivas de cuidados avançados
- Representante legal
Complicações
Complicações de tumores metastáticos nos pulmões podem incluir:
- Fluido entre o pulmão e a parede do tórax (efusão pleural), que pode causar dificuldade respiratória ou dor durante inspiração profunda
- Disseminação adicional do câncer
- Efeitos colaterais da quimioterapia e radioterapia
Quando contatar um profissional de saúde
Ligue para o seu médico se tiver um histórico de câncer e desenvolver:
- Tosse com sangue
- Tosse persistente
-
Dificuldade respiratória
Dificuldade respiratória
Dificuldade para respirar pode envolver:Dificuldade respiratóriaRespiração desconfortávelSensação de não receber ar em quantidade suficiente
ImagenLer artigo agora Adicionar a favoritos - Perda de peso inexplicada
Prevenção
Nem todos os cânceres podem ser prevenidos. No entanto, muitos podem ser prevenidos por:
- Ingestão de uma dieta sadia
- Exercícios regulares
- Limite no consumo de álcool
- Não fumar
Referências
Arenberg DA, Pickens A. Metastatic malignant tumors. In: Broaddus VC, Mason RJ, Ernst JD, et al, eds. Murray and Nadel's Textbook of Respiratory Medicine. 6th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2016:chap 55.
Putnam JB. Lung, chest wall, and mediastinum. In: Townsend CM, Beauchamp RD, Evers BM, Mattox KL, eds. Sabiston Textbook of Surgery. 20th ed. Philadelphia, PA: Elsevier; 2017:chap 57.
Ripley RT, Rusch VW. Lung metastases. In: Niederhuber JE, Armitage JO, Doroshow JH, Kastan MB, Tepper JE, eds. Abeloff's Clinical Oncology. 5th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2014:chap 52.
-
Broncoscopia - Ilustração
A broncoscopia é uma técnica cirúrgica para a visualização do interior das vias aéreas. Com o uso de sofisticados instrumentos de fibra óptica flexível, os cirurgiões podem explorar a traqueia, os brônquios principais e parte dos brônquios pequenos. Em pacientes pediátricos, esse procedimento pode ser usado para remover corpos estranhos que possam ter sido inalados. Em adultos, o procedimento é geralmente usado para retirar amostras (biópsia) de lesões suspeitas e para a cultura de áreas específicas no pulmão.
Broncoscopia
Ilustração
-
Câncer no pulmão, raio X lateral do tórax - Ilustração
Uma visão lateral de um raio X de tórax com câncer central do pulmão.
Câncer no pulmão, raio X lateral do tórax
Ilustração
-
Câncer no pulmão, raio X frontal do tórax - Ilustração
Um raio-X do tórax em um paciente com câncer central do pulmão direito. Observe a massa branca na parte média do pulmão direito (visto no lado esquerdo da imagem).
Câncer no pulmão, raio X frontal do tórax
Ilustração
-
Pneumoconiose dos mineiros de carvão - estágio II - Ilustração
Este raio-X de tórax mostra a pneumoconiose dos mineiros de carvão (PMC) no estágio II. Há pequenas áreas claras e difusas em ambos os lados dos pulmões. Outras doenças que podem explicar esses achados radiográficos incluem silicose simples, tuberculose disseminada, câncer de pulmão metastático e outras doenças pulmonares infiltrativas difusas.
Pneumoconiose dos mineiros de carvão - estágio II
Ilustração
-
Pneumoconiose dos mineiros de carvão - estágio II nº 2 - Ilustração
Este raio-X de tórax mostra a pneumoconiose dos mineiros de carvão - estágio II. Há pequenas áreas claras e difusas (2 a 4 mm cada) nos dois pulmões. No pulmão superior direito (no lado esquerdo da imagem), há uma área clara (medindo cerca de 2 cm por 4 cm) com bordas mal definidas, representando coalescência (junção) de áreas claras anteriormente distintas. As doenças que podem explicar esses achados radiográficos incluem pneumoconiose dos mineiros de carvão (PMC) simples - estágio II, silicotuberculose, tuberculose disseminada, câncer de pulmão metastático e outras doenças pulmonares infiltrativas difusas.
