Embora utilizado com menos frequência que outras medicações redutoras de colesterol, há momentos em que outros tratamentos com medicamentos, como fibratos, podem ser adequados.
Fibratos
Os medicamentos redutores de colesterol, chamados fibratos, são primariamente efetivos na redução de triglicerídeos e, em uma extensão menor, no aumento dos níveis do colesterol HDL (colesterol bom).
As medicações desta classe incluem o fenofibrato e a genfibrozila.
Os fibratos geralmente não são considerados medicamentos de primeira ou segunda escolha para a redução do colesterol, pois não são muito eficientes na redução do colesterol LDL. Eles são utilizados quando se precisa de ajuda para abaixar o nível de triglicerídeos, geralmente em combinação com outras medicações redutoras de colesterol que reduzem o colesterol LDL.
Os fibratos demonstraram reduzir o nível de triglicerídeos de 20% a 50% e aumentar o colesterol HDL de 10% a 15%.
Os efeitos colaterais mais comuns incluem sintomas gastrintestinais (incluindo dor no estômago, diarreia, náusea, vômito e constipação) e aumento no risco do desenvolvimento de pedras na vesícula biliar.
Os fibratos podem aumentar o efeito das medicações que afinam o sangue (como a varfarina). Seu médico deve monitorar isto de perto, e também a sua função hepática, que pode ser afetada pelos fibratos.
Quando os fibratos são tomados juntamente com as estatinas (outra medicação redutora de colesterol), existe o aumento no risco de ruptura do tecido muscular e falência renal. A segurança e efetividade dos fibratos em crianças não são conhecidas. Converse com seu médico antes de tomar qualquer medicação.
Data da revisão:
12/31/2012
Revisão feita por:
Glenn Gandelman, MD, MPH, FACC Assistant Clinical Professor of Medicine at New York Medical College; Private Practice specializing in Cardiovascular Disease in Greenwich, CT. Review provided by VeriMed Healthcare Network.
As informações aqui fornecidas não devem ser utilizadas durante nenhuma emergência médica ou para o diagnóstico ou tratamento de qualquer doença médica. Um profissional médico habilitado deve ser consultado para o diagnóstico e tratamento de todas e quaisquer doenças médicas. Os links para outros sites são fornecidos apenas para fins informativos -- eles não constituem endosso desses sites. Nenhuma garantia de qualquer tipo, seja expressa ou implícita, é feita quanto à precisão, confiabilidade, pontualidade ou exatidão de quaisquer traduções feitas por um serviço de terceiros das informações aqui fornecidas para qualquer outro idioma.
© 1997-
A.D.A.M., uma unidade de negócios da Ebix, Inc. Qualquer duplicação ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.
Todo o conteúdo deste site, incluindo texto, imagens, gráficos, áudio, vídeo, dados, metadados e compilações, é protegido por direitos autorais e outras leis de propriedade intelectual. É permitida a visualização o conteúdo para uso pessoal e não comercial. Qualquer outro uso requer consentimento prévio por escrito da Ebix. É proibido copiar, reproduzir, distribuir, transmitir, exibir, publicar, fazer engenharia reversa, adaptar, modificar, armazenar além do cache normal do navegador, indexar, minerar, extrair ou criar obras derivadas deste conteúdo. É proibido usar ferramentas automatizadas para acessar ou extrair conteúdo, incluindo a criação de embeddings, vetores, conjuntos de dados ou índices para sistemas de recuperação. O uso de qualquer conteúdo para treinamento, ajuste fino, calibração, teste, avaliação ou aprimoramento de sistemas de inteligência artificial (IA) de qualquer tipo é proibido sem consentimento expresso por escrito. Isso inclui modelos de linguagem de grande escala, modelos de aprendizado de máquina, redes neurais, sistemas geradores, sistemas aumentados por recuperação e qualquer software que ingira conteúdo para produzir resultados. Qualquer uso não autorizado do conteúdo, incluindo uso relacionado à IA, constitui violação dos nossos direitos e pode resultar em ação legal, indenizações e penalidades legais na extensão máxima permitida por lei. A Ebix reserva-se o direito de fazer valer seus direitos por meio de medidas legais, tecnológicas e contratuais.
© 1997-

Todos os direitos reservados