Tratamentos com medicamentos: Outras terapias com medicamentos |
|
Embora utilizado com menos frequência que outras medicações redutoras de colesterol, há momentos em que outros tratamentos com medicamentos, como fibratos, podem ser adequados.
Fibratos
Os medicamentos redutores de colesterol, chamados fibratos, são primariamente efetivos na redução de triglicerídeos e, em uma extensão menor, no aumento dos níveis do colesterol HDL (colesterol bom).
As medicações desta classe incluem o fenofibrato e a genfibrozila.
Os fibratos geralmente não são considerados medicamentos de primeira ou segunda escolha para a redução do colesterol, pois não são muito eficientes na redução do colesterol LDL. Eles são utilizados quando se precisa de ajuda para abaixar o nível de triglicerídeos, geralmente em combinação com outras medicações redutoras de colesterol que reduzem o colesterol LDL.
Os fibratos demonstraram reduzir o nível de triglicerídeos de 20% a 50% e aumentar o colesterol HDL de 10% a 15%.
Os efeitos colaterais mais comuns incluem sintomas gastrintestinais (incluindo dor no estômago, diarreia, náusea, vômito e constipação) e aumento no risco do desenvolvimento de pedras na vesícula biliar.
Os fibratos podem aumentar o efeito das medicações que afinam o sangue (como a varfarina). Seu médico deve monitorar isto de perto, e também a sua função hepática, que pode ser afetada pelos fibratos.
Quando os fibratos são tomados juntamente com as estatinas (outra medicação redutora de colesterol), existe o aumento no risco de ruptura do tecido muscular e falência renal. A segurança e efetividade dos fibratos em crianças não são conhecidas. Converse com seu médico antes de tomar qualquer medicação.
![]() |