Pneumoconiose dos mineiros de carvão - estágio II nº 2
Ilustração
-
Pneumoconiose dos mineiros de carvão, complicada - Ilustração
Esta imagem mostra pneumoconiose dos mineradores de carvão. Há pequenas áreas claras e difusas (3 to 5 mm) em ambos os lados dos pulmões. Há grandes áreas claras com bordas mal definidas, paralelas entre si, nas áreas superiores em ambos os lados dos pulmões. As doenças que podem explicar esses achados radiográficos incluem pneumoconiose dos mineradores de carvão (PMC) complicada, silicotuberculose, tuberculose disseminada, câncer de pulmão metastático e outras doenças pulmonares infiltrativas difusas.
Pneumoconiose dos mineiros de carvão, complicada
Ilustração
-
Pneumoconiose dos mineiros de carvão, complicada nº 2 - Ilustração
Esta imagem mostra pneumoconiose dos mineradores de carvão. Há grandes áreas claras e difusas, paralelas entre si, nas partes superior e média de ambos os pulmões. Elas estão sobrepostas em um fundo com pequenas áreas claras, pouco distinguíveis e difusas localizadas em ambos os pulmões. As doenças que podem explicar esses achados radiográficos incluem, mas não se limitam a pneumoconiose dos mineiros de carvão (PMC) complicada, silicotuberculose e câncer de pulmão metastático.
Pneumoconiose dos mineiros de carvão, complicada nº 2
Ilustração
-
Nódulo pulmonar - raio X de vista frontal - Ilustração
Este raio-X mostra uma única lesão (nódulo pulmonar) no pulmão superior direito (uma área clara no lado esquerdo da imagem). O nódulo tem bordas distintas (bem definidas) e é uniforme em densidade. A tuberculose (TB) e outras doenças podem causar esse tipo de lesão.
Nódulo pulmonar - raio X de vista frontal
Ilustração
-
Nódulo pulmonar, solitário - Tomomografia computadorizada (TC) - Ilustração
Esta tomografia computadorizada mostra uma única lesão (nódulo pulmonar) no pulmão esquerdo. Este nódulo aparece como um círculo claro na parte superior da área escura no lado esquerdo da imagem. Um pulmão normal apareceria completamente escurecido em uma tomografia computadorizada.
Nódulo pulmonar, solitário - Tomomografia computadorizada (TC)
Ilustração
-
Sarcoide, estágio II - raio X do tórax - Ilustração
A sarcoidose causa danos ao tecido pulmonar, que se recupera formando cicatrizes. O filme mostra uma aparência difusa, leitosa e granular nas áreas normalmente escuras do pulmão. Este indivíduo tem uma redução acentuada no funcionamento dos pulmões.
Sarcoide, estágio II - raio X do tórax
Ilustração
-
Pulmão com câncer de células escamosas - tomografia computadorizada (TC) - Ilustração
Esta tomografia computadorizada mostra uma seção transversal dos pulmões de uma pessoa com câncer de pulmão. As duas áreas escuras no centro da tela são os pulmões. As áreas claras no pulmão direito representam o câncer (lado esquerdo da imagem).
Pulmão com câncer de células escamosas - tomografia computadorizada (TC)
Ilustração
-
Sistema respiratório - Ilustração
Sistema respiratório
Ilustração
-
Broncoscopia - Ilustração
A broncoscopia é uma técnica cirúrgica para a visualização do interior das vias aéreas. Com o uso de sofisticados instrumentos de fibra óptica flexível, os cirurgiões podem explorar a traqueia, os brônquios principais e parte dos brônquios pequenos. Em pacientes pediátricos, esse procedimento pode ser usado para remover corpos estranhos que possam ter sido inalados. Em adultos, o procedimento é geralmente usado para retirar amostras (biópsia) de lesões suspeitas e para a cultura de áreas específicas no pulmão.
Broncoscopia
Ilustração
-
Câncer no pulmão, raio X lateral do tórax - Ilustração
Uma visão lateral de um raio X de tórax com câncer central do pulmão.
Câncer no pulmão, raio X lateral do tórax
Ilustração
-
Câncer no pulmão, raio X frontal do tórax - Ilustração
Um raio-X do tórax em um paciente com câncer central do pulmão direito. Observe a massa branca na parte média do pulmão direito (visto no lado esquerdo da imagem).
Câncer no pulmão, raio X frontal do tórax
Ilustração
-
Pneumoconiose dos mineiros de carvão - estágio II - Ilustração
Este raio-X de tórax mostra a pneumoconiose dos mineiros de carvão (PMC) no estágio II. Há pequenas áreas claras e difusas em ambos os lados dos pulmões. Outras doenças que podem explicar esses achados radiográficos incluem silicose simples, tuberculose disseminada, câncer de pulmão metastático e outras doenças pulmonares infiltrativas difusas.
