Alérgenos aéreos

Espirrar nem sempre é sintoma de um resfriado. Às vezes, é uma reação alérgica a algo no ar. De acordo com a Academia Americana de Alergia, Asma e Imunologia, 40 milhões de norte-americanos sofrem de sintomas no trato respiratório superior que são reações alérgicas ao pólen disperso no ar. A alergia ao pólen, também chamada de febre do feno, é uma das doenças crônicas mais comuns nos Estados Unidos. Por todo o mundo, poeira dispersa no ar causa a maior parte dos problemas às pessoas com alergias. Os sintomas respiratórios de asma, que afetam mais de 15 milhões de norte-americanos, são frequentemente provocados por alérgenos aéreos (substâncias que causam uma reação alérgica).

Por que algumas pessoas são alérgicas as estas substâncias enquanto outras não são?


Cientistas creem que as pessoas herdam uma tendência a serem alérgicas, o que significa uma chance maior de alergia a um ou mais alérgenos, embora provavelmente não tenham uma tendência herdada a serem alérgicos a qualquer alérgeno em particular. Crianças têm muito mais chance de desenvolver alergias se os seus pais têm alergias, mesmo se apenas um dos pais é alérgico. A exposição a alérgenos em certos momentos quando as defesas do corpo estão reduzidas ou enfraquecidas, como após uma infecção viral ou durante a gravidez, parece contribuir para o desenvolvimento de alergias.

Sintomas de alergias a substâncias aéreas


Os sinais e sintomas são familiares para muitas pessoas:

  • Espirros acompanhados com frequência por um nariz escorrendo ou entupido
  • Tosse e rinorreia posterior
  • Coceira nos olhos, no nariz e na garganta
  • Olheiras alérgicas (círculos escuros debaixo dos olhos causados por um aumento do fluxo de sangue próximo aos seios nasais)
  • Uma ruga horizontal no nariz (comum em crianças que persistentemente esfregam o nariz para cima, causando esta marca)
  • Olhos lacrimejantes
  • Conjuntivite (uma inflamação da membrana que reveste as pálpebras, causando olhos avermelhados e inchados, e formação de crostas nas pálpebras)

Em pessoas que não são alérgicas, o muco nas passagens nasais simplesmente move partículas estranhas para a garganta, onde podem ser engolidas ou tossidas para fora. Porém, algo diferente acontece com uma pessoa que é sensível a alérgenos aéreos.

Assim que o alérgeno chega às membranas mucosas que revestem o interior do nariz, uma reação em cadeia ocorre, fazendo com que os mastócitos nestes tecidos liberem histamina e outras substâncias químicas. Estas substâncias químicas poderosas entram em contato com certas células que revestem alguns pequenos vasos sanguíneos no nariz. Isto permite que os fluidos escapem, o que faz com que as vias nasais se inchem, resultando em congestão nasal.

Criado pelo Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas

Referência


Academia Americana de Alergia, Asma & Imunologia (AAAAI). The Allergy Report: Science Based Findings on the Diagnosis & Treatment of Allergic Disorders, 1996-2001. Milwaukee, Wis: Academia Americana de Alergia, Asma & Imunologia (AAAAI).; 2001. (Versão atualizada em 2007 disponível online em www.theallergyreport.com.)

 


Data da revisão: 6/29/2012
Revisão feita por: Allen J. Blaivas, DO, Clinical Assistant Professor of Medicine UMDNJ-NJMS, Attending Physician in the Division of Pulmonary, Critical Care, and Sleep Medicine, Department of Veteran Affairs, VA New Jersey Health Care System, East Orange, NJ. Review provided by VeriMed Healthcare Network. Previoulsy reviewed by David A. Kaufman, MD, Section Chief, Pulmonary, Critical Care & Sleep Medicine, Bridgeport Hospital-Yale New Haven Health System, and Assistant Clinical Professor, Yale University School of Medicine, New Haven, CT. Review provided by VeriMed Healthcare Network. (6/1/2010)
As informações aqui fornecidas não deverão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico e tratamento de todas as doenças. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. Nenhuma garantia de qualquer natureza, seja expressa ou implícita, é feita quanto à precisão, confiabilidade, conveniência ou correção de quaisquer traduções das informações fornecidas aqui para quaisquer outros idiomas, feitas por um serviço de terceiros. © 1997- A.D.A.M., unidade de negócios da Ebix, Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é terminantemente proibida.
© 1997- adam.comTodos os direitos reservados