Etapa 3: Conheça os sinais |
|
Se você ainda não se consultou com um médico ou foi diagnosticado com asma, os quatro seguintes sintomas são ótimos indicadores de que você pode ter asma:
Mesmo que você tenha apenas um destes sintomas, como tosse crônica, pode ser devido à asma. No entanto, esses sinais podem ser causados por outras condições de saúde; a asma não é sempre a causa. Outros sintomas podem estar presentes, como sudorese e batimento cardíaco acelerado. O diagnóstico pode ser difícil porque os sintomas variam de pessoa para pessoa e mesmo sintomas de um mesmo indivíduo podem mudar com o tempo. Na verdade, muitos casos de asma são erroneamente diagnosticados como bronquite crônica, bronquiolite, pneumonia e outras doenças.
De forma similar, outras doenças, como a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) ou doenças cardíacas, são frequentemente diagnosticadas incorretamente como "asma". É importante que uma avaliação completa dos seus sinais seja realizada por um médico qualificado para garantir que você receba o diagnóstico e o tratamento corretos.
Os "sinais da asma" sozinhos não são suficientes para diagnosticar a asma. Um médico deve usar os exames de avaliação adequados para realizar o diagnóstico correto. Um dos exames chave é a medição espirométrica anterior e posterior ao uso de um broncodilatador. (Isto indica se a obstrução do fluxo de ar é reversível.)
Uma vez que você saiba ou suspeite que tenha asma, registre o aparecimento de sinais, já que isto pode ajudá-lo a descobrir o que está desencadeando os episódios. Registre os seus sinais em um quadro de registro para monitorar a sua asma de forma contínua, conforme descrito posteriormente.
Sinais de aviso prévio
Quando qualquer um dos quatro sinais principais listados acima torna-se progressivamente pior, você realmente pode estar tendo um episódio de asma (crise de asma). Entretanto, há outros possíveis sinais que podem servir como um aviso prévio de que um episódio de asma se aproxima. Eles incluem coceira no pescoço, bolsas escuras embaixo dos olhos e sensação de cansaço, irritação ou agitação. Outros sinais de aviso prévio são possíveis e variam entre indivíduos.
Sinais de perigo
Ligue para 192 ou dirija-se imediatamente ao hospital caso qualquer um destes sinais de perigo ocorram:
Estes são sinais de extrema urgência. No caso de crianças com asma, os pais, professores ou outros adultos responsáveis devem saber reconhecer estes sinais.
![]() |
|