O fumo passivo e seu risco às crianças |
|
O fumo passivo é uma mistura da fumaça liberada pela queima de um cigarro, cachimbo ou charuto, e a fumaça exalada dos pulmões dos fumantes. Esta mistura contém mais de 4.000 substâncias, dentre as quais mais de 40 são conhecidas por causar câncer em humanos e animais, e muitas das quais são fortes irritantes.
A exposição ao fumo passivo é também chamada de fumo involuntário ou tabagismo passivo.
O fumo passivo pode causar câncer de pulmão em não fumantes
O fumo passivo foi classificado pela Agência de Proteção Ambiental (EPA) dos Estados Unidos como uma causa conhecida de câncer em humanos. Foi estimado pela EPA que o fumo passivo causa aproximadamente 3.000 mortes por câncer em não fumantes todos os anos.
O fumo passivo é um sério risco à saúde de crianças
Os pulmões em desenvolvimento de jovens crianças também são afetados pela exposição ao fumo passivo. Bebês e crianças com pais que fumam estão entre os mais seriamente afetados à exposição ao fumo passivo, sofrendo um risco aumentado de infecções no trato respiratório inferior, tais como pneumonia e bronquite.
A EPA estima que o fumo passivo é responsável por entre 150.000 a 350.000 casos de infecção no trato respiratório inferior em bebês e crianças com menos de 18 meses anualmente, resultando entre 7.500 e 15.000 hospitalizações todos os anos nos Estados Unidos.
Crianças expostas ao fumo passivo também têm mais chance de ter função pulmonar reduzida e sintomas de irritação respiratória como tosse, catarro excesso e respiração com chiado.
O fumo passivo pode levar a um acúmulo de fluido no ouvido médio, a causa mais comum de hospitalização de crianças para uma operação.
Crianças asmáticas estão especialmente em risco. A EPA estima que a exposição ao fumo passivo aumenta o número de episódios e piora os sintomas em centenas de milhares de crianças asmáticas. A EPA estima que entre 200.000 e 1 milhão de crianças asmáticas têm suas condições agravadas pela exposição ao fumo passivo. O fumo passivo também faz com que milhares de crianças não asmáticas desenvolvam essa condição todos os anos.
Criado pela Agência de Proteção Ambiental. Direitos da ilustração A.D.A.M., Inc.
![]() |