Etapa 10: Faça do "fluxo de pico" um hábito!
Next Page

Verificar o seu "fluxo de pico" é uma das melhores formas de controlar a sua asma. Ele pode ajudá-lo a garantir que a sua asma não esteja piorando e pode trazer tranquilidade.

A asma é uma condição que se constrói lentamente, normalmente NÃO ataca subitamente sem aviso. Uma forma de saber que uma crise está chegando é o surgimento e piora dos sintomas. Entretanto, uma segunda forma é verificar o seu fluxo de pico. Isto pode ajudá-lo a "ver uma crise chegando" e tomar a ação adequada, algumas vezes antes mesmo de sentir os sintomas. Se você não estiver monitorando a sua asma, uma crise pode pegar você de surpresa.

O que é fluxo de pico?


O fluxo de pico é uma medição de quão bem você consegue soprar o ar dos seus pulmões. Se as suas vias respiratórias tornam-se estreitas e bloqueadas pela asma, você não pode soprar o ar tão bem e os seus valores de fluxo de pico caem.

O fluxo de pico é medido em casa com um medidor pequeno e barato. Diversas empresas fazem estes medidores, que variam em aparência e funcionamento. Alguns medidores de fluxo de pico têm abas nas laterais que podem ser ajustadas para corresponderem às zonas do seu plano de ação (verde, amarela e vermelha). Se o seu medidor não tem este recurso, você pode marcá-las com fita colorida ou uma caneta.

Para visualizar um guia interativo sobre o uso de um medido de fluxo de pico, clique aqui.

Quadros de registro


Você precisará de alguma forma de quadro de registro (também chamado de "diário") para anotar os seus resultados de fluxo de pico. Estes quadros são inclusos nos medidores de fluxo de pico. Uma boa ideia é fazer cópias do quadro e manter as folhas para mostrar ao seu médico, que pode avaliar todo o seu histórico de valores de fluxo de pico para verificar como mudaram com o tempo.

Um bom quadro de registro também contém um local para anotar:

  1. Qualquer sinal ou sintoma que você sente todo dia
  2. Etapas realizadas se você sentiu sintomas ou o seu fluxo de pico caiu
  3. Alterações que o médico fez em seu medicamento
  4. Qualquer desencadeador de asma a que você foi exposto

Estas informações ajudarão a ver o panorama completo de todos os fatores que impactam a sua asma.

Quem deve utilizar um medidor de fluxo de pico?


Conforme as diretrizes dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos, as seguintes pessoas podem se beneficiar com o monitoramento do fluxo de pico:

  • Qualquer pessoa com asma persistente de moderada a grave. Estas pessoas devem considerar utilizar um medidor de fluxo de pico a cada um ou dois dias, mesmo quando estão se sentindo bem.
  • Pessoas que começaram a consultar recentemente seu médico para desenvolver um novo plano de tratamento. Um medidor de fluxo de pico pode ajudar a determinar se os medicamentos estão funcionando e ajuda o médico a descobrir como afinar o plano de tratamento.
  • Qualquer um que já tenha sofrido com um episódio (crise) de asma grave.
  • Qualquer um que deseja dominar completamente o seu gerenciamento da asma e alcançar tranquilidade com isso.

Muitas crianças com menos de 5 anos de idade não conseguem utilizar um medidor de fluxo de pico bem o suficiente para que os números sejam úteis, portanto, a sua asma deve ser gerenciada por um adulto que deve observar cuidadosamente os sinais da asma. Entretanto, com base em suas habilidades, algumas crianças com menos de 5 anos de idade aprendem a usar um medidor de fluxo de pico. É uma boa ideia iniciar o uso de medidores de fluxo de pico antes dos 5 anos de idade para a criança acostumar-se com eles, porém não se deve realmente contar com eles para o monitoramento da condição da criança.

"Meus dois filhos tiveram uma ligeira dificuldade para aprender a utilizar o medidor de fluxo de pico, mas eles pegaram o jeito rapidamente."

-- Kris, 41 anos de idade

 

Next Page

Data da revisão: 6/29/2012
Revisão feita por: Allen J. Blaivas, DO, Clinical Assistant Professor of Medicine UMDNJ-NJMS, Attending Physician in the Division of Pulmonary, Critical Care, and Sleep Medicine, Department of Veteran Affairs, VA New Jersey Health Care System, East Orange, NJ. Review provided by VeriMed Healthcare Network. Previoulsy reviewed by David A. Kaufman, MD, Section Chief, Pulmonary, Critical Care & Sleep Medicine, Bridgeport Hospital-Yale New Haven Health System, and Assistant Clinical Professor, Yale University School of Medicine, New Haven, CT. Review provided by VeriMed Healthcare Network. (6/1/2010)
As informações aqui fornecidas não deverão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico e tratamento de todas as doenças. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. Nenhuma garantia de qualquer natureza, seja expressa ou implícita, é feita quanto à precisão, confiabilidade, conveniência ou correção de quaisquer traduções das informações fornecidas aqui para quaisquer outros idiomas, feitas por um serviço de terceiros. © 1997- A.D.A.M., unidade de negócios da Ebix, Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é terminantemente proibida.
© 1997- adam.comTodos os direitos reservados