O fumo passivo e seu risco às crianças

O fumo passivo é uma mistura da fumaça liberada pela queima de um cigarro, cachimbo ou charuto, e a fumaça exalada dos pulmões dos fumantes. Esta mistura contém mais de 4.000 substâncias, dentre as quais mais de 40 são conhecidas por causar câncer em humanos e animais, e muitas das quais são fortes irritantes.

A exposição ao fumo passivo é também chamada de fumo involuntário ou tabagismo passivo.

O fumo passivo pode causar câncer de pulmão em não fumantes


O fumo passivo foi classificado pela Agência de Proteção Ambiental (EPA) dos Estados Unidos como uma causa conhecida de câncer em humanos. Foi estimado pela EPA que o fumo passivo causa aproximadamente 3.000 mortes por câncer em não fumantes todos os anos.

O fumo passivo é um sério risco à saúde de crianças


Os pulmões em desenvolvimento de jovens crianças também são afetados pela exposição ao fumo passivo. Bebês e crianças com pais que fumam estão entre os mais seriamente afetados à exposição ao fumo passivo, sofrendo um risco aumentado de infecções no trato respiratório inferior, tais como pneumonia e bronquite.

A EPA estima que o fumo passivo é responsável por entre 150.000 a 350.000 casos de infecção no trato respiratório inferior em bebês e crianças com menos de 18 meses anualmente, resultando entre 7.500 e 15.000 hospitalizações todos os anos nos Estados Unidos.

Crianças expostas ao fumo passivo também têm mais chance de ter função pulmonar reduzida e sintomas de irritação respiratória como tosse, catarro excesso e respiração com chiado.

O fumo passivo pode levar a um acúmulo de fluido no ouvido médio, a causa mais comum de hospitalização de crianças para uma operação.

Crianças asmáticas estão especialmente em risco. A EPA estima que a exposição ao fumo passivo aumenta o número de episódios e piora os sintomas em centenas de milhares de crianças asmáticas. A EPA estima que entre 200.000 e 1 milhão de crianças asmáticas têm suas condições agravadas pela exposição ao fumo passivo. O fumo passivo também faz com que milhares de crianças não asmáticas desenvolvam essa condição todos os anos.

Criado pela Agência de Proteção Ambiental. Direitos da ilustração A.D.A.M., Inc.

 


Data da revisão: 6/29/2012
Revisão feita por: Allen J. Blaivas, DO, Clinical Assistant Professor of Medicine UMDNJ-NJMS, Attending Physician in the Division of Pulmonary, Critical Care, and Sleep Medicine, Department of Veteran Affairs, VA New Jersey Health Care System, East Orange, NJ. Review provided by VeriMed Healthcare Network. Previoulsy reviewed by David A. Kaufman, MD, Section Chief, Pulmonary, Critical Care & Sleep Medicine, Bridgeport Hospital-Yale New Haven Health System, and Assistant Clinical Professor, Yale University School of Medicine, New Haven, CT. Review provided by VeriMed Healthcare Network. (6/1/2010)
As informações aqui fornecidas não deverão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico e tratamento de todas as doenças. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. Nenhuma garantia de qualquer natureza, seja expressa ou implícita, é feita quanto à precisão, confiabilidade, conveniência ou correção de quaisquer traduções das informações fornecidas aqui para quaisquer outros idiomas, feitas por um serviço de terceiros. © 1997- A.D.A.M., unidade de negócios da Ebix, Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é terminantemente proibida.
© 1997- adam.comTodos os direitos reservados