| Etapa 8: Dispositivos de administração de medicamentos |
Há diversas formas de levar um medicamento para asma aos seus pulmões. Os métodos mais comuns são:

Cada um destes métodos têm alguns prós e contras, mas todos são eficientes. Os nebulizadores não são tão frequentemente utilizados em casa como eram no passado. O método a ser utilizado é parcialmente uma questão de preferência pessoal, mas também depende da sua idade, da habilidade para utilizar inaladores dosimetrados e dos medicamentos que foram prescritos. Muitas pessoas consideram ser mais fácil obter a dose completa do medicamento quando utilizam um espaçador junto ao inalador dosimetrado.
Um inalador dosimetrado com espaçador é o método mais comumente utilizado. Algumas pessoas, entretanto, utilizam múltiplos métodos, como utilizar um nebulizador enquanto relaxa em casa e um inalador dosimetrado quando estão fora de casa.
Os medicamentos para asma também podem ser administrador em comprimidos, cápsulas, líquidos ou injeções, mas estes métodos não são utilizados regularmente pela maioria dos pacientes. Eles requerem que o medicamento seja absorvido na corrente sanguínea antes de chegar aos pulmões e, portanto, exigem doses maiores. Estes métodos têm maiores chances de causar efeitos colaterais e demandam mais tempo para o medicamento funcionar. Normalmente, apenas pessoas com asma persistente de moderada a grave são consideradas para o uso regular de medicamentos orais (comprimidos e líquidos). Um tipo de medicamento, chamado de inibidor de leucotrieno, pode, em certas circunstâncias, ser utilizado como um medicamento de controle de rotina.
![]() |
|