Asma: Histórias reais |
|
Will, 9 anos de idade
Nosso filho Will tem 9 anos de idade. Ele foi diagnosticado com asma com 5 anos de idade. Infecções no ouvido, resfriados, problemas nos seios da face e no trato respiratório superior eram comuns. Estes problemas eram tão comuns que o pediatra prescrevia antibióticos para ele mesmo sem uma consulta.
Quando o Will entrou para o jardim de infância, reclamou da aula de Educação Física. Presumi que fosse porque ele não estava acostumado a ir para a escola e correr por todo lado. Pensei que ele se acostumaria eventualmente. Cerca de 2 meses após o início do ano escolar, seus olhos estavam inchados e coçando. O médico disse que parecia que ele havia esfregado os olhos com algo a que ele era alérgico. Na mesma semana, ele acordou tossindo e a sua respiração estava fraca. Fomos ao médico, que imediatamente administrou albuterol em um nebulizador.
Desde aquela época, tem sido como achar uma agulha em um palheiro quando se trata de obter todas as informações de que precisamos. Parece que os médicos preferiam rotular o problema como qualquer coisa, menos asma.
Apesar de hoje o Will raramente perder aulas na escola por causa de seus problemas com a asma, ele costumava faltar muito. Acredito que se tivéssemos tido todas as informações de que precisávamos desde o começo, ele não teria faltado com tanta frequência (e nós teríamos menos noites sem dormir). Agora que temos mais informações e todos os equipamentos necessários para tratar uma crise de asma, sinto-me muito mais capaz de lidar com os problemas de asma do Will.
Hoje o Will teve a sua pior crise de asma. O clima estava frio e seco e ele estava brincando do lado de fora. Ele veio ofegante com os ombros para cima, em uma tentativa de abrir os pulmões. Eu dei a ele um tratamento com albuterol e cromolina no nebulizador. Também utilizei uma dose de um xarope de prednisolona. Não entrei em pânico como já fiz no passado, mas ele entrou com certeza.
O Will às vezes nos pergunta, "Porque eu nasci com asma? E eu terei isto para sempre?" Esta é a parte mais difícil em ter um filho com asma induzida por exercícios e alergias. Todas as coisas a que ele é alérgico estão presentes na escola (confirmado pelo exame de pele). Agora utilizamos o medidor de fluxo de pico todos os dias para verificar a capacidade pulmonar do Will. Quando a sua asma está pior, ele fica irritável e não vai bem na escola.
Quando é preciso, Will utiliza montelucaste de sódio, assim como albuterol e cromolina no nebulizador. Até onde sabemos, temos todas as informações de que precisamos para manter a asma do nosso filho sob controle.
Gostaria que mais informações sobre a asma estivessem disponíveis para que as crianças pudessem compreender as suas condições.
![]() |