Gerenciamento da asma em crianças com 5 anos de idade ou menos |
|
O gerenciamento da asma em crianças pequenas é delicado. O diagnóstico adequado em crianças é mais difícil, há menos pesquisa quanto à eficiência de diferentes regimes de tratamento e é mais difícil determinar se os sintomas estão se agravando. Crianças pequenas com asma induzida por exercícios podem ser difíceis de gerenciar por serem tão espontaneamente ativas. Ainda assim, grandes passos foram dados na melhoria do tratamento da asma em bebês e crianças.
Diagnóstico
Estima-se que mais de 80% das crianças com asma desenvolvem os seus primeiros sintomas antes dos 5 anos de idade. Isto ressalta a importância de um diagnóstico e tratamento precoces. Muitas crianças com menos de 5 anos de idade com asma NÃO foram diagnosticadas adequadamente. Algumas crianças devem receber tratamento para a asma, mesmo que ainda não tenham asma com a finalidade de prevenir o seu desenvolvimento (veja abaixo).
O diagnóstico pode ser difícil; outras doenças com sintomas semelhantes incluem bronquite, pneumonia, refluxo gastroesofágico, resfriado entre outras. Uma vez que o chiado e a tosse podem ser causados por estas outras doenças, é importante não concluir que a criança tem asma e iniciar uma terapia desnecessária a longo prazo para a asma. Um período experimental dos medicamentos podem ajudar a determinar se a asma é a causa do chiado, tosse ou falta de ar.
Tratamento das crises de asma
Qualquer criança, independente da idade, durante uma crise de asma requer medicamentos de alívio para abrir as vias respiratórias. O tratamento preferencial é um beta-agonista de curta duração. Crianças pequenas provavelmente não conseguirão utilizar um inalador sozinhas de forma adequada. Portanto, elas precisam utilizar um nebulizador (que possui uma máscara e mangueira conectada a uma máquina que aeroliza o medicamento) ou um inalador com espaçador-máscara afixado. Algumas empresas até fabricam máscaras de nebulizadores com personagens divertidos para tornar a experiência um pouco mais tolerável para as crianças pequenas. Consulte seu médico antes de tomar qualquer medicação.
O meu filho deve usar medicamentos de controle todos os dias?
Um painel especializado, organizado pelos Institutos Nacionais de Saúde, recomendava que os medicamentos de controle diários a longo prazo fossem considerados para crianças com 5 anos de idade ou menos que:
Além disso, crianças pequenas devem ser consideradas para o controle diário, diagnosticadas ou não com asma, para prevenir ou postergar o desenvolvimento da asma. As crianças com maiores chances de se beneficiarem são aquelas que tiveram mais de 3 episódios de chiado no ano passado (que duraram por mais de um dia e impediram o sono da criança) e se elas tiverem qualquer um destes riscos para o desenvolvimento da asma:
O uso de medicamentos a longo prazo
Estudos investigaram os impactos do uso de esteroides inaláveis a longo prazo no crescimento, na densidade mineral dos ossos e outros fatores em crianças. Enquanto aos efeitos indesejados foram relatados, as evidências até o momento indicam que estes efeitos tendem a ser incomuns e reversíveis.
Corticoides inaláveis e o crescimento em crianças é uma preocupação comum. Entretanto, diversos estudos relatam apenas um efeito leve (cerca de um centímetro) no crescimento das crianças, que pode ser apenas temporário. Outros pontos importantes para os pacientes compreenderem incluem:
Se uma criança aparenta ter um índice lento de crescimento, os benefícios de continuar com os medicamentos para a asma devem ser ponderados. É provável que a criança alcance uma altura normal eventualmente. Para crianças com asma persistente, os esteroides inaláveis são muito eficientes e os benefícios da prevenção de crises de asma normalmente superam o risco de um crescimento tardio. Além disso, lembre-se que as crianças que utilizam medicamentos de controle precisam de doses menores de medicamentos de alívio e, portanto, têm menos efeitos colaterais.
Monitoramento da asma em crianças pequenas
Crianças com 5 anos de idade ou menos com frequência não são capazes de utilizar um medidor de fluxo de pico corretamente. Portanto, depende muito dos pais ou cuidadores observar os sinais de que a asma da criança está piorando. Estes sinais incluem chiado, tosse, a pele do pescoço e peito mostrando os ossos e outros sinais de dificuldades respiratórias. Conforme as crianças crescem, tornam-se mais capazes de reconhecer quando suas condições estão piorando e, eventualmente, conseguirão utilizar um medidor de fluxo de pico com a ajuda dos pais.
É uma boa ideia ensinar uma criança com menos de 5 anos de idade a utilizar um medidor de fluxo de pico, apenas para introduzi-la no hábito de utilizar o medidor desde cedo, mas não se deve realmente contar com a medida para o monitoramento da condição da criança.
Referências
National Asthma Education and Prevention Program Expert Panel Report 3: Guidelines for the Diagnosis and Management of Asthma. Rockville, MD. National Heart, Lung, and Blood Institute, US Dept of Health and Human Services; 2007. NIH publications 08-4051.
![]() |