Trombose venosa profunda
TVP; Coágulos sanguíneos nas pernas; Tromboembolismo; Síndrome pós-flebítica; Síndrome pós-trombóticaA trombose venosa profunda é uma condição que resulta da formação de um coágulo sanguíneo em uma veia localizada no interior de uma parte do corpo. Ela ocorre geralmente nas grandes veias das pernas e das coxas, mas pode ocorrer em outras veias profundas dos braços e da pelve (região do quadril).
Causas
A trombose venosa profunda (TVP) afeta principalmente pessoas acima de 60 anos, mas pode ocorrer em qualquer idade. A embolia ocorre quando um coágulo se desprende e se desloca através da corrente sanguínea. Um êmbolo pode ficar preso no cérebro, nos pulmões, no coração ou em outra área, levando a lesões graves.
Os coágulos de sangue podem se formar quando algo retarda ou altera o fluxo de sangue nas veias. Os fatores de risco incluem:
Coágulos de sangue
Os coágulos sanguíneos são aglomerados de células e proteínas, mudando a consistência do sangue de líquida para sólida. Um coágulo de sangue que se ...

- Após um cateter de marca-passo ter sido passado através da veia na virilha
- Repouso absoluto na cama ou permanecer em uma mesma posição por muito tempo, como em uma viagem de avião
- Histórico familiar de coágulos sanguíneos
- Fraturas na pélvis ou nas pernas
- Parto nos últimos 6 meses
- Gravidez
-
Obesidade
Obesidade
Obesidade é um termo usado para descrever o excesso de gordura corporal. Existem pessoas com o peso acima da média por aumento da massa muscular. Pe...
ImagenLer artigo agora Adicionar a favoritos - Cirurgia recente (especialmente cirurgia de quadril, joelho ou cirurgia pélvica feminina)
- Glóbulos sanguíneos em excesso sendo produzidos pela medula óssea (policitemia vera), tornando o sangue mais denso que o normal
- Ter um cateter permanente em um vaso sanguíneo
Você também tem mais probabilidade de desenvolver TVP se você tiver alguma das seguintes condições:
- Câncer
- Algumas doenças autoimunes, como lúpus
Doenças autoimunes
Uma doença autoimune é uma condição que ocorre quando o sistema imunológico ataca e destrói tecidos saudáveis do corpo por engano. Existem mais de 8...
ImagenLer artigo agora Adicionar a favoritosLúpus
O lúpus eritematoso sistêmico é uma doença autoimune. Nesta doença, o sistema imune ataca tecidos saudáveis por engano. O lúpus pode afetar a pele,...
ImagenLer artigo agora Adicionar a favoritos - Tabagismo
- Condições que favorecem o desenvolvimento de coágulos sanguíneos
- Tomar estrogênios ou pílulas anticoncepcionais (risco ainda maior se você fumar)
Ficar sentado por períodos longos ao viajar pode aumentar o risco de TVP, sendo mais provável quando um ou mais dos fatores de risco listados acima também estejam presentes.
Sintomas
TVP afeta principalmente as veias principais das pernas e das coxas, geralmente de um lado do corpo. O coágulo pode interromper o fluxo sanguíneo e causar:
- Alterações na cor da pele (vermelhidão)
- Dor na perna
- Inchaço (edema) na perna
- Sensação de pele quente ao toque
Sinais e testes
Seu médico realizará um exame físico. O exame pode mostrar uma perna vermelha, inchada ou sensível.
Os dois testes que geralmente são feitos primeiro para diagnosticar a TVP são:
- Exame de sangue de dímero-D
- Exame de ultrassom com Doppler da área afetada
Exames de sangue que podem ser feitos para verificar se há mais chance de coagulação de sangue (hipercoagulabilidade) incluem:
- Resistência à proteína C ativada (verifica se há a mutação do fator V de Leiden)
- Níveis de antitrombina
- Anticorpos antifosfolipídicos
- Hemograma completo
- Teste genético para procurar mutações que tornem você mais suscetível a desenvolver coágulos sanguíneos, como a mutação G20210A da protrombina
- Anticoagulante lúpico
- Níveis de proteína C e S
Tratamento
Seu médico irá prescrever um medicamento para afinar seu sangue (chamado anticoagulante). Isso evitará que se formem mais coágulos ou que os antigos fiquem maiores.
