Bronquite crônica |
|
A bronquite é uma inflamação dos brônquios, parte do sistema que chega até os pulmões. Existem dois tipos de bronquite: bronquite aguda e bronquite crônica. Bronquite aguda geralmente aparece após uma infecção respiratória, tal como um resfriado, e pode ser causada tanto por um vírus como por bactérias. Bronquite crônica não tem um surgimento repentino e é mais frequentemente causada por irritação a longo prazo dos brônquios. A bronquite é considerada crônica se os sintomas continuarem por três meses ou mais. (A bronquite crônica é um tipo de DPOC.) Bronquite causada por alergias também pode ser classificada como bronquite crônica.
A asma é algumas vezes subdiagnosticada, especialmente em crianças com menos de 5 anos de idade. A asma nelas é às vezes entendida como uma bronquite crônica ou uma bronquite com chiado. Embora nem todos os chiados e tosses sejam chamados de asma, a asma deverá ser considerada sempre quando houver episódios de tosse crônica e recorrente ou respiração ofegante sem uma razão clara, especialmente em crianças.
Quais são os sintomas da bronquite crônica?
A princípio, os sintomas poderão não ser óbvios para a bronquite crônica. Eles incluem:
O que causa bronquite crônica?
A bronquite crônica é frequentemente causada pela exposição a poluentes dispersos no ar como fumaça de cigarro, excesso de poeira ou produtos químicos. A exposição constante a tais poluentes começa a causar danos aos bronquíolos (as menores vias aéreas nos pulmões), conforme o revestimento bronquial se torna inflamado.
A bronquite crônica é perigosa?
Bronquite crônica não tratada pode se tornar bastante grave. Conforme a bronquite se agrava, a troca de ar durante a respiração se torna menos eficiente e passa a exercer uma tensão maior sobre o coração. Além disso, pessoas com bronquite crônica têm um risco aumentado de desenvolver outras doenças, tais como resfriados ou pneumonia. Se a bronquite é causada pelo tabagismo, a bronquite e problemas de respiração irão piorar se o hábito continuar.
Como a bronquite crônica é tratada?
A principal maneira de tratar a bronquite crônica é evitar o irritante que está causando a doença. Para casos de bronquite induzida por alergias, isto significa a remoção dos alérgenos da casa ou do ambiente de trabalho. Para os fumantes, isto significa parar de fumar.
Para tratar os sintomas da bronquite, aumente a umidade no ar para melhorar a sensação de garganta seca e arranhada. Um supressor de tosse à noite poderá ser uma opção para conseguir uma boa noite de sono. Lembre-se que o uso de supressores de tosse não é recomendado durante o dia para permitir que o corpo possa expelir o muco.
Para casos graves ou muito prolongados, médicos poderão prescrever terapia com oxigênio para permitir uma oxigenação adequada no corpo.
Referência
National Asthma Education and Prevention Program Expert Panel Report: guidelines for the diagnosis and management of asthma update on selected topics -- 2002. J Allergy Clin Immunol. Nov 2002;110(Suppl 5):S141-219.
![]() |