Etapa 1: Os perigos do colesterol alto |
|
O colesterol é uma substância cerosa e parecida com gordura que percorre o corpo todo na corrente sanguínea. Tem muitas funções importantes e é utilizado por todas as células em seu corpo. É parte da camada exterior das membranas celulares e ajuda na produção da vitamina D e hormônios, como a testosterona e o estrogênio.
O colesterol vem de duas fontes. Nosso fígado o produz, e obtemos um pouco de colesterol por meio da nossa dieta, através de alimentos como carne e laticínios.
Colesterol alto
Nosso fígado produz a maior parte de colesterol de que precisamos. Este guia é primariamente sobre um problema que milhões de pessoas têm, que é colesterol em excesso em seu corpo. Os níveis saudáveis e não saudáveis estão definidos na etapa 5, Teste de colesterol.
Estas são as etapas que temos que seguir para manter o colesterol sob controle. Começando a partir dos 20 anos, todos os adultos devem fazer um teste sanguíneo regularmente para ver se os níveis de colesterol estão adequados.
Quando há muito colesterol no sangue, o excesso pode aderir nas paredes internas das artérias pelo corpo, formando tecidos cicatrizados e placas (depósitos de gordura nas artérias). A aderência de placas é chamada de aterosclerose.
Os depósitos de placa endurecem e afunilam a parede da artéria, reduzindo ou parando o fluxo de sangue. Além disso, a artéria dura e inflexível pode se romper. O corpo forma um coágulo de sangue para consertar a ruptura, mas o coágulo também pode bloquear o fluxo.
Quando o fluxo de sangue é bloqueado por causa do afunilamento das artérias ou do coágulo, pode ocorrer dano grave ao tecido. O resultado pode ser um ataque cardíaco, derrame ou outro problema cardiovascular.
Para continuar para a próxima etapa do guia de colesterol, clique em "Avançar" a seguir.
![]() |
|