Alergia ao ácaro da poeira |
|
A alergia ao ácaro é uma alergia a um organismo microscópico que vive na poeira encontrada em praticamente todos os locais. Ácaros são talvez a causa mais comum de rinite alérgica perene. A alergia ao ácaro produz sintomas similares à alergia ao pólen e também podem causar sintomas de asma.
O que é poeira doméstica?
Ao invés de ser uma substância única, a chamada poeira doméstica é feita de uma mistura variada de materiais potencialmente alergênicos. Pode conter fibras de diferentes tipos de tecidos, fibra de algodão, penas e outros materiais de acolchoamento, pelos de gatos, de cachorros e de outros animais, bactérias, esporos de bolor e fungos (especialmente em áreas úmidas), partículas de alimentos, pedaços de plantas e de insetos e outros alérgenos peculiares a uma casa.
A poeira doméstica também contém ácaros microscópicos. Estes ácaros, que vivem nas roupas de cama, móveis acolchoados e carpetes, têm seu ápice no verão e morrem no inverno. Em uma casa aquecida e úmida, porém, eles podem continuar vivendo até mesmo nos meses mais frios. As partículas que podem ser vistas à luz do sol incluem ácaros mortos e seus resíduos. Estes resíduos, que são proteínas, são os provocadores da reação alérgica.
Resíduos provenientes de baratas também são uma causa importante de sintomas de alergia causados por alérgenos domésticos, particularmente em algumas áreas urbanas dos Estados Unidos.
![]() |
|
Criado pelo Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas. Direitos da ilustração A.D.A.M., Inc.
![]() |