Bronquite aguda

A bronquite é uma inflamação dos brônquios, parte do sistema que chega até os pulmões. Existem dois tipos de bronquite: bronquite aguda e bronquite crônica. Bronquite aguda geralmente aparece após uma infecção respiratória, tal como um resfriado, e pode ser causada tanto por um vírus como por bactérias. Bronquite crônica não tem um surgimento repentino e é mais frequentemente causada por irritação a longo prazo dos brônquios. A bronquite é considerada crônica se os sintomas continuarem por 3 meses ou mais. Bronquite causada por alergias também pode ser classificada como bronquite crônica.

Asma certas vezes é subdiagnosticada, especialmente em crianças com menos de 5 anos de idade. A asma, nelas, é, às vezes, entendida como uma bronquite crônica ou uma bronquite com chiado. Embora nem todos os chiados e tosses sejam chamados de asma, a asma deverá ser considerada sempre quando episódios de tosse crônica, recorrente ou respiração ofegante sem uma razão clara, especialmente em crianças.

Quais são os sintomas da bronquite aguda?


  • Febre
  • Tosse dolorida
  • Dor de garganta
  • Produção de muco espesso e amarelado
  • Falta de ar ou chiado

O que causa bronquite aguda?


A bronquite resulta de uma infecção como resfriado ou gripe. A infecção inflama os brônquios, o que causa os sintomas da bronquite. Embora a bronquite aguda seja relativamente comum, algumas pessoas são mais propensas a ela do que outras. Pessoas com um risco maior incluem fumantes, pessoas com doenças respiratórias como asma e indivíduos expostos a altos níveis de poluentes no ar.

A bronquite aguda é perigosa?


Embora a bronquite em si não seja perigosa, a infecção que causa a bronquite poderá progredir e virar uma pneumonia. A bronquite também poderá agravar os sintomas de asma ou de outras desordens respiratórias. Se uma criança demonstrar sinais de bronquite, consulte um médico, que poderá observar qualquer desenvolvimento sério.

Como a bronquite aguda é tratada?


O tratamento da bronquite aguda depende do que a causou. Antibióticos poderão ser utilizados para tratar a bronquite causada por uma infecção bacteriana, porém são ineficientes para uma bronquite causada por um vírus. Em crianças, a bronquite ou tosses não específicas raramente exigem antibióticos. Geralmente, o tratamento de bronquite aguda não requer antibióticos pois este tipo de bronquite geralmente é causado por vírus. Ocasionalmente, se uma tosse durar mais de 10 dias e houver a suspeita de bactérias específicas, uma dose de antibióticos poderá ajudar. Lembre-se sempre que apenas o seu médico pode lhe receitar antibióticos.

O tratamento dos sintomas da bronquite frequentemente inclui analgésicos para dores de garganta, medicamentos de redução de febre, supressores de tosse e ar úmido para aliviar desidratação e tosse. Verifique com o seu médico antes de tomar medicamentos para reduzir a tosse. Supressores de tosse poderão ser recomendados para uso noturno, para uma boa noite de sono, porém deverão ser evitados durante o dia para permitir que o corpo possa expelir o muco.

A bronquite aguda pode ser evitada?


Para indivíduos que desenvolvem bronquite aguda com frequência, a melhor maneira de evitar a doença é evitar se expor a resfriados e outras infecções respiratórias. Para isso, lave suas mãos com frequência, evite pessoas com infecções respiratórias, coma e durma bem. Fumantes são estimulados a parar de fumar, já que têm um risco maior de desenvolver bronquite aguda ou crônica.

Para as crianças, uma das coisas mais importantes a serem feitas é evitar que elas respirem fumaça de cigarros.

Referência


National Asthma Education and Prevention Program Expert Panel Report 3: Guidelines for the Diagnosis and Management of Asthma. Rockville, MD. National Heart, Lung, and Blood Institute, US Dept of Health and Human Services; 2007. NIH publications 08-4051.

 


Data da revisão: 6/29/2012
Revisão feita por: Allen J. Blaivas, DO, Clinical Assistant Professor of Medicine UMDNJ-NJMS, Attending Physician in the Division of Pulmonary, Critical Care, and Sleep Medicine, Department of Veteran Affairs, VA New Jersey Health Care System, East Orange, NJ. Review provided by VeriMed Healthcare Network. Previoulsy reviewed by David A. Kaufman, MD, Section Chief, Pulmonary, Critical Care & Sleep Medicine, Bridgeport Hospital-Yale New Haven Health System, and Assistant Clinical Professor, Yale University School of Medicine, New Haven, CT. Review provided by VeriMed Healthcare Network. (6/1/2010)
As informações aqui fornecidas não deverão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico e tratamento de todas as doenças. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. Nenhuma garantia de qualquer natureza, seja expressa ou implícita, é feita quanto à precisão, confiabilidade, conveniência ou correção de quaisquer traduções das informações fornecidas aqui para quaisquer outros idiomas, feitas por um serviço de terceiros. © 1997- A.D.A.M., unidade de negócios da Ebix, Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é terminantemente proibida.
© 1997- adam.comTodos os direitos reservados