As alergias nasais e a asma são condições semelhantes em partes diferentes do corpo.
- A maior parte dos pacientes com asma tem sintomas nasais.
- Muitos pacientes com alergias nasais têm asma.
- Tratar uma inflamação alérgica no nariz pode ajudar a prevenir ou reduzir a gravidade da asma e diminuir a responsividade excessiva das vias respiratórias.
A febre do feno (rinite alérgica) envolve uma reação alérgica ao pólen. Uma reação virtualmente idêntica ocorre com alergia ao bolor, pelos de animais, poeira e alérgenos similares aspirados. Os polens que causam a febre do feno variam de pessoa para pessoa e de região para região. Raramente os polens carregados por abelhas de planta para planta são responsáveis pela febre do feno, pois tais grãos são grandes e possuem um revestimento encerado. Polens minúsculos, mais difíceis de serem vistos a olho nu, são com mais frequência causadores da febre do feno.
NormalRinite alérgicaExemplos de plantas geralmente responsáveis pela febre do feno incluem:
- Árvores (decíduas e perenes)
- Gramas
- A maioria das flores
- Tasneira
Além da sensibilidade individual e das diferenças geográficas nas populações de plantas locais, a quantidade de pólen no ar pode ser um fator devido ao qual os sintomas da febre do feno podem se desenvolver. Dias quentes, secos e com vento são mais propensos a terem maiores quantidades de pólen no ar em relação a dias frescos, úmidos e chuvosos, quando o pólen é lavado e levado ao chão.
Quando um alérgeno como o pólen ou poeira é inalado por uma pessoa com um sistema imune sensibilizado, a produção de anticorpos é ativada. Estes anticorpos se ligam a células que contêm histamina. A histamina e outras substâncias químicas são liberadas por estas células quando os anticorpos são estimulados por alérgenos. Isso causa coceira, inchaço dos tecidos afetados, produção de muco, espasmos musculares, urticária, irritações e outros sintomas. Os sintomas variam em gravidade de pessoa para pessoa.
Sintomas
- Tosse
- Dor de cabeça
- Coceira no nariz, boca, olhos, garganta, pele ou qualquer outra área
- Nariz escorrendo (rinite)
- Olfato reduzido
- Espirros
- Dor de garganta
- Nariz entupido (congestão nasal)
- Olhos lacrimejantes
- Respiração com chiado
O histórico do paciente é importante para o diagnóstico, incluindo se os sintomas variam de acordo com a hora do dia, com a estação, com a exposição a animais, com alterações na dieta e com outras fontes de alérgenos em potencial.
O exame de pele é o método mais comum para testar alergias. Isto pode incluir testes intradérmicos, de raspagem, de contato ou outros. Ocasionalmente, o alérgeno suspeito é dissolvido e pingado na pálpebra inferior (conjuntiva) do olho, como método de teste de alérgenos.
Alguns exames de sangue podem ser utilizados para diagnosticar a febre do feno, mas o exame de pele é o mais comum.
Tratamento
O melhor "tratamento" é evitar aquilo que causa as alergias em primeiro lugar. Pode ser impossível evitar completamente tudo a que você é alérgico, mas com frequência você pode tomar medidas para reduzir a sua exposição.
As opções de medicamentos incluem o seguinte:
- Anti-histamínicos. Há muitos anti-histamínicos disponíveis. Eles incluem formulações de curta duração e de longa duração. São oferecidos em tabletes, inaladores nasais, colírios e xaropes. Os anti-histamínicos são geralmente classificados em primeira ou segunda geração. Os anti-histamínicos de primeira geração incluem a difenidramina, a clemastina, a clorfeniramina e a bronfeniramina. Eles podem causar mais efeitos colaterais do que os medicamentos de segunda geração. Os anti-histamínicos de segunda geração causam menos sonolência, podem ser igualmente eficientes e normalmente não interferem no aprendizado. Neste grupo estão incluídas a fexofenadina, a cetirizina, a levocetirizina, a acrivastina, a loratadina e a desloratadina. Alguns destes medicamentos estão disponíveis sem a exigência de prescrição.
