Câncer de pulmão de pequenas células
Câncer - pulmão - pequenas células; Câncer pulmonar de pequenas células; CPPC; Carcinoma microcítico; Carcinoma de pulmão de células pequenasO câncer de pulmão de pequenas células (CPPC) é um tipo de câncer pulmonar de crescimento rápido. Ele se dissemina muito mais rapidamente do que o câncer de pulmão de não células pequenas.
Existem dois tipos diferentes de câncer de pulmão de pequenas células:
- Carcinoma de pequenas células (carcinoma de células tipo grão de aveia)
- Carcinoma de pequenas células combinado
A maioria dos cânceres pulmonares de pequenas células é do tipo grão de aveia.
Causas
Aproximadamente 15% de todos os casos de câncer pulmonar são cânceres pulmonares de pequenas células. O câncer pulmonar de pequenas células é ligeiramente mais comum em homens do que em mulheres.
Quase em todos os casos de CPPC são devidos ao hábito de fumar. O CPPC é muito raro naqueles que nunca fumaram.
O CPPC é a forma mais agressiva de câncer pulmonar. Ele geralmente inicia nos tubos respiratórios (brônquios) no centro do tórax. Embora as células de câncer sejam pequenas, elas crescem mais rapidamente e criam tumores grandes. Esses tumores frequentemente se disseminam rapidamente por outras partes do corpo (metástase), incluindo o cérebro, o fígado e os ossos.
Sintomas
Sintomas do CPPC incluem:
-
Tosse com sangue (muco)
Tosse com sangue
Tossir sangue é expectorar sangue ou muco sangrento dos pulmões e da garganta (trato respiratório). Hemoptise é o termo médico para tosse com sangue ...
Ler artigo agora Adicionar a favoritos -
Dor no peito
Dor no peito
A dor no peito é o desconforto ou dor que você sente em qualquer parte da frente do corpo entre o pescoço e o abdome superior.
ImagenLer artigo agora Adicionar a favoritos -
Tosse
Tosse
Tossir é uma forma importante de manter a garganta e as vias aéreas livres. Entretanto, tossir em excesso pode indicar que você tem uma doença ou um...
ImagenLer artigo agora Adicionar a favoritos -
Perda de apetite
Perda de apetite
Redução do apetite é o quadro em que a vontade de se alimentar diminui. O termo médico para a perda de apetite é anorexia.
Ler artigo agora Adicionar a favoritos -
Dificuldade respiratória
Dificuldade respiratória
Dificuldade para respirar pode envolver:Dificuldade respiratóriaRespiração desconfortávelSensação de não receber ar em quantidade suficiente
ImagenLer artigo agora Adicionar a favoritos -
Perda de peso
Perda de peso
A perda de peso não intencional é a diminuição involuntária no peso corporal, quando você não tentou perder peso por conta própria. Muitas pessoas g...
Ler artigo agora Adicionar a favoritos - Chiado
Outros sintomas que podem ocorrer com essa doença, principalmente em estágio avançado, incluem:
-
Inchaço facial
Inchaço facial
Inchaço facial é o aumento de fluido nos tecidos da face. O inchaço também poderá afetar o pescoço e os braços.
ImagenLer artigo agora Adicionar a favoritos -
Febre
Febre
A febre é o aumento temporário da temperatura corporal em resposta a alguma doença. Uma criança tem febre quando a temperatura é igual ou superior a ...
ImagenLer artigo agora Adicionar a favoritos -
Rouquidão ou alteração na voz
Rouquidão
Rouquidão é ter dificuldade de produzir som ao tentar falar, ou uma mudança no tom ou na qualidade da voz. A voz pode soar fraca, muito ofegante, es...
ImagenLer artigo agora Adicionar a favoritos - Dificuldade para deglutir
- Fraqueza
Sinais e testes
Seu médico realizará um exame físico e fará perguntas sobre seu histórico médico. Ele perguntará se você fuma e, em caso afirmativo, quanto e desde quando você fuma.
Quando auscultar seu tórax com um estetoscópio, seu médico pode às vezes identificar líquido ao redor dos pulmões ou áreas de colapso pulmonar parcial. Cada um desses achados pode sugerir câncer.
O câncer pulmonar de pequenas células geralmente já se disseminou para outras partes do seu corpo no momento em que é diagnosticado.
