Como controlar ácaros |
|
As alergias nasais e a asma são condições semelhantes em diferentes partes do corpo.
O teste de alergias revelou que você reage a ácaros? Se for o caso, não se desespere. Aqui estão algumas etapas que você pode seguir para controlar os ácaros!
Concentre-se em seu quarto...
Se você é alérgico a ácaros - e milhões de pessoas são - você deverá tomar algumas atitudes para minimizar a presença de ácaros em sua casa. Acredite se quiser, mas podem existir até 30.000 destas minúsculas criaturas em pouquíssimos gramas de poeira! Ácaros são encontrados em toda a casa, porém o maior problema é sua cama. Ácaros são atraídos à sua cama porque eles se alimentam das células de pele de que nos desfazemos todas as noites.
Aqui está o problema: enquanto você dorme, sua pele se descasca e se aloja em suas roupas de cama. Se o ar em seu quarto estiver úmido, ácaros irão adentrar sua cama e travesseiro e crescerão felizes em grandes colônias. Além disso, seu próprio corpo gera umidade enquanto você respira e transpira. Tentar matar os ácaros terá apenas um efeito limitado, porque as fezes do ácaro que causam os problemas ainda existirão em altas concentrações.
Fronhas à prova de ácaros
O seu primeiro passo deverá ser cobrir seu travesseiro e colchão com fronhas à prova de ácaros. Estudos têm demonstrado que estas fronhas são eficientes em reduzir os alérgenos provenientes dos ácaros. Este passo possui dois objetivos principais: manter os ácaros existentes presos dentro desta barreira, de forma que você não será exposto a eles, e evitar que novos ácaros cheguem a seu travesseiro e colchão.
O material de seu travesseiro poderá afetar suas alergias. Por um longo tempo, as pessoas com alergias e asma foram estimuladas a evitar travesseiros de penas pois se acreditava que estes agravam as alergias mais do que as alternativas sintéticas, que são frequentemente chamadas de travesseiros "hipoalergênicos". Entretanto, alguns estudos demonstraram que mais alérgenos provenientes de ácaros podem ser encontrados em travesseiros sintéticos do que em travesseiros de penas. Independentemente de seu material, se o seu travesseiro for lavável, lave-o com frequência. (Leia as instruções do fabricante do travesseiro para a sua limpeza.) Ou, como alternativa, coloque-o ocasionalmente na secadora de roupas para remover os ácaros, mas certifique-se antes que a secadora esteja em sua temperatura mais alta.
Lave as roupas de cama regularmente
Não se esqueça de que você continuamente se desfaz de células da pele que se acumulam na superfície das fronhas à prova de ácaros. Para lidar com este problema, certifique-se de lavar as fronhas à prova de ácaros e sua roupa de cama em água quente (54 a 60°C). Compre fronhas à prova de ácaros e roupas de cama que podem suportar idas frequentes à máquina de lavar. Uma pequena quantidade de água sanitária colocada na máquina de lavar também ajudará a destruir o alérgeno do ácaro na roupa de cama, porém também irá remover as cores do tecido. (Considere comprar roupas de cama totalmente brancas.) Como a água sanitária pode irritar as vias respiratórias, peça para alguém sem asma ou alergias lavar as roupas.
Mais dicas
Se você realmente quer se livrar destes ácaros, obtenha um desumidificador autônomo para um único quarto. Desumidificadores centrais também estão disponíveis, porém custam mais caro. Ácaros odeiam ar seco. Mantenha uma umidade relativa de 35 a 50%. Certifique-se de esvaziar a bandeja do desumidificador e limpá-la com frequência. Se a bandeja não estiver limpa, bolor poderá aparecer, trazendo ainda mais problemas, como alergia ao bolor. Certifique-se de que a umidade não esteja muito baixa (20 a 25%), pois isto poderá irritar os seios nasais e sistema respiratório.
A seguir, considere remover os carpetes e tapetes nos quartos de dormir e de outros espaços comuns de convivência. Carpetes retêm poeira, ácaros, pele morta, pelos de animais, pólen e produtos químicos que podem provocar alergias ou sintomas de asma. Tapetes menores e sintéticos são mais fáceis de serem mantidos limpos. Como remover o seu carpete embutido é uma decisão importante: compare o custo e trabalho com os efeitos negativos que suas alergias ou asma causam em você. Se você decidir manter o carpete, mantenha-o limpo! Aspiradores de pó comuns tendem a espalhar poeira e alérgenos, jogando-os no ar. Uma opção melhor é um aspirador com um filtro HEPA ou um aspirador de pó central.
Alguns especialistas acreditam que tratar o seu carpete com pesticida para ácaros poderá ser eficiente. Outros alegam que este pó de tratamento poderá irritar as vias respiratórias de pessoas com asma e alergias. O tratamento será provavelmente necessário apenas se crianças com alergias costumam brincar sobre o carpete. O tratamento deverá ser feito a cada 2 meses para que possa ser eficiente.
Dificultando a vida dos ácaros...
Finalmente, mantenha sua casa livre de desordem e poeira. Limpe superfícies semanalmente com um pano úmido. Aspire o pó do chão e aspire o pó de móveis acolchoados. (Se você mora com alguém que não é alérgico a ácaros, peça para esta pessoa fazer estes serviços de limpeza!)
Mantenha os brinquedos de pelúcia longe das camas ou lave-os semanalmente. Considere substituir suas venezianas ou cortinas com panos mais pesados por cortinas leves de rolo, que não juntam tanta poeira e são mais fáceis de limpar. Mantenha os armários limpos, com suas portas fechadas.
Considere utilizar os seguintes produtos:
Referência
National Asthma Education and Prevention Program Expert Panel Report 3: Guidelines for the Diagnosis and Management of Asthma. Rockville, MD. National Heart, Lung, and Blood Institute, US Dept of Health and Human Services; 2007. NIH publications 08-4051.
![]() |