No lar
- Não fume em sua casa, nem permita que outras pessoas fumem.
- Se um membro da família insistir em fumar dentro de casa, aumente a ventilação na área onde isto acontecer. Abra as janelas ou use ventiladores de exaustão.
- Não fume na presença de crianças, especialmente crianças de colo. Elas são particularmente suscetíveis aos efeitos do fumo passivo.
- Não permita que babás ou outras pessoas que trabalham em sua casa fumem dentro de casa ou próximos às suas crianças.
Onde as crianças passam o tempo
A Agência de Proteção Ambiental (EPA) dos Estados Unidos recomenda que todas as organizações que lidam com crianças tenham uma política de tabagismo que proteja efetivamente as crianças da exposição à fumaça ambiental do tabaco.
- Descubra mais sobre as políticas de tabagismo dos prestadores de cuidados para crianças de creches, pré-escolas, escolas e outros similares.
- Ajude outros pais a entenderem os sérios riscos à saúde das crianças provenientes do fumo passivo. Trabalhe junto às associações de pais e mestres, à diretoria e aos administradores da escola, aos líderes comunitários e outros cidadãos envolvidos para tornar os ambientes das crianças livre da fumaça de tabaco.
No local de trabalho
A EPA recomenda que todas as empresas tenham uma política de tabagismo que proteja efetivamente não fumantes da exposição involuntária à fumaça de tabaco. Muitas empresas e organizações já possuem políticas de tabagismo em vigor, porém tais políticas variam em sua efetividade.
- Se sua empresa não possui uma política de tabagismo que controle efetivamente o fumo passivo, trabalhe junto à diretoria envolvida e organizações trabalhistas para estabelecer uma.
- A simples separação de fumantes e não fumantes dentro da mesma área, como o refeitório, poderá reduzir a exposição, porém os não fumantes ainda serão expostos à fumaça circulatória ou à fumaça que penetra em áreas de não fumantes.
- Proibir o fumo em locais fechados ou limitar o fumo a locais que foram projetados especialmente para evitar que a fumaça escape para outras áreas do prédio são duas opções que irão proteger efetivamente os não fumantes. Os custos associados com o estabelecimento de salas adequadamente designadas para fumantes varia de instalação para instalação e geralmente são maiores que os custos de simplesmente eliminar o fumo completamente.
Se o fumo é permitido em locais fechados, deverá ser em uma sala que atende às seguintes condições:
- O ar da sala para os fumantes deverá ser diretamente liberado para fora por um ventilador de exaustão. O ar da sala para os fumantes não deverá ser circulado para outras partes do prédio. Um volume maior de ar deverá ser liberado da sala do que alimentado à sala, para garantir que o fumo passivo não escape para locais próximos.
- O sistema de ventilação deverá fornecer à sala para os fumantes 1,7 m³ de alimentação de ar por fumante. O ar deverá ser frequentemente fornecido por ar transferido de outras partes do prédio, como corredores.
- Não fumantes não deverão usar a sala dos fumantes para qualquer finalidade. Esta sala deverá estar localizada em uma área não relacionada ao trabalho, onde ninguém, como parte de suas responsabilidades de trabalho, precisará entrar.
- Programas de abandono do tabagismo apoiados pela empresa são uma importante parte de qualquer política de tabagismo. Aproximadamente 20 por cento dos adultos norte-americanos ainda fumam. Muitos fumantes gostariam de parar, porém o consumo de cigarros vicia física e psicologicamente, e o abandono não é fácil. Enquanto trabalhar em um prédio onde o fumo não é permitido poderá encorajar alguns fumantes a abandonarem o vício, o objetivo de qualquer política de tabagismo deverá ser apoiar ativamente os fumantes que desejam se livrar do hábito.
- Se existem áreas exteriores designadas para o fumo, fumar não deverá ser permitido logo no lado de fora junto às portas (ou próximo a quaisquer entradas de ar de sistemas de ventilação), onde os não fumantes poderão precisar passar pela fumaça de fumantes reunidos próximos a portas e entradas. Alguns empregadores têm áreas externas preparadas com locais e cinzeiros para acomodar fumantes.
Em restaurantes e bares
- Conheça a lei relacionada ao fumo em sua comunidade. Algumas comunidades baniram completamente o fumo em locais tais como restaurantes. Outras exigem áreas separadas para fumantes em restaurantes, embora a maior parte delas conte com a simples separação de fumantes e não fumantes dentro do mesmo espaço, que poderá reduzir sem eliminar a exposição ao fumo passivo.
- Se fumar for permitido, o local das áreas de fumantes deverá ser determinado com algum conhecimento das características de ventilação do espaço para reduzir a exposição a não fumantes. Por exemplo, áreas de não fumantes deverão estar próximas a dutos de alimentação de ar enquanto áreas de fumantes deverão estar próximas a registros ou exaustores .
- Peça para sentar em áreas de não fumantes, o mais distante possível da área de fumantes.
- Se sua comunidade não possui um decreto de controle do tabagismo, solicite que um seja elaborado. Se os seus decretos locais não protegem os não fumantes suficientemente, solicite que representantes de seu governo local tomem devidas providências.
- Poucas restrições foram impostas em bares onde bebidas e tabagismo parecem andar lado a lado. Na ausência de leis locais ou estaduais que restrinjam o tabagismo em bares, incentive o proprietário a considerar sua clientela de não fumantes, e passe a frequentar lugares com esse pensamento.
Em outros espaços fechados
Seu estado ou comunidade possui leis voltadas para o tabagismo em locais públicos? Muitas comunidades têm leis que proíbem o fumo em locais públicos como escolas, hospitais, aeroportos, terminais de ônibus e outras instalações públicas. Conheça a lei. Beneficie-se com as leis feitas para lhe proteger. Leis federais proíbem hoje o fumo em todos os voos de seis horas ou menos dentro dos EUA e em todas as viagens de ônibus interestaduais.
Criado pela Agência de Proteção Ambiental.
Data da revisão:
6/29/2012
Revisão feita por:
Allen J. Blaivas, DO, Clinical Assistant Professor of Medicine UMDNJ-NJMS, Attending Physician in the Division of Pulmonary, Critical Care, and Sleep Medicine, Department of Veteran Affairs, VA New Jersey Health Care System, East Orange, NJ. Review provided by VeriMed Healthcare Network. Previoulsy reviewed by David A. Kaufman, MD, Section Chief, Pulmonary, Critical Care & Sleep Medicine, Bridgeport Hospital-Yale New Haven Health System, and Assistant Clinical Professor, Yale University School of Medicine, New Haven, CT. Review provided by VeriMed Healthcare Network. (6/1/2010)
As informações aqui fornecidas não deverão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico e tratamento de todas as doenças. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. Nenhuma garantia de qualquer natureza, seja expressa ou implícita, é feita quanto à precisão, confiabilidade, conveniência ou correção de quaisquer traduções das informações fornecidas aqui para quaisquer outros idiomas, feitas por um serviço de terceiros. © 1997-
A.D.A.M., unidade de negócios da Ebix, Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é terminantemente proibida.
© 1997-

Todos os direitos reservados