Embora utilizado com menos frequência que outras medicações redutoras de colesterol, há momentos em que outros tratamentos com medicamentos, como fibratos, podem ser adequados.
Fibratos
Os medicamentos redutores de colesterol, chamados fibratos, são primariamente efetivos na redução de triglicerídeos e, em uma extensão menor, no aumento dos níveis do colesterol HDL (colesterol bom).
As medicações desta classe incluem o fenofibrato e a genfibrozila.
Os fibratos geralmente não são considerados medicamentos de primeira ou segunda escolha para a redução do colesterol, pois não são muito eficientes na redução do colesterol LDL. Eles são utilizados quando se precisa de ajuda para abaixar o nível de triglicerídeos, geralmente em combinação com outras medicações redutoras de colesterol que reduzem o colesterol LDL.
Os fibratos demonstraram reduzir o nível de triglicerídeos de 20% a 50% e aumentar o colesterol HDL de 10% a 15%.
Os efeitos colaterais mais comuns incluem sintomas gastrintestinais (incluindo dor no estômago, diarreia, náusea, vômito e constipação) e aumento no risco do desenvolvimento de pedras na vesícula biliar.
Os fibratos podem aumentar o efeito das medicações que afinam o sangue (como a varfarina). Seu médico deve monitorar isto de perto, e também a sua função hepática, que pode ser afetada pelos fibratos.
Quando os fibratos são tomados juntamente com as estatinas (outra medicação redutora de colesterol), existe o aumento no risco de ruptura do tecido muscular e falência renal. A segurança e efetividade dos fibratos em crianças não são conhecidas. Converse com seu médico antes de tomar qualquer medicação.
Data da revisão:
12/31/2012
Revisão feita por:
Glenn Gandelman, MD, MPH, FACC Assistant Clinical Professor of Medicine at New York Medical College; Private Practice specializing in Cardiovascular Disease in Greenwich, CT. Review provided by VeriMed Healthcare Network.

Health Content Provider
06/01/2028
A.D.A.M., Inc. é reconhecida pela URAC, também chamada de American AccreditationHealthCare Commission (Comissão de Reconhecimento de Cuidados de Saúde). O programade reconhecimento da URAC é uma auditoria independente com o objetivo de verificarse a A.D.A.M. segue padrões rigorosos de qualidade e responsabilidade. A A.D.A.M.está entre as primeiras empresas a conquistar essa importante distinção para informaçõese serviços de saúde on-line. Saiba mais sobre a políticaeditorial, o processo editorial e a política de privacidade da A.D.A.M. A empresa é também um membro fundadorda Hi-Ethics e segue os princípios da Health on the Net Foundation (Fundação daSaúde na Internet) – www.hon.ch.
As informações aqui fornecidas não deverão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico e tratamento de todas as doenças. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. Nenhuma garantia de qualquer natureza, seja expressa ou implícita, é feita quanto à precisão, confiabilidade, conveniência ou correção de quaisquer traduções das informações fornecidas aqui para quaisquer outros idiomas, feitas por um serviço de terceiros. © 1997-
2025 A.D.A.M., unidade de negócios da Ebix, Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é terminantemente proibida.
© 1997-
2025

Todos os direitos reservados