Dispositivos de administração de medicamentos: Inaladores de pó seco |
|
Este pequeno dispositivo é semelhante a um inalador dosimetrado, mas o medicamento está na forma de pó. O paciente expira profundamente, posiciona os lábios em torno do bocal e rapidamente inspira o pó. Observe que a técnica é diferente para inaladores dosimetrados; inaladores de pó seco não demandam a coordenação e o timing necessários aos inaladores dosimetrados. Há outras diferenças importantes, portanto certifique-se de sempre saber a técnica adequada para o método que você está usando.
Inaladores de pó seco são cada vez mais comuns, em parte porque não utilizam o impulsor contendo CFC, que costumava estar presente em todos os inaladores dosimetrados (os CFCs danificam a camada de ozônio e foram removidos dos inaladores dosimetrados). Inaladores de pó seco são tão eficientes quando os inaladores dosimetrados. Na realidade, alguns podem senti-los ligeiramente mais eficientes.
Naturalmente, há diversas desvantagens. Se o paciente expira diretamente no dispositivo, o pó pode ser soprado para fora. Além disso, grande parte do pó fica na boca, o que pode causar efeitos colaterais indesejados, semelhante ao que acontece quando um paciente coloca um inalador dosimetrado diretamente em sua boca. Como com os inaladores dosimetrados, recomenda-se que você lave a sua boca após administrar o medicamento.
![]() |