Controle o crescimento de mofo!

Os testes de alergia revelaram que você é alérgico a mofo? Sem problemas! Há algumas etapas de ação definitivas que você pode tomar para controlar o crescimento de mofo e, assim, os seus sintomas relacionados ao mofo:

  • Limpe a sua casa regularmente, especialmente a cozinha e o banheiro, para prevenir o crescimento de mofo em áreas úmidas.
  • Conserte vazamentos em encanamentos.
  • Controle a temperatura e a umidade. Ar condicionado central é o melhor. Utilize um desumidificador para manter a umidade relativa entre 35 e 50%. Utilize um medidor simples de umidade para medir regularmente o nível de umidade.
  • Aumente a ventilação. Ao tomar banhos ou utilizar a lavadora de louça, use um ventilador de exaustão para remover o vapor d'água do ar.
  • Limpe profundamente ou remova carpetes ou móveis estofados danificados pela água.

Onde o mofo se esconde...


Se a sua casa tiver um odor de mofo ou de coisa velha, talvez você tenha um problema com crescimento de mofo. O mofo normalmente acumula-se na cozinha, banheiro e porão, onde os níveis de umidade são mais altos que em outras partes da casa. O mofo é, na verdade, um fungo microscópico que produz esporos. Na maior parte dos Estados Unidos, a época regular de mofo externo é entre a primavera e o fim do outono. A temporada dura mais tempo em climas mais quentes e úmidos. O mofo interno pode crescer por todo o ano e causar sintomas de alergia e asma perenes se não for controlado adequadamente.

Além dos danos que o crescimento do mofo pode causar em móveis e roupas, os esporos do mofo suspensos no ar podem causar uma série de sintomas, incluindo congestão nasal, irritação nos olhos, chiado, perda de fôlego e febre. A exposição aos mofos mais comuns nas casas (por exemplo, Aspergillus Fusarium) também é considerada a causa principal de sinusite fúngica. Após a exposição a certos mofos, pessoas com sistemas imunológicos enfraquecidos (por exemplo, idosos ou pacientes submetidos a quimioterapia) são especialmente suscetíveis a infecções fúngicas de alto risco.

Do que o mofo precisa...


De acordo com John Bower, fundador do Healthy House Institute em Bloomington, estado de Indiana, "para o mofo crescer, há quatro requisitos: alimento, ar, água e uma boa temperatura. Uma vez que o mofo comerá quase qualquer coisa, a única forma de combatê-lo é controlar a umidade, já que há sempre ar disponível e sua temperatura preferida se iguala à das pessoas. A melhor maneira de lidar com o mofo é secá-lo, limpá-lo e mantê-lo seco".

Limpe sua casa semanalmente e encontre a fonte de qualquer odor de mofo. Procure no cesto de roupas, na bandeja do refrigerador, bacia do umidificador e lixeiras. Remova o mofo com uma solução leve de alvejante e água (1 parte de alvejante para 10 partes de água), uma garrafa borrifadora de água oxigenada a 3% ou outros produtos para a remoção de mofo. Tenha cuidado ao utilizar limpadores comuns, pois eles podem irritar as passagens respiratórias. Tenha em mente que é muito difícil de remover o mofo de carpetes e móveis estofados. As plantas de casa tendem a desenvolver mofos e devem ser removidas da casa se a sua alergia a mofo for grave.

Controle o calor e a umidade


Reduza a umidade dentro de casa. Conserte qualquer vazamento em encanamentos que possa criar umidade. Se derramar algum líquido, limpe imediatamente. Pendure toalhas úmidas para secar. Evite colocar roupas úmidas ou molhadas no cesto de roupas.

Controle o crescimento de mofo regulando a temperatura e a umidade relativa em sua casa simultaneamente. A umidade relativa é uma razão da quantidade de umidade presente no ar em comparação com a quantidade potencial de umidade que o ar pode carregar. Onde você vive e a quantidade de umidade do ar externo podem afetar a sua habilidade em controlar a umidade relativa dentro de casa. O ar quente pode carregar mais umidade que o ar frio. O mofo cresce melhor em um ambiente úmido com temperaturas entre 25 e 30°C. Portanto, mantenha a sua casa o mais seca e fria (18 a 23°C) possível. Ar condicionados centrais funcionam melhor, ainda que ar condicionados de janelas sejam eficientes para cômodos únicos. Use um desumidificante para manter o nível de umidade na casa ao mínimo. Use um medidor de umidade para garantir que a umidade relativa esteja entre 35 a 50%.

Além de usar o desumidificador, aumente a ventilação para reduzir a umidade interna. Atividades diárias como tomar banho, pendurar toalhas molhadas ou usar a lavadora de louças podem aumentar a umidade dentro de casa. Se possível, utilize ventiladores de exaustão direcionados para fora para remover o excesso de vapor d'água. Limpe ou substitua cortinas para box assim que começarem a desenvolver mofo visível. Cortinas plásticas para box podem ser lavadas na lavadora de roupas (mas não coloque na secadora de roupas).

Substitua carpetes ou móveis estofados (ou qualquer material absorvente) se começar a ficar mofado. Considere remover completamente os carpetes, especialmente em porões úmidos. Verifique se há rachaduras na fundação e no porão que possam permitir que a umidade entre em sua casa. Mantenha o porão limpo e seco e não o utilize como área de convivência caso a umidade continuar sendo um problema.

Aqui estão alguns produtos que você pode considerar utilizar:


  • Cortinas para box antimofo
  • Desumidificador
  • Limpadores de mofo
  • Medidor de umidade

 


Data da revisão: 6/29/2012
Revisão feita por: Allen J. Blaivas, DO, Clinical Assistant Professor of Medicine UMDNJ-NJMS, Attending Physician in the Division of Pulmonary, Critical Care, and Sleep Medicine, Department of Veteran Affairs, VA New Jersey Health Care System, East Orange, NJ. Review provided by VeriMed Healthcare Network. Previoulsy reviewed by David A. Kaufman, MD, Section Chief, Pulmonary, Critical Care & Sleep Medicine, Bridgeport Hospital-Yale New Haven Health System, and Assistant Clinical Professor, Yale University School of Medicine, New Haven, CT. Review provided by VeriMed Healthcare Network. (6/1/2010)
As informações aqui fornecidas não deverão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico e tratamento de todas as doenças. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. Nenhuma garantia de qualquer natureza, seja expressa ou implícita, é feita quanto à precisão, confiabilidade, conveniência ou correção de quaisquer traduções das informações fornecidas aqui para quaisquer outros idiomas, feitas por um serviço de terceiros. © 1997- A.D.A.M., unidade de negócios da Ebix, Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é terminantemente proibida.
© 1997- adam.comTodos os direitos reservados