Bronquite aguda |
|
A bronquite é uma inflamação dos brônquios, parte do sistema que chega até os pulmões. Existem dois tipos de bronquite: bronquite aguda e bronquite crônica. Bronquite aguda geralmente aparece após uma infecção respiratória, tal como um resfriado, e pode ser causada tanto por um vírus como por bactérias. Bronquite crônica não tem um surgimento repentino e é mais frequentemente causada por irritação a longo prazo dos brônquios. A bronquite é considerada crônica se os sintomas continuarem por 3 meses ou mais. Bronquite causada por alergias também pode ser classificada como bronquite crônica.
Asma certas vezes é subdiagnosticada, especialmente em crianças com menos de 5 anos de idade. A asma, nelas, é, às vezes, entendida como uma bronquite crônica ou uma bronquite com chiado. Embora nem todos os chiados e tosses sejam chamados de asma, a asma deverá ser considerada sempre quando episódios de tosse crônica, recorrente ou respiração ofegante sem uma razão clara, especialmente em crianças.
Quais são os sintomas da bronquite aguda?
O que causa bronquite aguda?
A bronquite resulta de uma infecção como resfriado ou gripe. A infecção inflama os brônquios, o que causa os sintomas da bronquite. Embora a bronquite aguda seja relativamente comum, algumas pessoas são mais propensas a ela do que outras. Pessoas com um risco maior incluem fumantes, pessoas com doenças respiratórias como asma e indivíduos expostos a altos níveis de poluentes no ar.
A bronquite aguda é perigosa?
Embora a bronquite em si não seja perigosa, a infecção que causa a bronquite poderá progredir e virar uma pneumonia. A bronquite também poderá agravar os sintomas de asma ou de outras desordens respiratórias. Se uma criança demonstrar sinais de bronquite, consulte um médico, que poderá observar qualquer desenvolvimento sério.
Como a bronquite aguda é tratada?
O tratamento da bronquite aguda depende do que a causou. Antibióticos poderão ser utilizados para tratar a bronquite causada por uma infecção bacteriana, porém são ineficientes para uma bronquite causada por um vírus. Em crianças, a bronquite ou tosses não específicas raramente exigem antibióticos. Geralmente, o tratamento de bronquite aguda não requer antibióticos pois este tipo de bronquite geralmente é causado por vírus. Ocasionalmente, se uma tosse durar mais de 10 dias e houver a suspeita de bactérias específicas, uma dose de antibióticos poderá ajudar. Lembre-se sempre que apenas o seu médico pode lhe receitar antibióticos.
O tratamento dos sintomas da bronquite frequentemente inclui analgésicos para dores de garganta, medicamentos de redução de febre, supressores de tosse e ar úmido para aliviar desidratação e tosse. Verifique com o seu médico antes de tomar medicamentos para reduzir a tosse. Supressores de tosse poderão ser recomendados para uso noturno, para uma boa noite de sono, porém deverão ser evitados durante o dia para permitir que o corpo possa expelir o muco.
A bronquite aguda pode ser evitada?
Para indivíduos que desenvolvem bronquite aguda com frequência, a melhor maneira de evitar a doença é evitar se expor a resfriados e outras infecções respiratórias. Para isso, lave suas mãos com frequência, evite pessoas com infecções respiratórias, coma e durma bem. Fumantes são estimulados a parar de fumar, já que têm um risco maior de desenvolver bronquite aguda ou crônica.
Para as crianças, uma das coisas mais importantes a serem feitas é evitar que elas respirem fumaça de cigarros.
Referência
National Asthma Education and Prevention Program Expert Panel Report 3: Guidelines for the Diagnosis and Management of Asthma. Rockville, MD. National Heart, Lung, and Blood Institute, US Dept of Health and Human Services; 2007. NIH publications 08-4051.
![]() |