Os testes que podem ser realizados incluem:
- Cintilografia óssea
- Raio-X torácico
- Hemograma completo
- Tomografia computadorizada
- Testes de função hepática
- Ressonância magnética
- Varredura por tomografia por emissão de pósitrons (PET)
- Exame do escarro (citologia, procurando por células de câncer)
- Toracocentese (remoção de líquido da cavidade torácica ao redor dos pulmões)
Na maioria dos casos, uma amostra do tecido pulmonar será retirada para exame sob um microscópio. Esse procedimento é denominado biópsia. Há várias maneiras de se fazer isso:
- Broncoscopia combinada com biópsia
- Biópsia por agulha guiada por tomografia computadorizada
- Ultrassom endoscópico (ecoendoscopia) do esôfago com biópsia
- Mediastinoscopia com biópsia
- Biópsia aberta do pulmão
- Biópsia pleural
- Toracoscopia vídeo-assistida
Geralmente, se uma biópsia revela câncer, mais testes de imagem são feitos para descobrir o estágio do câncer. Estágio representa o tamanho do tumor e até onde ele se disseminou. O CPPC é classificado como:
- Limitado: o câncer está somente no tórax e pode ser tratado com radioterapia
- Extensivo: o câncer se disseminou para outros órgãos
A maioria dos casos é extensiva.
Tratamento
Como o CPPC se dissemina rapidamente por todo o corpo, o tratamento deve incluir drogas que matam o câncer (quimioterapia) geralmente por via intravenosa (IV).
A combinação de quimioterapia e radioterapia pode ser feita para pessoas com CPPC com metástase (maioria dos casos). Nesse caso, o tratamento ajuda a aliviar os sintomas e prolongar a sobrevida, mas não cura a doença.
A radioterapia pode ser usada com quimioterapia se não for possível fazer uma cirurgia. A radioterapia usa raios X ou outras formas de radiação para matar as células cancerosas.
A radiação pode ser usada para:
- Tratar o câncer, junto com a quimioterapia, se não for possível fazer uma cirurgia
- Ajudar a aliviar os sintomas causados pelo câncer, como problemas respiratórios e inchaço
- Ajudar a aliviar a dor do câncer quando o câncer tiver se espalhado para os ossos
Frequentemente, o CPPC pode já ter se disseminado para o cérebro, mesmo quando não há sintomas ou outros sinais de câncer no cérebro. Como resultado, radioterapia no cérebro pode ser ministrada em alguns pacientes com cânceres menores ou naqueles que tiveram uma boa resposta na primeira sessão de quimioterapia. Esse tratamento é feito para prevenir que o câncer se espalhe para o cérebro.
Como a doença geralmente já se disseminou no momento em que é diagnosticada, a cirurgia ajuda apenas um pequeno número de pessoas com CPPC. Ela poderá ser feita quando houver somente um tumor que não foi disseminado. Mesmo que a cirurgia seja feita, a quimioterapia ou a radioterapia continuarão sendo necessárias.
Grupos de apoio
Você pode aliviar o estresse da doença juntando-se a um grupo de apoio. Compartilhar com outros que têm experiências e problemas comuns pode ajudá-lo a não se sentir sozinho.
Expectativa (prognóstico)
O prognóstico depende de quanto o câncer pulmonar se disseminou. Esse tipo de câncer tem mortalidade alta. Poucas pessoas com esse tipo de câncer ainda vivem 5 anos depois do diagnóstico.
O tratamento frequentemente pode prolongar a vida de 6 a 12 meses, mesmo quando o câncer já tiver se espalhado.
Em casos raros, se diagnosticado é precoce, o tratamento pode resultar em cura no longo prazo.
Quando contatar um profissional de saúde
Entre em contato com o seu médico se tiver sintomas de câncer pulmonar, especialmente se você fuma.
Prevenção
Se você fuma, pare de fumar. Se você está tendo dificuldade em parar de fumar, converse com o seu médico. Existem muitos métodos para ajudá-lo, desde grupos de apoio até medicamentos prescritos. Tente também evitar o fumo passivo.
Se você fuma ou fumou no passado, converse com o seu médico sobre exames de triagem e diagnóstico precoce de câncer de pulmão. Uma tomografia computadorizada to tórax poderá ser solicitada.
