Um novo tipo de droga: Anti-IgE

Uma nova classe de medicamentos chamados de inibidores de imunoglobulina E (IgE) está disponível para tratar a asma relacionada a alergia. O omalizumabe foi a primeira terapia aprovada que tem como alvo a molécula de IgE.

É normal que as suas vias respiratórias se contraiam e inflamem quando você inala uma substância perigosa. Tal reação é uma tentativa do seu corpo de prevenir que a ameaça vá longe demais, para o interior dos seus pulmões. As vias respiratórias abrem-se novamente quando a ameaça passa.

Se você tem asma induzida por alergia, entretanto, suas vias respiratórias respondem excessivamente a substâncias a princípio inócuas chamadas alérgenos. A resposta do seu corpo a estes provocadores leva ao bloqueio das vias respiratórias e aos sintomas da asma.

A maioria das drogas para asma aliviam os sintomas simplesmente "enfraquecendo" a resposta ao desencadeador da asma. Em contrapartida, bloqueadores de IgE realmente previnem que a resposta ocorra a princípio.

Para compreender isto melhor, ajuda saber o que faz de alguma coisa um desencadeador da asma. Se você tem alergia a alguma substância como pólen, mofo ou ácaros de poeira (todos chamados de alérgenos), o seu corpo cria anticorpos IgE em excesso para aquela substância. Estes anticorpos reconhecem e lutam contra os alérgenos específicos. Porém, ter anticorpos IgE em excesso pode tornar o seu corpo responsivo demais a estes alérgenos e levar a uma reação alérgica como a asma.

O omalizumabe liga-se aos anticorpos IgE em excesso no seu sangue. Isto impede que os anticorpos IgE reconheçam os alérgenos provocadores da asma. Em outras palavras, o omalizumabe impede o corpo de super-reagir aos desencadeadores da asma ao tornar os anticorpos IgE ineficientes. Isto interrompe a resposta inflamatória excessiva antes mesmo de começar. O omalizumabe é administrado por injeção a cada 2 a 4 semanas para prevenir surtos de asma.

O omalizumabe foi aprovado nos Estados Unidos em 2003 para pacientes a partir de 12 anos de idade com asma persistente de moderada a grave. Normalmente, é recomendado apenas para pacientes com asma de moderada a grave relacionada a alergias. Frequentemente, estes pacientes tentaram doses completas de corticosteroides inaláveis e beta-agonista de longa duração, porém ainda não têm a asma inteiramente sob controle.

Este medicamento é administrado por injeção em um consultório médico a cada 2 a 4 semanas. O efeito colateral mais comum é uma vermelhidão no local da injeção. Entretanto, o medicamento pode causar uma reação alérgica grave envolvendo ameaça à vida (anafilaxia). Os pacientes podem desenvolver a anafilaxia após qualquer dose de omalizumabe, mesmo que não tenham tido reações à primeira injeção. Profissionais de saúde precisam observar os pacientes cuidadosamente por 2 horas após receberem uma injeção de omalizumabe. Entretanto, uma vez que uma reação alérgica pode ocorrer em até 24 horas após a injeção, os pacientes precisam saber os sinais e sintomas da anafilaxia e como autoadministrar o tratamento de emergência. Os sintomas podem incluir:

  • Problemas para respirar
  • Pressão no peito
  • Tontura
  • Desmaios
  • Coceira e urticária
  • Inchaço da boca e garganta

 


Data da revisão: 6/29/2012
Revisão feita por: Allen J. Blaivas, DO, Clinical Assistant Professor of Medicine UMDNJ-NJMS, Attending Physician in the Division of Pulmonary, Critical Care, and Sleep Medicine, Department of Veteran Affairs, VA New Jersey Health Care System, East Orange, NJ. Review provided by VeriMed Healthcare Network. Previoulsy reviewed by David A. Kaufman, MD, Section Chief, Pulmonary, Critical Care & Sleep Medicine, Bridgeport Hospital-Yale New Haven Health System, and Assistant Clinical Professor, Yale University School of Medicine, New Haven, CT. Review provided by VeriMed Healthcare Network. (6/1/2010)
As informações aqui fornecidas não deverão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico e tratamento de todas as doenças. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. Nenhuma garantia de qualquer natureza, seja expressa ou implícita, é feita quanto à precisão, confiabilidade, conveniência ou correção de quaisquer traduções das informações fornecidas aqui para quaisquer outros idiomas, feitas por um serviço de terceiros. © 1997- A.D.A.M., unidade de negócios da Ebix, Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é terminantemente proibida.
© 1997- adam.comTodos os direitos reservados