Pneumoconiose dos mineiros de carvão - estágio II
Ilustração
-
Pneumoconiose dos mineiros de carvão - estágio II nº 2 - Ilustração
Este raio-X de tórax mostra a pneumoconiose dos mineiros de carvão - estágio II. Há pequenas áreas claras e difusas (2 a 4 mm cada) nos dois pulmões. No pulmão superior direito (no lado esquerdo da imagem), há uma área clara (medindo cerca de 2 cm por 4 cm) com bordas mal definidas, representando coalescência (junção) de áreas claras anteriormente distintas. As doenças que podem explicar esses achados radiográficos incluem pneumoconiose dos mineiros de carvão (PMC) simples - estágio II, silicotuberculose, tuberculose disseminada, câncer de pulmão metastático e outras doenças pulmonares infiltrativas difusas.
Pneumoconiose dos mineiros de carvão - estágio II nº 2
Ilustração
-
Pneumoconiose dos mineiros de carvão, complicada - Ilustração
Esta imagem mostra pneumoconiose dos mineradores de carvão. Há pequenas áreas claras e difusas (3 to 5 mm) em ambos os lados dos pulmões. Há grandes áreas claras com bordas mal definidas, paralelas entre si, nas áreas superiores em ambos os lados dos pulmões. As doenças que podem explicar esses achados radiográficos incluem pneumoconiose dos mineradores de carvão (PMC) complicada, silicotuberculose, tuberculose disseminada, câncer de pulmão metastático e outras doenças pulmonares infiltrativas difusas.
Pneumoconiose dos mineiros de carvão, complicada
Ilustração
-
Pneumoconiose dos mineiros de carvão, complicada nº 2 - Ilustração
Esta imagem mostra pneumoconiose dos mineradores de carvão. Há grandes áreas claras e difusas, paralelas entre si, nas partes superior e média de ambos os pulmões. Elas estão sobrepostas em um fundo com pequenas áreas claras, pouco distinguíveis e difusas localizadas em ambos os pulmões. As doenças que podem explicar esses achados radiográficos incluem, mas não se limitam a pneumoconiose dos mineiros de carvão (PMC) complicada, silicotuberculose e câncer de pulmão metastático.
Pneumoconiose dos mineiros de carvão, complicada nº 2
Ilustração
-
Nódulo pulmonar - raio X de vista frontal - Ilustração
Este raio-X mostra uma única lesão (nódulo pulmonar) no pulmão superior direito (uma área clara no lado esquerdo da imagem). O nódulo tem bordas distintas (bem definidas) e é uniforme em densidade. A tuberculose (TB) e outras doenças podem causar esse tipo de lesão.
Nódulo pulmonar - raio X de vista frontal
Ilustração
-
Nódulo pulmonar, solitário - Tomomografia computadorizada (TC) - Ilustração
Esta tomografia computadorizada mostra uma única lesão (nódulo pulmonar) no pulmão esquerdo. Este nódulo aparece como um círculo claro na parte superior da área escura no lado esquerdo da imagem. Um pulmão normal apareceria completamente escurecido em uma tomografia computadorizada.
Nódulo pulmonar, solitário - Tomomografia computadorizada (TC)
Ilustração
-
Sarcoide, estágio II - raio X do tórax - Ilustração
A sarcoidose causa danos ao tecido pulmonar, que se recupera formando cicatrizes. O filme mostra uma aparência difusa, leitosa e granular nas áreas normalmente escuras do pulmão. Este indivíduo tem uma redução acentuada no funcionamento dos pulmões.
Sarcoide, estágio II - raio X do tórax
Ilustração
-
Pulmão com câncer de células escamosas - tomografia computadorizada (TC) - Ilustração
Esta tomografia computadorizada mostra uma seção transversal dos pulmões de uma pessoa com câncer de pulmão. As duas áreas escuras no centro da tela são os pulmões. As áreas claras no pulmão direito representam o câncer (lado esquerdo da imagem).
Pulmão com câncer de células escamosas - tomografia computadorizada (TC)
Ilustração
-
Sistema respiratório - Ilustração
Sistema respiratório
Ilustração
Data da revisão: 5/20/2016
Revisão feita por: Todd Gersten, MD, Hematology/Oncology, Florida Cancer Specialists & Research Institute, Wellington, FL. Review provided by VeriMed Healthcare Network. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Isla Ogilvie, PhD, and the A.D.A.M. Editorial team.