Referências
Horn L, Eisenberg R, Gius D, et al. Cancer of the lung. In: Niederhuber JE, Armitage JO, Doroshow JH, Kastan MB, Tepper JE, eds. Abeloff's Clinical Oncology. 5th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Churchill Livingstone; 2014:chap 72.
National Cancer Institute. PDQ Small cell lung cancer treatment. Bethesda, MD. www.cancer.gov. Date last modified January 23, 2015. http://www.cancer.gov/cancertopics/pdq/treatment/small-cell-lung/healthprofessional. Accessed October 7, 2015.
National Comprehensive Cancer Network. NCCN Clinical Practice Guidelines in Oncology: Small cell lung cancer. Version 1.2016. http://www.nccn.org/professionals/physician_gls/pdf/sclc.pdf. Accessed October 7, 2015.
Silvestri GA, Pastis NJ, Tanner NT, Jett JR. Clinical aspects of lung cancer. In: Broaddus VC, Mason RJ, Ernst JD, et al, eds. Murray and Nadel's Textbook of Respiratory Medicine. 6th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2016:chap 53.
-
Broncoscopia - Ilustração
A broncoscopia é uma técnica cirúrgica para a visualização do interior das vias aéreas. Com o uso de sofisticados instrumentos de fibra óptica flexível, os cirurgiões podem explorar a traqueia, os brônquios principais e parte dos brônquios pequenos. Em pacientes pediátricos, esse procedimento pode ser usado para remover corpos estranhos que possam ter sido inalados. Em adultos, o procedimento é geralmente usado para retirar amostras (biópsia) de lesões suspeitas e para a cultura de áreas específicas no pulmão.
Broncoscopia
Ilustração
-
Pulmões - Ilustração
Os principais componentes dos pulmões são os brônquios, os bronquíolos e os alvéolos. Os alvéolos são bolsas com vasos sanguíneos microscópicos em sua extensão nos quais ocorre as trocas gasosas entre o oxigênio e o dióxido de carbono.
Pulmões
Ilustração
-
Câncer no pulmão, raio X lateral do tórax - Ilustração
Uma visão lateral de um raio X de tórax com câncer central do pulmão.
Câncer no pulmão, raio X lateral do tórax
Ilustração
-
Câncer no pulmão, raio X frontal do tórax - Ilustração
Um raio-X do tórax em um paciente com câncer central do pulmão direito. Observe a massa branca na parte média do pulmão direito (visto no lado esquerdo da imagem).
Câncer no pulmão, raio X frontal do tórax
Ilustração
-
Adenocarcinoma - raio X do tórax - Ilustração
Este raio-X de tórax mostra o adenocarcinoma do pulmão. Há um ponto claro circular no pulmão superior direito (lado esquerdo da imagem) ao nível da segunda costela. O ponto claro tem bordas irregulares e mal definidas e não é uniforme em densidade. As doenças que podem causar esse tipo de resultado de raio-X são tuberculose ou granuloma fúngico e tumores malignos ou benignos.
Adenocarcinoma - raio X do tórax
Ilustração
-
Câncer nos brônquios - tomografia computadorizada (TC) - Ilustração
Esta tomografia computadorizada do tórax mostra uma seção transversal com câncer nos brônquios. As duas áreas escuras são os pulmões. As áreas claras dentro dos pulmões representam o câncer.
Câncer nos brônquios - tomografia computadorizada (TC)
Ilustração
-
Câncer nos brônquios - raio X do tórax - Ilustração
Este é um raio-X do tórax de uma pessoa com câncer nos brônquios. Esta é uma visualização frontal. Os pulmões são as duas áreas escuras. O coração e outras estruturas são áreas brancas visíveis no centro do tórax. As áreas claras que aparecem como ramos sutis estendendo-se do centro para os pulmões são cancerosas.
Câncer nos brônquios - raio X do tórax
Ilustração
-
Pulmão com câncer de células escamosas - tomografia computadorizada (TC) - Ilustração
Esta tomografia computadorizada mostra uma seção transversal dos pulmões de uma pessoa com câncer de pulmão. As duas áreas escuras no centro da tela são os pulmões. As áreas claras no pulmão direito representam o câncer (lado esquerdo da imagem).
