Artrite: Histórias reais

Rita tem 61 anos de idade e vive na região sul da Flórida. Ela sofre de dificuldade motora, porém dirige um coral e é voluntária em uma variedade de atividades em sua igreja. Ela também se descreve como uma "ótima mãe e avó".

Há quanto tempo você tem artrite?


Me parece que eu já tenho por 3 ou 4 anos, no mínimo. Eu fui diagnosticada neste último verão.

Quais eram os seus sintomas antes do tratamento?


Eu tinha dores terríveis em minhas costas, joelhos e tornozelos. A dor foi piorando nos últimos anos. Era muito difícil de lidar com isso.

Isso afetou a sua vida?


Sim, afetou. O que eu costumava fazer em 1 hora, começou a levar 3 horas, e assim eu tinha que levantar mais cedo. Eu consigo caminhar apenas distâncias curtas agora, já que meus tornozelos estão ruins.

Você tentou algum tipo de remédio caseiro?


Eu experimentei muitos remédios herbais. Eles podem até ter ajudado um pouco, porém, apenas por pouquíssimo tempo.

O que te levou a consultar um médico?


Eu desenvolvi um calombo e meus cotovelos e tornozelos doíam com frequência, então eu fui atrás de um especialista em reumatismo. Ele me diagnosticou com artrite após um exame de raios-X. Ele também fez um exame de sangue.

Você ainda tem quaisquer perguntas sobre artrite ou o seu tratamento? E caso tenha, quais são?


Eu sou uma mulher jovem, com 61 anos de idade, e gostaria de sentir menos dores. Eu também gostaria de evitar o máximo possível que esta condição me deixasse tanto na cama.

NOTA DO EDITOR: Rita relatou que ela frequentemente passa alguns dias sem tomar seus medicamentos. Ela tem preocupações sobre tomar vários medicamentos e irritar seu estômago, sendo que ambas são questões importantes e válidas. Ela também deveria conversar com seu médico sobre estas preocupações. Ela também não tentou ainda alguma das inúmeras estratégias comprovadas de cuidados em casa, como um programa regular de exercícios, terapia de calor e frio, redução de estresse, creme de capsaicina e uma dieta rica em vitaminas e minerais. Frequentemente, tais etapas de cuidados em casa são tudo o que se precisa, e você não precisará de medicamentos receitados. Se você tem artrite, converse com o seu médico sobre todas as suas opções de tratamento. Para obter o máximo benefício, você deverá tomar qualquer medicamento conforme as instruções de seu médico. Se você tem preocupações ou perguntas, discuta-as com seu médico e farmacêutico.

 


Data da revisão: 12/24/2012
Revisão feita por: Ariel D. Teitel, MD, MBA, Clinical Associate Professor of Medicine, Division of Rheumatology, NYU Langone Medical Center. Review provided by VeriMed Healthcare Network.
As informações aqui fornecidas não deverão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico e tratamento de todas as doenças. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. Nenhuma garantia de qualquer natureza, seja expressa ou implícita, é feita quanto à precisão, confiabilidade, conveniência ou correção de quaisquer traduções das informações fornecidas aqui para quaisquer outros idiomas, feitas por um serviço de terceiros. © 1997- A.D.A.M., unidade de negócios da Ebix, Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é terminantemente proibida.
© 1997- adam.comTodos os direitos reservados