Etapa 11: Evitar desencadeadores de asma |
|
Dominar a sua asma significa compreender os seus medicamentos, utilizá-los corretamente e monitorar os seus sinais e fluxo de pico continuamente. Porém, antes de mais nada, é importante tentar evitar as coisas que desencadeiam a sua asma.
Muitos dos culpados que desencadeiam alergias também desencadeiam a asma. E se você reduzir a sua exposição a eles, significará menos inflamações, menos sintomas e potencialmente uma redução na dose de medicamentos. Considere os seguintes alérgenos importantes:
Qualquer pessoa com asma persistente que estiver utilizando medicamentos diários provavelmente deve ser testada para alergias, caso ainda não tenha sido testada. Exames de alergia de pele ou in vitro podem determinar se você é alérgico a certos alérgenos (como pelos de animais, ácaros de poeira, mofo e baratas). Quando você tiver uma ideia mais clara do que está desencadeando a sua asma, você pode se concentrar em tomar passos específicos, como manter animais de estimação longe do quarto ou remover os carpetes.
Muitos estudos sugerem que reduzir os alérgenos dentro de casa reduz os sintomas da asma, portanto, estes passos devem ser seriamente considerados.
Finalmente, tenha em mente que as alergias podem aumentar ou diminuir com a idade. Portanto, os exames para alergias são como fotografias de um filme. Mesmo que você ou seu filho tenham sido testados antes, pode ser adequado realizar um novo teste, especialmente se o ambiente em que você vive mudou.
Imunoterapia
A imunoterapia, também chamada de injeções para alergia, tem mostrado reduzir os sintomas da asma. Esta estratégia deve ser considerada quando você souber que certos alérgenos estão causando a sua asma, quando você não puder evitar estes alérgenos e eles estiverem causando sintomas por todo o ano e a terapia medicamentosa não estiver funcionando corretamente. Entretanto, tenha em mente que pessoas com asma têm maiores chances de reagir mal a injeções para alergia que pessoas que tomam estas injeções apenas para alergias, e que especialistas em asma não estão em acordo sobre qual a função desta estratégia.
Asma ocupacional
Algumas pessoas estão expostas a irritantes em seus locais de trabalho, como substâncias químicas, poeira, gases, fumaça de cigarro e outras fumaças. Estes irritantes podem desencadear asma preexistente, mas em outros casos eles realmente podem causar asma, o que não ocorreria caso contrário. Portanto, é importante lidar com estes irritantes o mais rápido possível. Quanto mais você espera, há maiores chances de que seus sintomas permaneçam quando você não estiver mais exposto aos desencadeadores naquele local de trabalho. Um alergista ou um pneumologista pode ajudá-lo a avaliar o impacto que o seu ambiente de trabalho pode ter em sua respiração.
Referência
National Asthma Education and Prevention Program Expert Panel Report 3: Guidelines for the Diagnosis and Management of Asthma. Rockville, MD. National Heart, Lung, and Blood Institute, US Dept of Health and Human Services; 2007. NIH publications 08-4051.
![]() |
|