Pulmão com câncer de células escamosas - tomografia computadorizada (TC)
Ilustração
-
Câncer no pulmão - tratamento com quimioterapia - Ilustração
O tratamento para o câncer pulmonar depende do tipo de câncer e do estágio da doença. A quimioterapia é uma forma de tratamento para câncer de pulmão que pode curar, reduzir ou impedir o câncer de se espalhar.
Câncer no pulmão - tratamento com quimioterapia
Ilustração
-
Adenocarcinoma - Ilustração
O adenocarcinoma normalmente se desenvolve nos limites externos dos pulmões e é mais encontrado em mulheres que em homens.
Adenocarcinoma
Ilustração
-
Carcinoma de grandes células - Ilustração
Os carcinomas de células não pequenas são os cânceres de pulmão mais comuns.
Carcinoma de grandes células
Ilustração
-
Carcinoma de pequenas células - Ilustração
O carcinoma de pequenas células, também chamado de carcinoma de células "de aveia", pode criar seus próprios hormônios, que alteram a química corporal.
Carcinoma de pequenas células
Ilustração
-
Carcinoma de células escamosas - Ilustração
O carcinoma de células escamosas normalmente se inicia nos brônquios e pode não se espalhar com a rapidez de outros cânceres de pulmão.
Carcinoma de células escamosas
Ilustração
-
Fumo passivo e câncer de pulmão - Ilustração
O fumo passivo foi classificado como uma causa conhecida de câncer de pulmão em humanos (carcinógeno Grupo A).
Fumo passivo e câncer de pulmão
Ilustração
-
Pulmões e alvéolos normais - Ilustração
Os pulmões estão localizados na cavidade torácica e são responsáveis pela respiração. Os alvéolos são pequenos sacos de ar onde o oxigênio é trocado nos pulmões.
Pulmões e alvéolos normais
Ilustração
-
Sistema respiratório - Ilustração
Sistema respiratório
Ilustração
-
Riscos do fumo - Ilustração
A pessoa que fuma cigarros se coloca em risco de enfisema, câncer de pulmão e outros problemas de saúde. O fumo passivo (fumaça absorvida devido ao cigarro que outras pessoas fumam perto de você) também pode contribuir para essas doenças, especialmente entre crianças.
Riscos do fumo
Ilustração
-
Broncoscópio - Ilustração
Biópsia do pulmão ou brônquios (amostras de tecido coletadas para diagnóstico ou descarte de doença) pode ser feita com o uso de um broncoscópio flexível, um instrumento com uma pequena luz e câmera que é inserido através do nariz ou da boca. Quando uma área suspeita é vista, um instrumento é canalizado através do broncoscópio para obter uma amostra para análise.
Broncoscópio
Ilustração
-
Broncoscopia - Ilustração
A broncoscopia é uma técnica cirúrgica para a visualização do interior das vias aéreas. Com o uso de sofisticados instrumentos de fibra óptica flexível, os cirurgiões podem explorar a traqueia, os brônquios principais e parte dos brônquios pequenos. Em pacientes pediátricos, esse procedimento pode ser usado para remover corpos estranhos que possam ter sido inalados. Em adultos, o procedimento é geralmente usado para retirar amostras (biópsia) de lesões suspeitas e para a cultura de áreas específicas no pulmão.
Broncoscopia
Ilustração
-
Pulmões - Ilustração
Os principais componentes dos pulmões são os brônquios, os bronquíolos e os alvéolos. Os alvéolos são bolsas com vasos sanguíneos microscópicos em sua extensão nos quais ocorre as trocas gasosas entre o oxigênio e o dióxido de carbono.
Pulmões
Ilustração
-
Câncer no pulmão, raio X lateral do tórax - Ilustração
Uma visão lateral de um raio X de tórax com câncer central do pulmão.
Câncer no pulmão, raio X lateral do tórax
Ilustração
-
Câncer no pulmão, raio X frontal do tórax - Ilustração
Um raio-X do tórax em um paciente com câncer central do pulmão direito. Observe a massa branca na parte média do pulmão direito (visto no lado esquerdo da imagem).
Câncer no pulmão, raio X frontal do tórax
Ilustração
-
Adenocarcinoma - raio X do tórax - Ilustração
Este raio-X de tórax mostra o adenocarcinoma do pulmão. Há um ponto claro circular no pulmão superior direito (lado esquerdo da imagem) ao nível da segunda costela. O ponto claro tem bordas irregulares e mal definidas e não é uniforme em densidade. As doenças que podem causar esse tipo de resultado de raio-X são tuberculose ou granuloma fúngico e tumores malignos ou benignos.
