Colesterol alto e perda de memória

A perda de memória é uma queixa comum entre as pessoas conforme envelhecem. Aproximadamente um entre cada 10 norte-americanos tem dano mental com sintomas variando entre perda de memória leve até demência grave. Muitas pessoas querem saber: existe uma forma de manter a mente aguçada e saudável?

Cientistas acreditam agora que baixar o colesterol pode ser parte da resposta, pelo menos para as mulheres. Enquanto o colesterol tem sido há muito tempo associado a doenças cardíacas, pesquisadores da Califórnia descobriram que mulheres que passaram pela menopausa e que têm níveis altos de colesterol podem estar mais propícias a sofrerem de demência e de lentidão mental do que aquelas com níveis normais de colesterol.

Os pesquisadores mediram os níveis de colesterol total, de colesterol HDL ("bom"), de colesterol LDL ("ruim") e de triglicerídeos (substâncias gordurosas no sangue) em 1.037 mulheres mais velhas, e novamente depois de 4 anos. No fim do estudo, as mulheres preencheram um questionário que mediu sua capacidade de concentração, memória e lucidez.

Resultados surpreendentes


Os pesquisadores descobriram que as mulheres com níveis mais elevados de colesterol LDL obtiveram pontuação mais baixa no teste de memória do que as que estavam com os níveis de colesterol normais. Na verdade, as mulheres com os níveis de colesterol total e de colesterol LDL mais altos estavam duas vezes mais propícias a terem perda de memória do que as que estavam com os níveis de colesterol mais baixos.

Além disso, as mulheres cujos níveis de colesterol LDL e total diminuíram ou permaneceram iguais durante os 4 anos de estudo tinham a metade da probabilidade de sofrerem de problemas mentais do que aquelas cujos níveis aumentaram durante o mesmo período.

Os pesquisadores não encontraram associação entre os níveis de HDL ou de triglicerídeos e a função cerebral nas participantes do estudo.

Pensamento sem gordura?


"Tais descobertas sugerem que diminuir o nível do colesterol total e do LDL pode ser uma estratégia em potencial para evitar o desenvolvimento de perda cognitiva ou de demência", concluíram os pesquisadores.

Enquanto mais estudos precisam ser concluídos para determinar como o colesterol afeta o cérebro, os benefícios de uma dieta com pouca gordura e com baixo colesterol para a saúde do coração têm sido demonstrados repetidas vezes.

 


Data da revisão: 12/31/2012
Revisão feita por: Glenn Gandelman, MD, MPH, FACC Assistant Clinical Professor of Medicine at New York Medical College; Private Practice specializing in Cardiovascular Disease in Greenwich, CT. Review provided by VeriMed Healthcare Network.
As informações aqui fornecidas não deverão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico e tratamento de todas as doenças. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. Nenhuma garantia de qualquer natureza, seja expressa ou implícita, é feita quanto à precisão, confiabilidade, conveniência ou correção de quaisquer traduções das informações fornecidas aqui para quaisquer outros idiomas, feitas por um serviço de terceiros. © 1997- A.D.A.M., unidade de negócios da Ebix, Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é terminantemente proibida.
© 1997- adam.comTodos os direitos reservados