A heparina é geralmente a primeira droga ministrada.
- Se a heparina for ministrada por via intravenosa (IV), você deverá ficar no hospital. No entanto, a maioria dos pacientes pode ser tratada sem internação hospitalar.
- Formas mais novas de heparina podem ser ministradas por injeção uma ou duas vezes por dia. É possível que você não precise ser hospitalizado, ou tenha de ficar internado pouco tempo, se for prescrita esta forma mais nova de heparina.
Dependendo da sua história médica, um medicamento chamado fondaparinux pode ser recomendado pelo seu médico como alternativa à heparina.
Outro medicamento para afinar o sangue, por exemplo a warfarina, pode ser iniciado junto com a heparina. O seu médico decidirá qual medicamento é ideal para você.
- Essas drogas são administradas por via oral. Demora alguns dias até que o medicamento faça efeito totalmente.
- A heparina não deve ser interrompida até o medicamento ter sido ministrado na dose correta por, pelo menos, 2 dias.
- Você provavelmente tomará o medicamento por, pelo menos, 3 meses. Algumas pessoas devem tomá-lo pelo resto de suas vidas, dependendo do risco de ter outro coágulo.
Quando estiver tomando um medicamento anticoagulante oral, você terá mais propensão à hemorragia (sangramento), mesmo em atividades com as quais esteja acostumado. Se estiver tomando um anticoagulante em casa:
- Tome o medicamento exatamente da maneira prescrita pelo seu médico.
- Consulte o médico para saber o que fazer se você esquecer-se de tomar uma dose.
- Você pode precisar fazer exames de sangue com frequência para se certificar de que está tomando a dose certa, principalmente se estiver tomando warfarina.
- Informe-se com o seu médico sobre como tomar outras medicações e quando comer.
- Saiba como observar efeitos colaterais possíveis causados pelo medicamento.
O médico poderá prescrever meias de compressão para usar em ambas as pernas ou em uma delas. As meias de compressão melhoram o fluxo sanguíneo das pernas e reduzem o risco de ter coágulos sanguíneos. É importante usá-las todos os dias conforme orientado pelo seu médico.
Em casos raros, pode ser necessária uma cirurgia se os medicamentos não funcionarem. A cirurgia pode envolver:
- Colocação de um filtro na maior veia do corpo para impedir que coágulos sanguíneos se desloquem para os pulmões
- Remoção de um coágulo sanguíneo grande da veia ou injeção de medicamentos trombolíticos
Siga rigorosamente todas as instruções que você receber para tratar a trombose venosa profunda.
Expectativas (prognóstico)
Muitos casos de TVP desaparecem sem nenhum problema, mas a condição pode retornar. Algumas pessoas podem ter dor e inchaço por longo tempo nas pernas, conhecido como síndrome pós-flebítica.
Você também pode ter dor e alterações na cor da pele. Estes sintomas podem aparecer imediatamente ou você não pode desenvolvê-los um ou mais anos depois. Usar meias de compressão durante e após a TVP pode ajudar a prevenir esse problema.
Um coágulo de sangue que se forma na coxa é mais propenso a desprender-se e deslocar-se até os pulmões (causando embolia pulmonar) do que os coágulos de sangue que se formam na perna ou em outras partes do corpo.
Embolia pulmonar
Embolia pulmonar consiste no bloqueio de uma artéria dos pulmões, mais comumente por um coágulo sanguíneo.

Quando contatar um profissional de saúde
Consulte um médico se tiver sintomas de trombose venosa profunda.
Vá para o pronto-socorro ou ligue para o número de emergência local (como 192) se você tiver TVP e apresentar
-
Dor no peito
Dor no peito
A dor no peito é o desconforto ou dor que você sente em qualquer parte da frente do corpo entre o pescoço e o abdome superior.
ImagenLer artigo agora Adicionar a favoritos -
Dificuldade para respirar
Dificuldade para respirar
Dificuldade para respirar pode envolver:Dificuldade respiratóriaRespiração desconfortávelSensação de não receber ar em quantidade suficiente
ImagenLer artigo agora Adicionar a favoritos - Tosse com sangue
-
Desmaio
Desmaio
O desmaio é uma perda rápida da consciência em virtude da redução do volume de sangue para o cérebro. O episódio dura menos de alguns minutos e a re...
