Pontos chave da asma
  • A asma é uma doença inflamatória crônica das vias respiratórias. Uma pessoa com asma pode não sentir os sintomas o tempo todo.
  • Os sintomas mais comuns são: dificuldade para respirar, chiado, pressão no peito e tosse. Mesmo que você tenha apenas um destes sinais, como tosse crônica, pode ser devido à asma. Outros sintomas, como sudorese e batimento cardíaco acelerado, podem estar presentes.
  • Durante uma crise de asma, o revestimento das vias respiratórias inflama, elas contraem-se cada vez mais e muco em excesso é acumulado em suas passagens. Torna-se muito difícil para o ar passar pelas vias respiratórias.
  • A asma pode ser desencadeada pela maioria das coisas que também desencadeiam alergias (ácaros de poeira, mofo, pelos de animais, baratas, etc.). Uma etapa fundamental no controle da asma é identificar quais destes elementos podem piorar a sua asma e, então, trabalhar para eliminá-los ou evitá-los. Também pode ser desencadeada por ar frio, exercícios, vírus respiratórios e outros fatores.
  • Pessoas com asma têm vias respiratórias muito sensíveis, que estão constantemente na iminência de super-reagir aos desencadeadores da asma. A asma é "reversível": em outras palavras, as vias aéreas relaxarão em alguns momentos (especialmente com medicamentos) e ela pode ser tratada com medicamentos para mantê-la sob controle.
  • Há quatro níveis de gravidade da asma. A asma é classificada com base na frequência com que os sintomas ocorrem durante o dia, a frequência com que ocorrem durante a noite e os resultados da espirometria. A gravidade da sua asma impactará na estratégia do tratamento.
  • A maioria das pessoas com asma deve ser capaz de prevenir ao máximo as crises, dormir à noite sem ser acordado pela asma, evitar grande parte das idas ao hospital, prevenir dias de trabalho ou escola perdidos devido aos sintomas da asma, exercitar-se normalmente como qualquer pessoa e encontrar um plano de tratamento com o mínimo de efeitos colaterais.
  • Considere consultar um especialista em asma se estes objetivos não estão sendo alcançados. Para pessoas com asma persistente grave, pode levar até 6 meses para controlar a sua asma.
  • Todas as pessoas com asma devem continuar visitando seus médicos pelo menos duas vezes por ano para garantir que ainda estejam alcançando o melhor controle possível.
  • Há dois tipos principais de medicamentos para a asma. O primeiro tipo de medicamento para a asma é chamado de medicamento de controle a longo prazo, que pode ser utilizado diariamente para PREVENIR crises de asma. Esteroides inaláveis, que previnem inflamações, geralmente são a primeira escolha dos médicos para o controle diário. Para a asma de moderada a grave, os esteroides são ainda mais eficientes quando combinados com beta-agonistas de longa duração.
  • O segundo tipo de medicamento para a asma é chamado de medicamento de alívio rápido. Estes medicamentos são utilizados DURANTE uma crise de asma para trazer um alívio rápido. Beta-agonistas de curta duração são os medicamentos mais eficientes e mais utilizados para tratar as crises de asma. Também podem ser utilizados antes de praticar exercícios para ajudar a prevenir os sintomas induzidos por exercícios. Eles trabalham relaxando os músculos que contraem-se em torno dos brônquios durante a crise. O albuterol é o beta-agonista de curta duração mais utilizado.
  • Há diversas formas de levar o medicamento para asma aos pulmões. Os métodos mais comuns são: inaladores dosimetrados, inaladores de pó seco e nebulizadores. Os espaçadores funcionam com o seu inalador dosimetrado para levar a medicação com maior facilidade e eficiência e podem reduzir os efeitos colaterais. O método adequado depende de preferências pessoais, idade, habilidade para usar o inalador dosimetrado e os medicamentos prescritos.
  • Você deve pedir um plano de ação escrito que explique como você deve tomar os seus medicamentos e controlar a sua asma.
  • Verificar o seu fluxo de pico é uma das melhores formas de capacitar-se e obter controle da sua asma. Pode ser útil para garantir que a sua asma não esteja piorando e pode trazer-lhe tranquilidade. O fluxo de pico é medido em casa com um medidor plástico pequeno e barato.
  • A asma pode ser gerenciada por um pediatra, médico da família ou clínico geral. Alergistas, pneumologistas e outros médicos especializados em respiração têm treinamento específico para tratar a asma e, em alguns casos, podem ter maior familiaridade com as diretrizes clínicas atuais, como as diretrizes para asma dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos. Alguns pacientes podem desejar consultar um alergista ou outro especialista para obter uma segunda opinião ou para realizar o plano de tratamento inicial estabelecido.

Referências


National Asthma Education and Prevention Program Expert Panel Report 3: Guidelines for the Diagnosis and Management of Asthma. Rockville, MD. National Heart, Lung, and Blood Institute, US Dept of Health and Human Services; 2007. NIH publications 08-4051.

 


Data da revisão: 6/29/2012
Revisão feita por: Allen J. Blaivas, DO, Clinical Assistant Professor of Medicine UMDNJ-NJMS, Attending Physician in the Division of Pulmonary, Critical Care, and Sleep Medicine, Department of Veteran Affairs, VA New Jersey Health Care System, East Orange, NJ. Review provided by VeriMed Healthcare Network. Previoulsy reviewed by David A. Kaufman, MD, Section Chief, Pulmonary, Critical Care & Sleep Medicine, Bridgeport Hospital-Yale New Haven Health System, and Assistant Clinical Professor, Yale University School of Medicine, New Haven, CT. Review provided by VeriMed Healthcare Network. (6/1/2010)
As informações aqui fornecidas não deverão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico e tratamento de todas as doenças. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. Nenhuma garantia de qualquer natureza, seja expressa ou implícita, é feita quanto à precisão, confiabilidade, conveniência ou correção de quaisquer traduções das informações fornecidas aqui para quaisquer outros idiomas, feitas por um serviço de terceiros. © 1997- A.D.A.M., unidade de negócios da Ebix, Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é terminantemente proibida.
© 1997- adam.comTodos os direitos reservados