- Para pessoas cujos sintomas não são aliviados apenas com anti-histamínicos, sprays nasais contendo corticoides são muito eficientes e seguros. Estes medicamentos prescritos incluem a fluticasona, a mometasona e a trincinolona.
- Descongestionantes também podem ser úteis para reduzir sintomas como congestão nasal, mas não devem ser utilizados por longos períodos.
- O cromoglicato de sódio está disponível como um spray nasal para o tratamento da rinite alérgica. Versões em colírio do cromoglicato de sódio e de anti-histamínicos estão disponíveis para olhos avermelhados e com coceira.
Lembre-se sempre de consultar o seu médico antes de utilizar qualquer medicação.
Injeções para alergia (imunoterapia) são ocasionalmente recomendadas pelo médico se o alérgeno não puder ser evitado e os sintomas forem difíceis de controlar. Incluem injeções regulares do alérgeno, administradas em doses crescentes (cada dose ligeiramente maior que a dose anterior) que podem ajudar o corpo a acostumar-se com o antígeno.
Algumas vezes, os sintomas podem ser prevenidos evitando-se alérgenos conhecidos. A maior parte das árvores produz pólen na primavera, as gramíneas e normalmente as flores produzem pólen durante o verão, enquanto a tasneira e outras plantas de florescência tardia produzem pólen durante o fim do verão e o início do outono. Durante os períodos de produção de pólen (temporada do pólen), pessoas com febre do feno devem permanecer em ambientes fechados, em uma atmosfera com ar condicionado, sempre que possível. Para as pessoas que são sensíveis a certos alérgenos comuns de ambientes fechados, capas antiácaros para os colchões e travesseiros são recomendadas, assim como o afastamento de animais de estimação e de outros fatores que causam sintomas.
Referências
Bahls C. In the clinic. Rinite alérgica. Ann Intern Med. Apr 3, 2007;146(7):ITC4-1-ITC4-16.
Data da revisão:
6/29/2012
Revisão feita por:
Allen J. Blaivas, DO, Clinical Assistant Professor of Medicine UMDNJ-NJMS, Attending Physician in the Division of Pulmonary, Critical Care, and Sleep Medicine, Department of Veteran Affairs, VA New Jersey Health Care System, East Orange, NJ. Review provided by VeriMed Healthcare Network. Previoulsy reviewed by David A. Kaufman, MD, Section Chief, Pulmonary, Critical Care & Sleep Medicine, Bridgeport Hospital-Yale New Haven Health System, and Assistant Clinical Professor, Yale University School of Medicine, New Haven, CT. Review provided by VeriMed Healthcare Network. (6/1/2010)

Health Content Provider
06/01/2025
A.D.A.M., Inc. é reconhecida pela URAC, também chamada de American AccreditationHealthCare Commission (Comissão de Reconhecimento de Cuidados de Saúde). O programade reconhecimento da URAC é uma auditoria independente com o objetivo de verificarse a A.D.A.M. segue padrões rigorosos de qualidade e responsabilidade. A A.D.A.M.está entre as primeiras empresas a conquistar essa importante distinção para informaçõese serviços de saúde on-line. Saiba mais sobre a políticaeditorial, o processo editorial e a política de privacidade da A.D.A.M. A empresa é também um membro fundadorda Hi-Ethics e segue os princípios da Health on the Net Foundation (Fundação daSaúde na Internet) – www.hon.ch.
As informações aqui fornecidas não deverão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico e tratamento de todas as doenças. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. Nenhuma garantia de qualquer natureza, seja expressa ou implícita, é feita quanto à precisão, confiabilidade, conveniência ou correção de quaisquer traduções das informações fornecidas aqui para quaisquer outros idiomas, feitas por um serviço de terceiros. © 1997-
2025 A.D.A.M., unidade de negócios da Ebix, Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é terminantemente proibida.
© 1997-
2025

Todos os direitos reservados