Ler artigo agora Adicionar a favoritos -
Perda de consciência
Perda de consciência
A diminuição da condição de alerta é um estado de redução da consciência. O coma é uma diminuição da condição de alerta do qual o paciente não pode s...
Ler artigo agora Adicionar a favoritos - Outros sintomas graves
Prevenção
Para prevenir a trombose venosa profunda:
- Use as meias de compressão que seu médico prescreveu.
- Movimente suas pernas com frequência durante longas viagens de avião ou automóvel ou em outras situações nas quais você fica sentado ou deitado por longos períodos.
- Tome medicação anticoagulante exatamente conforme prescrita pelo seu médico.
- Não fume. Converse com o seu médico se você precisar de ajuda para parar de fumar.
Referências
Guyatt GH, Akl EA, Crowther M, et al. Executive summary: antithrombotic therapy and prevention of thrombosis. 9th ed. American College of Chest Physicians evidence-based clinical practice guidelines. Chest. 2012;141(2 suppl):7S-47S. PMID: 22315257 www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22315257.
Kline JA. Pulmonary embolism and deep vein thrombosis. In: Marx JA, Hockberger RS, Walls RM, et al, eds. Rosen's Emergency Medicine: Concepts and Clinical Practice. 8th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2014:chap 88.
-
Trombose venosa profunda, iliofemoral - Ilustração
Esta imagem mostra perna e coxa inchadas e vermelhas em função de um coágulo sanguíneo (trombo) nas veias profundas da virilha (veias iliofemorais) que impede o retorno normal do sangue da perna para o coração.
Trombose venosa profunda, iliofemoral
Ilustração
-
Veias profundas - Ilustração
Veias nas extremidades transportam sangue para o coração e os pulmões, onde o sangue é oxigenado. Conforme o sangue retorna ao coração dos pulmões, as artérias transportam o sangue rico em oxigênio para todo o corpo.
Veias profundas
Ilustração
-
Coágulo sanguíneo - Ilustração
A trombose venosa profunda (TVP) afeta principalmente as veias no segmento inferior das pernas e das coxas. Ela envolve a formação de um coágulo (trombo) nas veias maiores da área.
Coágulo sanguíneo
Ilustração
-
Veias profundas - Ilustração
Veias nas extremidades transportam sangue para o coração e os pulmões, onde o sangue é oxigenado. Conforme o sangue retorna ao coração dos pulmões, as artérias transportam o sangue rico em oxigênio para todo o corpo.
Veias profundas
Ilustração
-
Trombose venosa - série
Apresentação
-
Trombose venosa profunda, iliofemoral - Ilustração
Esta imagem mostra perna e coxa inchadas e vermelhas em função de um coágulo sanguíneo (trombo) nas veias profundas da virilha (veias iliofemorais) que impede o retorno normal do sangue da perna para o coração.
Trombose venosa profunda, iliofemoral
Ilustração
-
Veias profundas - Ilustração
Veias nas extremidades transportam sangue para o coração e os pulmões, onde o sangue é oxigenado. Conforme o sangue retorna ao coração dos pulmões, as artérias transportam o sangue rico em oxigênio para todo o corpo.
Veias profundas
Ilustração
-
Coágulo sanguíneo - Ilustração
A trombose venosa profunda (TVP) afeta principalmente as veias no segmento inferior das pernas e das coxas. Ela envolve a formação de um coágulo (trombo) nas veias maiores da área.
Coágulo sanguíneo
Ilustração
-
Veias profundas - Ilustração
Veias nas extremidades transportam sangue para o coração e os pulmões, onde o sangue é oxigenado. Conforme o sangue retorna ao coração dos pulmões, as artérias transportam o sangue rico em oxigênio para todo o corpo.
Veias profundas
Ilustração
-
Trombose venosa - série
Apresentação
Data da revisão: 2/7/2016
Revisão feita por: Laura J. Martin, MD, MPH, ABIM Board Certified in Internal Medicine and Hospice and Palliative Medicine, Atlanta, GA. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Isla Ogilvie, PhD, and the A.D.A.M. Editorial team.