Adenocarcinoma - raio X do tórax
Ilustração
-
Câncer nos brônquios - tomografia computadorizada (TC) - Ilustração
Esta tomografia computadorizada do tórax mostra uma seção transversal com câncer nos brônquios. As duas áreas escuras são os pulmões. As áreas claras dentro dos pulmões representam o câncer.
Câncer nos brônquios - tomografia computadorizada (TC)
Ilustração
-
Câncer nos brônquios - raio X do tórax - Ilustração
Este é um raio-X do tórax de uma pessoa com câncer nos brônquios. Esta é uma visualização frontal. Os pulmões são as duas áreas escuras. O coração e outras estruturas são áreas brancas visíveis no centro do tórax. As áreas claras que aparecem como ramos sutis estendendo-se do centro para os pulmões são cancerosas.
Câncer nos brônquios - raio X do tórax
Ilustração
-
Pulmão com câncer de células escamosas - tomografia computadorizada (TC) - Ilustração
Esta tomografia computadorizada mostra uma seção transversal dos pulmões de uma pessoa com câncer de pulmão. As duas áreas escuras no centro da tela são os pulmões. As áreas claras no pulmão direito representam o câncer (lado esquerdo da imagem).
Pulmão com câncer de células escamosas - tomografia computadorizada (TC)
Ilustração
-
Câncer no pulmão - tratamento com quimioterapia - Ilustração
O tratamento para o câncer pulmonar depende do tipo de câncer e do estágio da doença. A quimioterapia é uma forma de tratamento para câncer de pulmão que pode curar, reduzir ou impedir o câncer de se espalhar.
Câncer no pulmão - tratamento com quimioterapia
Ilustração
-
Adenocarcinoma - Ilustração
O adenocarcinoma normalmente se desenvolve nos limites externos dos pulmões e é mais encontrado em mulheres que em homens.
Adenocarcinoma
Ilustração
-
Carcinoma de grandes células - Ilustração
Os carcinomas de células não pequenas são os cânceres de pulmão mais comuns.
Carcinoma de grandes células
Ilustração
-
Carcinoma de pequenas células - Ilustração
O carcinoma de pequenas células, também chamado de carcinoma de células "de aveia", pode criar seus próprios hormônios, que alteram a química corporal.
Carcinoma de pequenas células
Ilustração
-
Carcinoma de células escamosas - Ilustração
O carcinoma de células escamosas normalmente se inicia nos brônquios e pode não se espalhar com a rapidez de outros cânceres de pulmão.
Carcinoma de células escamosas
Ilustração
-
Fumo passivo e câncer de pulmão - Ilustração
O fumo passivo foi classificado como uma causa conhecida de câncer de pulmão em humanos (carcinógeno Grupo A).
Fumo passivo e câncer de pulmão
Ilustração
-
Pulmões e alvéolos normais - Ilustração
Os pulmões estão localizados na cavidade torácica e são responsáveis pela respiração. Os alvéolos são pequenos sacos de ar onde o oxigênio é trocado nos pulmões.
Pulmões e alvéolos normais
Ilustração
-
Sistema respiratório - Ilustração
Sistema respiratório
Ilustração
-
Riscos do fumo - Ilustração
A pessoa que fuma cigarros se coloca em risco de enfisema, câncer de pulmão e outros problemas de saúde. O fumo passivo (fumaça absorvida devido ao cigarro que outras pessoas fumam perto de você) também pode contribuir para essas doenças, especialmente entre crianças.
Riscos do fumo
Ilustração
-
Broncoscópio - Ilustração
Biópsia do pulmão ou brônquios (amostras de tecido coletadas para diagnóstico ou descarte de doença) pode ser feita com o uso de um broncoscópio flexível, um instrumento com uma pequena luz e câmera que é inserido através do nariz ou da boca. Quando uma área suspeita é vista, um instrumento é canalizado através do broncoscópio para obter uma amostra para análise.
Broncoscópio
Ilustração
Data da revisão: 8/1/2015
Revisão feita por: Yi-Bin Chen, MD, Leukemia/Bone Marrow Transplant Program, Massachusetts General Hospital, Boston, MA. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Isla Ogilvie, PhD, and the A.D.A.M. Editorial team.