Etapa 10: Faça do "fluxo de pico" um hábito! |
|
Verificar o seu "fluxo de pico" é uma das melhores formas de controlar a sua asma. Ele pode ajudá-lo a garantir que a sua asma não esteja piorando e pode trazer tranquilidade.
A asma é uma condição que se constrói lentamente, normalmente NÃO ataca subitamente sem aviso. Uma forma de saber que uma crise está chegando é o surgimento e piora dos sintomas. Entretanto, uma segunda forma é verificar o seu fluxo de pico. Isto pode ajudá-lo a "ver uma crise chegando" e tomar a ação adequada, algumas vezes antes mesmo de sentir os sintomas. Se você não estiver monitorando a sua asma, uma crise pode pegar você de surpresa.
O que é fluxo de pico?
O fluxo de pico é uma medição de quão bem você consegue soprar o ar dos seus pulmões. Se as suas vias respiratórias tornam-se estreitas e bloqueadas pela asma, você não pode soprar o ar tão bem e os seus valores de fluxo de pico caem.
O fluxo de pico é medido em casa com um medidor pequeno e barato. Diversas empresas fazem estes medidores, que variam em aparência e funcionamento. Alguns medidores de fluxo de pico têm abas nas laterais que podem ser ajustadas para corresponderem às zonas do seu plano de ação (verde, amarela e vermelha). Se o seu medidor não tem este recurso, você pode marcá-las com fita colorida ou uma caneta.
Para visualizar um guia interativo sobre o uso de um medido de fluxo de pico, clique aqui.
Quadros de registro
Você precisará de alguma forma de quadro de registro (também chamado de "diário") para anotar os seus resultados de fluxo de pico. Estes quadros são inclusos nos medidores de fluxo de pico. Uma boa ideia é fazer cópias do quadro e manter as folhas para mostrar ao seu médico, que pode avaliar todo o seu histórico de valores de fluxo de pico para verificar como mudaram com o tempo.
Um bom quadro de registro também contém um local para anotar:
Estas informações ajudarão a ver o panorama completo de todos os fatores que impactam a sua asma.
Quem deve utilizar um medidor de fluxo de pico?
Conforme as diretrizes dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos, as seguintes pessoas podem se beneficiar com o monitoramento do fluxo de pico:
Muitas crianças com menos de 5 anos de idade não conseguem utilizar um medidor de fluxo de pico bem o suficiente para que os números sejam úteis, portanto, a sua asma deve ser gerenciada por um adulto que deve observar cuidadosamente os sinais da asma. Entretanto, com base em suas habilidades, algumas crianças com menos de 5 anos de idade aprendem a usar um medidor de fluxo de pico. É uma boa ideia iniciar o uso de medidores de fluxo de pico antes dos 5 anos de idade para a criança acostumar-se com eles, porém não se deve realmente contar com eles para o monitoramento da condição da criança.
"Meus dois filhos tiveram uma ligeira dificuldade para aprender a utilizar o medidor de fluxo de pico, mas eles pegaram o jeito rapidamente." -- Kris, 41 anos de idade |
![]() |
|