Dispositivos de administração de medicamentos: Nebulizadores |
|
Algumas vezes chamado de "inalação", um nebulizador cria uma névoa a partir do medicamento para asma, que facilita e torna agradável respirar a droga aos pulmões. Se você utiliza um nebulizador, o seu médico prescreverá medicamentos na forma líquida ao invés de recipientes metálicos.
Para utilizar um nebulizador, prenda a mangueira do nebulizador a um compressor de ar, uma pequena máquina que pega o ar do ambiente e transforma-o em um fluxo de alta pressão. O medicamento é colocado em um copo pequeno. O ar do compressor converte o medicamento em uma névoa (aerossol) que você inala pela peça bocal. Ao respirar profunda e lentamente, o medicamento chega aos pulmões. Crianças pequenas ou outras pessoas que não podem segurar a peça bocal firmemente nos lábios podem utilizar uma máscara para maximizar os efeitos do medicamento.
A maioria dos compressores são pequenos e leves, sendo fáceis de utilizar em casa ou em outros locais, e são compatíveis com qualquer conjunto de nebulizador. Entretanto, alguns nebulizadores não utilizam compressores de ar. São chamados de "nebulizadores ultrassônicos", que utilizam as vibrações do som para criar o aerossol de medicamento. Estas unidades são mais silenciosas porém mais caras.
Diferentemente dos inaladores dosimetrados, que você leva dois minutos ou menos para utilizar, um nebulizador exige que você se sente e relaxe por 5 a 30 minutos enquanto inala o medicamento. Algumas pessoas gostam da experiência de utilizar um nebulizador, enquanto outras não têm a paciência necessária.
Os nebulizadores exigem tempo e esforço para mantê-los limpos e operando adequadamente. Para a maior parte dos pacientes com asma, não é necessário possuir um nebulizador; outros métodos de administração de medicamentos, como inaladores dosimetrados, são adequados.
![]() |