Tratamento: Medicamentos de alívio rápido |
|
Você precisa de um medicamento de alívio rápido quando está tossindo, chiando, tendo dificuldades para respirar ou de qualquer outra forma tendo um episódio de asma (crise de asma). Estes medicamentos trabalham muito rápido no controle dos sintomas da asma. Também são chamados de medicamentos de "resgate".
Aqui estão os principais tipos:
Beta-agonista de curta duração
Os beta-agonistas de curta duração são os medicamentos mais eficientes e mais amplamente utilizados para tratar as crises de asma. Também podem ser utilizados antes de praticar exercícios para ajudar a prevenir sintomas induzidos por exercícios. Eles trabalham relaxando os músculos que contraem-se em torno dos brônquios durante a crise. (O medicamento é um "broncodilatador".)
Se você estiver precisando usar cada vez mais estes medicamentos ou se estiver utilizando mais de um recipiente metálico por mês, sua asma provavelmente não está sob controle e os seus medicamentos de controle diário devem ser avaliados.
O albuterol é o beta-agonista de curta duração mais utilizado. Agora, está disponível uma forma mais pura de albuterol chamada levalbuterol e parece demandar menos doses, com uma ação mais prolongada. Estudos iniciais do levalbuterol mostraram alguns benefícios em termos de redução de efeitos colaterais, mas os testes posteriores não mostraram. O levalbuterol é administrado com um nebulizador ou um inalador dosimetrado HFA (livre de CFC). O pirbuterol é outro beta-agonista de curta duração. OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Beta-agonistas de curta duração NÃO são formulados da mesma forma que os beta-agonistas de "longa duração", que devem ser utilizados diariamente no controle da asma.
Brometo de ipratrópio
Este medicamento, que também é um broncodilatador, com frequência é a segunda escolha para um alívio rápido e é administrado para pessoas que não toleram beta-agonistas. Também é utilizado por pessoas cuja asma é desencadeada por medicamentos betabloqueadores cardíacos.
O brometo de ipratrópio leva mais tempo que os beta-agonistas para agir e não é utilizado para prevenir a asma induzida por exercícios. Algumas marcas contêm tanto o brometo de ipratrópio quanto o albuterol em associação.
Esteroides orais
Algumas vezes, os esteroides são administrados oralmente (como comprimidos, cápsulas ou líquidos) por 3 a 10 dias para ajudar no controle de crises de asma de moderada a grave. Levam mais tempo para agir, mas podem ajudar a prevenir novas crises.
Exemplos incluem a prednisolona, a prednisona e a metilprednisolona. Sempre consulte o seu médico antes de utilizar qualquer medicação.
Referências
National Asthma Education and Prevention Program Expert Panel Report 3: Guidelines for the Diagnosis and Management of Asthma. Rockville, MD. National Heart, Lung, and Blood Institute, US Dept of Health and Human Services; 2007. NIH publications 08-4051.
![]() |